Assinaturas Classificados
Assinaturas

Patrocínio:
Publicidade

Arquivo da família

Arquivo da família /
Lista de falecimentos - 12/10/2011

O médico que virou prefeito

Wilson José Silva Nunes

Publicado em 12/10/2011 |
  • Comentários

Wilson foi um dos precursores do município de Salto do Lontra, cidade próxima a Francisco Beltrão (sudoeste). Da pequena cidade, atualmente com pouco mais de 13 mil habitantes (Censo 2010), Wilson foi o primeiro médico e prefeito. Formado em 1959 pela Uni­versidade Federal do Paraná, o jovem de 29 anos deixou para trás a cidade de Curitiba e, com um diploma na mão e um sonho na cabeça, fixou-se com a família no sudoeste do estado. A esposa Regina, sua namorada de infância e enfermeira, estava ao seu lado. Junto com o casal, também chegavam pelas estradas lamacentas os primeiros caminhões de mudanças dos colonos, descendentes de imigrantes alemães e italianos, provenientes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul à procura de terras férteis e inexploradas. Sem asfalto, sem luz elétrica, nem água encanada, Wilson juntou seus recursos e criou o primeiro hospital da cidade, em um pequeno prédio de madeira. E, por muito tempo, o Hospital Nossa Senhora de Fátima foi o único socorro médico da região. Em 1964, disputou e foi eleito o primeiro prefeito de Salto do Lontra. Na sua administração – que foi até 1968 -, priorizou a educação. Em 1969, foi convidado pelo então Secretário Estadual de Saúde, o médico Arnaldo Busato, para assumir a diretoria técnica da Fundação Hospitalar do Paraná. Neste cargo, Wilson permaneceu até 1975 quando foi designado para a diretoria executiva da Fundação de Saúde Caetano Munhoz da Rocha. Em 1979, assumiu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento. No entanto, lembra a família o trabalho realizado em Curitiba não conseguiu suplantar a saudade que sentia da terra adotiva. E, 1982, retornou a Salto do Lontra e ao trabalho no hospital. Deixa a viúva Regina, seis filhos e 11 netos.

Dia 6, aos 80 anos, de câncer.

* * * * *

Curitiba

Amélia Marcondes Nogueira Ambiel, Sep. ontem em Indaiatuba, SP.

Adelar Rodrigues Assumpção, 87 anos, auxiliar de almoxarifado, filho de Tancredo Reideler Assumpção e Maria Rodrigues Assumpção. Sep. ontem.

Agenor Ferrari Filho, 58 anos, motorista, filho de Agenor Ferrari e Mercedes Ribas Ferrari. Sep. ontem.

Alceu Pinto de Lara Júnior, 35 anos, bancário, filho de Alceu Pinto de Lara e Lucia Romanoski de Lara. Sep. ontem.

Alex de Lima Inácio, 17 anos, estudante, filho de Roberto Levi Inácio e Edileuza de Lima. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela do mesmo.

Ana Letícia Vieira de Souza, 19 anos, balconista, filha de Maria Aparecida Vieira de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igreja São Cristóvão – CIC.

Ana Luiza de Matos Hybiak, 20 dias, filha de Cláudio Roberto Hybiak e Maria Aparecida de Matos. Sep. ontem.

Anayde Justino dos Santos, 83 anos, do lar, filha de João Justino dos Santos e Maria Cardoso da Silva. Sep. ontem.

Angélica Tomasone, 83 anos, do lar, filha de Waldomiro Ronasko e Waldomira Romasko. Sep. ontem.

Antônio Carlos Carneiro Guimarães, 51 anos, servente, filho de Antônio Ferreira Guimarães e Maria Joana Carneiro. Sep. às 10 h, no Cemitério São Miguel.

Arlinda Stamm, 92 anos, do lar, filha de Otto Koch e Ana Schoroeder Koch. Viúva de Rudi Stamm. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Joinville, SC.

Arthur da Silva Mathias, 90 anos, oficial, filho de João Antônio Mathias e Antônia da Silva Mathias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Benedito Amâncio de Souza, 87 anos, pedreiro, filho de João Amâncio de Souza e Maria Cândida de Jesus. Viúvo de Maria Aparecida de Souza. Sep. ontem.

Carlina Almeida Corrêa, 85 anos, do lar, filha de Francisco da Almeida Guilherme e Carlina Machado de Almeida. Viúva de Walter Gomes Corrêa. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo – Paranaguá.

Carlos Afonso Teixeira, 72 anos, securitário, filho de Afonso Pereira de Almeida e Maria Branca Martins Teixeira. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Cassiano Santos das Neves, 29 anos, estudante, filho de Ademir Santos das Neves e Izabel das Neves. Sep. ontem.

Cirineu Dolinski Lucas, 70 anos, técnico, filho de Antônio Gonçalves Lucas e Helena Dolinski Lucas. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Conrado Teixeira de Paula, 79 anos, motorista, filho de Zacarias de Paula Teixeira e Gardina Francelina de Paula. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Dercides de Almeida Ferreira, 76 anos, filho de Horácio Nunes Ferreira e Eugênia de Almeida Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Eva Oroski dos Santos, 47 anos, funcionária pública municipal, filha de Altino Oroski e Octacília Martins Oroski. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Campo Largo, saindo da capela do mesmo.

Faustina Machado Fernandes, 84 anos, do lar, filha de Francisca Machado. Sep. ontem.

Felícia Walczak, 54 anos, do lar, filha de Ignácio Walczak e Estanislava Myszka Walczak. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela São Domingos, em Itaperuçu.

Gabriel dos Santos Saviniec, 7 anos, estudante, filho de Vílson Saviniec e Francisca Maria dos Santos Saviniec. Sep. às 13 h, em cemitério a ser designado, em Cândido de Abreu.

Gérson Dawidowicz, 37 anos, pintor, filho de Wolodimir Dawidowicz e Carolina Viana Dawidowicz. Sep. ontem.

Gilberto Nhedebaski, 59 anos, motorista, filho de Antônio Nofredo Nhedebaski e Dice Nedebaski. Sep. ontem.

Jefferson Ramos, 18 anos, auxiliar de produção, filho de Dinorá Ramos. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Pastor – Pinhais.

João Alves Rosa, 49 anos, montador, filho de Geraldo Alberto Rosa e Maria Alves de Jesus. Sep. ontem.

José Gonçalves, 76 anos, filho de José Benedito Gonçalves e Geraldina Maria de Jesus. Sep. ontem.

José Maria Basso, 49 anos, soldador, filho de Pedro Basso e Maria de Jesus Oliveira Basso Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

José Valdir Faria dos Santos, 48 anos, servente, filho de Ernesto de Faria Santos e Delcília da Silva Santos. Sep. ontem.

Juventino Pereira da Paixão, 82 anos, operador de máquinas, filho de Antônio Pereira da Paixão e Jacinta Inácio Cordeiro. Sep. ontem.

Leandro Moreira, 12 anos, estudante, filho de Mauro Moreira e Catarina Maria Moreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Leonilda Silva Lisboa, 69 anos, do lar, filha de João Silva e Ana Ribeiro da Silva. Sep. às 15 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.

Luís Nobre, 45 anos, pedreiro, filho de Manoel Nobre e Donatília Maria dos Santos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela Lamenha – Alm. Tamandaré .

Márcio Ribeiro dos Santos, 32 anos, coletor, filho de Antônio Brasílio dos Santos e Maria Ribeiro da Silva Santos. Sep. às 16 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo).

Maria Clementina de Jesus, 57 anos, do lar, filha de Francisco Salone de Souza e Geralda Clementina de Souza. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Maria José dos Santos, 75 anos, do lar, filha de Benedito Evaristo Vieira e Francisca Maria Vieira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica Nossa Senhora do Carmo.

Maria Zancanaro, 79 anos, do lar, filha de Jacob Valentim Zen e Angelina Bortolli. Viúva de Octacílio Fermino Zancanaro. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Marly de Jesus Fontoura Lazaroto, 74 anos, do lar, filha de João Beira Fontoura e Odete de Freitas Fontoura. Sep. ontem.

Marly Ophélia Cabelho, 69 anos, do lar, filha de Manoel Cabelho e Amália Pagnozzi Cabelho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.

Mauro Everaldo Halaiko Hoffmann, 38 anos, lavrador, filho de José Hoffmann e Anna Halaiko Hoffmann. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal da Lapa.

Nilseo Chiarello, 84 anos, motorista, filho de Benjamim Chiarello e Florinda Olivethe Chiarello. Sep. ontem.

Otávio Ferreira da Cruz, 69 anos, zelador, filho de Manoel Ferreira de Lacerda e Conceição Jesus Cruz. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Paraides Affonso Cordeiro, 55 anos, lavrador, filho de Francisco Reizel e Laura Maciel Reizel. Sep. ontem.

Paulino Gipiela, 91 anos, agricultor, filho de José Gipiela e Sofia Gipiela. Sep. ontem.

Renilson Lucaski, 31 anos, auxiliar de produção, filho de Sílvio Lucaski e Lenir Teresinha dos Santos Lucaski. Sep. ontem.

Sabrina Ferreira Gomes, 29 anos, estudante, filha de Lanyra Mara Ferreira Gomes. Sep. ontem.

Sirlei da Graça Stanck, 54 anos, do lar, filha de Antenor de Melo Stanck e Sebastiana Vieira de Arruda. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Valmir de Moura Gonçalves, 21 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Pedro Dias Gonçalves Júnior e Santina Pereira de Moura. Sep. às 15 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).

Zoraide Pessaia Machado, 87 anos, do lar, filha de João Pessaia e Elisa Pessaia. Viúva de Antenor Cândido Machado. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade