• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Atlético chega à decisão do Campeonato Paranaense com uma campanha de recuperação. Teve altos e baixos na primeira fase, ficou devendo melhor futebol, mas acabou consolidando sua trajetória até a final batendo Londrina e Paraná nas fases de mata-mata. Na visão de boa parte da opinião pública, porém, o Rubro-Negro chega menos badalado nos duelos derradeiros com o Coritiba – que aproveitou bem o fato de pegar equipes de menor expressão (Toledo e PSTC) nas quartas de final e semifinal para ganhar moral.

Por causa disso, e por já ter perdido em casa para o arquirrival na Arena da Baixada neste ano, o Furacão é visto com certa desconfiança na decisão. O favoritismo, por ora, é alviverde. O Atlético espera mudar esse cenário no domingo, novamente na Baixada, dando o troco no rival do Alto da Glória. Além de toda a preparação técnica e tática, o fator emocional compõe o trio que será chave nessa reviravolta.

Pensando nisso, elencamos quatro filmes relacionados a esporte que podem ser usados pelo técnico Paulo Autuori para mexer com seus atletas antes da primeira batalha pelo título do Paranaense.

Confira as dicas:

Invictus

Divulgação

É relativamente novo, datado de 2009, mas já se tornou um clássico. A história mostra um presidente Nelson Mandela (Morgan Freeman) obcecado por ver a África do Sul vencer a Copa do Mundo de Rúgbi, disputada em casa. Ele se aproxima do capitão do time, François Pienaar (Matt Damon), para mostrar a importância do título até então inédito. A intenção do líder da nação era usar a paixão pelo esporte para unir brancos e negros, deixando para trás o regime do Apartheid. A seleção era formada basicamente por brancos, o que despertava repulsa da maioria negra do país.

O que explorar

O filme destaca a união por um objetivo. Fora de campo, pelo total apoio do presidente ao time. Dentro de campo, os Springboks (apelido do time sul-africano) dão tudo de si pela equipe e pelos companheiros, o que levou à vitória sobre os superfavoritos All Blacks, da Nova Zelândia. Essa coesão por um ideal, essa união do elenco é fator essencial para que o Atlético volte a ser campeão, encerrando um jejum de sete anos. Esse é o ponto que o técnico Paulo Autuori pode ressaltar com seus comandados.

Somos Marshall (We are Marshall)

Divulgação

O filme de 2006 conta o drama do time universitário de futebol americano da Universidade Marshall, de West Virgínia, nos Estados Unidos, em 1970. Um acidente aéreo matou 37 jogadores, cinco técnicos e 25 torcedores da equipe. Comovente, o longa-metragem mostra a dura reconstrução do time e da comunidade depois da tragédia. O jovem técnico Jack Lengyel (Matthew McConaughey) é contratado para tocar o projeto depois que a direção é convencida pelos estudantes e pela cidade a não suspender o programa do esporte na instituição. Usando um time com atletas jovens, inexperientes, e até advindos de outras modalidades, ele consegue levar a equipe a campo. Uma vitória apertada, por 15 a 13, no último lance do embate contra a Universidade Xavier, na primeira partida em casa da temporada seguinte, simboliza o fim do luto e o sucesso da retomada da vida da universidade, do time e da comunidade.

O que explorar

O filme mostra como é possível superar as dificuldades, por pior que seja o cenário. Para a Universidade Marshall, superar a tragédia para voltar a competir e, principalmente, a vencer valeu como um título. Para o Atlético, o cenário não é lá tão sombrio, convenhamos, mas essa gana de superar os obstáculos faria um bem danado para um elenco que ainda precisa convencer na temporada.

O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern)

Divulgação

Para um jogo em palco de Copa do Mundo, nada como outro duelo de Copa do Mundo para se ter como exemplo, certo? O Milagre de Berna é exatamente isso. O filme apresenta a incrível vitória da Alemanha Ocidental na final do Mundial de 1954, na cidade suíça de Berna, sobre a então favorita Hungria. Os germânicos, com um time reserva, já haviam enfrentado os magiares na primeira fase: derrota acachapante por 8 a 3. Sob desconfiança, a Alemanha foi se classificando até conseguir a revanche contra Puskás e cia. Em dez minutos, a Hungria já vencia a decisão por 2 a 0, mas contando com chuteiras com travas, perfeitas para o campo encharcado, e com o adversário tendo se desgastado por encarar uma dura prorrogação na semifinal com o Uruguai, a Alemanha Ocidental virou o placar e sagrou-se campeã, contrariando todas as expectativas.

O que explorar

Cada jogo tem sua história. Assim como a Alemanha perdeu o primeiro confronto para a Hungria e depois deu o troco quando era mais importante, o Atlético pode repetir a dose no Paranaense, se vingando dos 2 a 0 na primeira fase e abrindo boa vantagem para buscar o título no Alto da Glória. A vontade dos jogadores germânicos de “fazer história” sobre um rival muito mais badalado, assim como o respeito pela qualidade dos oponentes, também poderiam servir de incentivo aos atletas rubro-negros. Nenhum adversário é invencível.

Invencível (Unbroken)

Universal/Divulgação

Esporte não é exatamente o foco de Invencível, produzido por Angelina Jolie e que estreou em 2014. A película trata da biografia de Louis Zamperini (Jack O’Connell), filho de imigrantes italianos e atleta olímpico norte-americana que viveu poucas e boas como combatente durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de sofrer um acidente aéreo e sobreviver 47 dias à deriva no mar em uma balsa, ele e um companheiro de armas são presos por japoneses. Já exaustos, quase mortos de fome, são levados a uma ilha na qual passam dois anos sendo torturados como prisioneiros de guerra. Zamperini é especialmente maltratado por um oficial inimigo por sua fama como atleta olímpico. Ele resiste até ser libertado graças ao fim da guerra.

O que explorar

Mais do que tudo, o filme é sobre resiliência, sobre a insistência em sobreviver, de sofrer sem desistir. Zamperini pode ser exaltado por Autuori como modelo de perseverança. Outro ponto muito interessante para se tomar como exemplo é a forma como o ítalo-americano encarou as diversas agressões que sofreu no cárcere. Sem se rebelar, sem perder a cabeça. Ao responder às provocações em silêncio, se superando física e emocionalmente para se manter vivo, causou ainda mais descontrole no inimigo. Esse equilíbrio psicológico e emocional é vital para um time que espera colher sucesso em um clássico, não?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]