• Carregando...
Os cantores Carlinhos Brown e Thalma de Freitas participaram do mix de danças e ritmos que marcou os oito minutos da apresentação brasileira no Estádio Olímpico | Adrian Dennis/ AFP
Os cantores Carlinhos Brown e Thalma de Freitas participaram do mix de danças e ritmos que marcou os oito minutos da apresentação brasileira no Estádio Olímpico| Foto: Adrian Dennis/ AFP

Quando a música "Paradise", da banda Coldplay, ecoou no Estádio Olímpico ontem, durante a cerimônia de encerramento da Paralimpíada, o sentimento entre os britânicos era similar: missão cumprida. Como sugere a canção, os europeus deixaram os Jogos em um "paraíso" e entregaram ao Rio de Janeiro a difícil tarefa de manter ou superar o nível de organização e competitividade, elevado em 2012 a um patamar nunca visto.

Os anfitriões consolidaram os Jogos Paralímpicos como um megaevento. Ao todo, 2,5 milhões de ingressos foram vendidos – durante as disputas, por causa da procura elevada, uma carga extra de 200 mil entradas foi disponibilizada. O Channel 4, canal aberto que transmitiu a competição no Reino Unido, comemorou os melhores índices de audiência dos últimos dez anos. Ao todo, foram 4 bilhões de espectadores no mundo.

"Estes Jogos estabeleceram diversos recordes e nossas mentes estiveram abertas para ver o que esses atletas conseguem fazer. Nunca vai se pensar em esporte da mesma maneira, nunca vai se pensar em deficiência da mesma forma", discursou o presidente do Comitê Organizador de Londres (Locog), Sebastian Coe.

Na festa que marcou o fim dos Jogos, além dos integrantes do Coldplay, que conduziram quase toda a cerimônia, foram destaques também a cantora Rihanna e o rapper Jay-Z. A apresentação, intitulada "Festival de chamas", mostrou a evolução das estações do ano, em referência à jornada que Londres passou para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Coube à nadadora Ellie Simmonds e ao corredor Jonnie Peacock – medalhistas britânicos de ouro – apagarem a pira da competição.

A parte brasileira na festa, de oito minutos, trouxe batalhas de dança que contemplaram samba, frevo, funk e balé. Carlinhos Brown e a banda Paralamas do Sucesso comandaram a parte musical. No fim da cerimônia, fogos de artifício se espalharam pelo Estádio Olímpico e também por outros pontos da capital britânica.

Ao receber a bandeira paralímpica, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assumiu também a responsabilidade de não interromper a evolução dos Jogos Paralímpicos.

"Estes 12 dias de evento foram maravilhosos e merecem o aplauso de todos. Aqui na Grã-Bretanha, a Paralimpíada voltou ao seu local de origem e encontrou um belo caminho para o futuro", disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Philip Craven. "Foram sem dúvida os melhores Jogos da história", fechou o dirigente, dando ideia da dura missão que a organização brasileira tem pela frente.

*O jornalista viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]