• Carregando...
 | /
| Foto: /

Espécie de “pubs virtuais”, os grupos de Whatsapp, aplicativo para celular, embalam os debates e a rotina de torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná.

Performances de atletas e treinadores, informações de bastidores, ambiente político, estratégias de marketing. Nada passa batido no Whats da bola. A rotina se repete: sejam boatos de arquibancada ou o noticiário dos clubes, se algo acontece em Coxa, Furacão e Tricolor, repercute nos grupos.

>> COPA DO BRASIL: confira o chaveamento completo do torneio

>> PARANAENSE 2018: confira a tabela do Estadual

E muitas vezes de forma acalorada, não raro avançando por horas e terminando sem acordo entre os interlocutores e até com a saída de alguns membros – a exemplo do que tradicionalmente acontece no país com as conversas de boteco e, fora dele, nos pubs ingleses. Mas agora no reino virtual.

Democráticos e abertos ao público, eles reúnem do torcedor de arquibancada ao conselheiro, passando por profissionais de imprensa e chegando a dirigentes e até presidentes. Listamos quatro dos principais grupos, representantes do Trio de Ferro, e algumas de suas histórias.

Amigos do Atlético

Criado em janeiro de 2015, conta em média com 250 torcedores atleticanos. “A princípio, a gente criou o grupo para tentar um diálogo melhor entre torcida e a diretoria atual”, conta o criador do grupo, o advogado Carlos Reinhardt, 37 anos.

Naquele início, participaram personagens como o presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, do Administrativo, Luiz Sallim Emed, os ex-jogadores Alex Mineiro, Nem, Adriano Gabiru e Sicupira. Em seguida, houve um “racha” e permaneceram, em maioria, personagens da oposição atleticana, como o advogado Henrique Gaede, um dos atuais administradores.

“Como tudo no Atlético, há uma segmentação. Então acaba que são naturais as brigas e debates, porque a gente não adota nenhum tipo de linha”, defende. “A diretoria, no entanto, vê o grupo como de oposição”, reconhece.

Uma briga que começou no grupo, inclusive, acabou com a suspensão de um associado do Atlético, que teria ofendido um conselheiro durante um debate. “Várias vezes, o grupo tem informações que ainda não saíram na imprensa. São mais de 25 administradores atualmente”, diz Reinhardt.

Para participar, basta entrar em contato com um dos administradores ou qualquer membro do grupo.

República do Coritiba

Criado em 3 de novembro de 2016, o grupo é uma dissidência de um grupo maior. “Este outro gruo estava se tornando muito político e muito crítico à instituição do Coritiba. Algumas pessoas revoltadas com essa postura resolveram fazer uma debandada”, conta o criador Murilo Pietrochinski, 28 anos, empresário.

Presidente do Coxa, Samir Namur ainda participa do grupo, por exemplo. “Ele diminuiu um pouco a frequência, mas quando vê algo, comenta”, garante Pietrochinski. Inclusive, uma novidade no Couto Pereira em 2018 surgiu do grupo de whats. O bandeirão atrás do gol com o símbolo do clube partiu de uma arrecadação dos membros.

“A gente fez uma vaquinha dentro do grupo e isso acabou levado para outros grupos também”, prossegue o administrador. “É comentado tudo que envolve o Coritiba: política, marketing, escalações, tudo”, prossegue.

Para participar, entretanto, é necessário passar pela aprovação dos administradores. “A gente faz um filtro para manter um debate mais alinhado. Colocamos pessoas que tenham mais ou menos o mesmo perfil de pensamento. Todos têm uma visão crítica, mas em um debate saudável, racional e propositivo”, comenta Pietrochinski.

Verdadeira Alegria do Povo

Possivelmente o maior grupo de paranistas no aplicativo, com quase 200 participantes. “É um grupo que só fala de Paraná Clube o dia inteiro; também conta com um canal no Facebook onde passa tudo sobre os jogos da Vila“, explica Fabiano Barbosa, o administrador.

“O grupo é composto por 174 torcedores ativos. Neste grupo o único assunto é sobre o Paraná Clube; Temos regras que proíbem qualquer postagem fora do assunto. desde 2015 conseguimos administrar um grupo onde tem homens, mulheres e crianças falam a mesma língua”, explica. “Desde de 2015 somente um participante foi excluído por postar algo que estava fora das regras.”

O grupo é consequência da página do Facebook Verdadeira Alegria do Povo

Voz da Vila Capanema

Criado em setembro de 2014, tem a participação, em média, de 130 paranistas. “90% do pessoal que participa hoje é da mesma galera lá do início do grupo”, conta o criador Carlos Eduardo Zaclikevic, 38 anos, assistente técnico de linhas de transmissão de energia e radialista.

O grupo no Whats é uma consequência do blog Voz da Vila Capanema, no qual o próprio Zaclikevic escrevia. “Tudo o que envolve o Paraná é conversado ali: marketing, bastidores, o time, a Vila Capanema, o preço do ingresso”, conta.

O grupo tricolor não tem membros da diretoria. Mesmo assim, o seu administrador garante que não faltam informações quentes no dia a dia. “Tem informações que sabemos que nem vazam do grupo. Temos muitos torcedores representativos do meio paranista”, explica Zaclikevic.

Antes do jogo contra o Inter, na Baixada, na Série B do ano passado, os administradores adicionaram os integrantes da diretoria do Tricolor. “O presidente Leonardo Oliveira deu um alô para todo mundo. A gente tem esse contato no Paraná”, prossegue.

Para entrar no grupo, basta acessar no Facebook a página TV Voz da Vila e mandar uma mensagem com a solicitação.

VEJA TAMBÉM:

>> BRASILEIRÃO 2018: veja a tabela completa da Série A

>> SÉRIE B: confira a tabela completa da Segundona

>> LIBERTADORES: veja como ficaram os grupos e os duelos da fase preliminar

>> COPA SUL-AMERICANA: veja todos os confrontos do mata-mata continental

>> MERCADO DA BOLA: acompanhe o vai e vem de atletas nos principais clubes brasileiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]