• Carregando...
Sarah comemora a medalha de ouro | Frank Fife/ AFP
Sarah comemora a medalha de ouro| Foto: Frank Fife/ AFP

A piauiense de Teresina, Sarah Menezes, 22 anos, não pode ser considerada uma surpresa do judô mundial na Olimpíada de Londres. Ao ganhar a medalha de ouro, enriquece um currículo que já contava com o bicampeonato mundial júnior (2008 e 2009) e dois bronzes em mundiais adultos, em 2010 e 2011.

SLIDESHOW: Veja o caminho de Sarah Menezes até a medalha de ouro

"Na verdade quando eu iniciei não imaginava [ser campeã olímpica], porque entrei [no esporte] por brincadeira. Mas assim que fui para minha primeira Olimpíada, em Pequim, e, logo após outras competições, imaginava chegar ao pódio olímpico", disse a atleta após ganhar a medalha de ouro contra a romena Alina Dumitru.

Moradora do bairro Bela Vista, em Teresina, Sarah, que está quase se formando em Educação Física, sonhava em ser veterinária. Aos nove anos de idade, ela descobriu o judô e não parou, desde então. Fugia do pai para treinar escondido. A família não sabia que a filha poderia viver do esporte e via o judô como uma atividade masculina.

Depois ir assistir aos primeiros treinos de Sarah, os pais da judoca logo viram que não haveria outro caminho a não ser apoiar a judoca. "Eu gostava de desafio. Pedi para seguir no esporte. Eu ia me dedicar nos estudos", afirmou durante a coletiva após título.

Em Pequim, na sua primeira participação em Olimpíada, Sarah, com apenas 18 anos, acabou caindo na primeira luta, mas demonstrou evolução durante os anos seguintes nas competições que participou. No ano seguinte, a surpresa: a piauiense ganhou o Prêmio Brasil Olímpico de atleta do ano, superando Poliana Okimoto e Natalia Falavigna.

"Você não sabe a sensação que estou sentindo agora. Está tudo leve, estou flutuando ainda. Não caiu a ficha completamente, estou muito feliz. Acredito muito no meu potencial, mais ainda depois dessa competição", disse a atleta depois da luta deste sábado (28).

Apesar dos 22 anos, a da atleta demonstra experiência e maturidade. Segundo a atleta, a ajuda da psicóloga que a acompanha, Luciana, e a confiança adquirida dentro da competição foram fundamentais para conseguir o ouro. "Sempre confiei muito no meu talento e no talento do meu técnico", afirmou Sarah.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]