Assinaturas Classificados
Assinaturas

Patrocínio:
Publicidade
Lista de falecimentos - 10/08/2012

Toshio foi bom com a vida

Toshio Fukuda

Publicado em 10/08/2012 |
  • Comentários

Quando chegou ao Brasil, em 1933, Toshio tinha 15 anos. Ao trocar o Japão pelo Brasil, se instalou com toda a família no interior de São Paulo, onde se dedicaram à agricultura. Mais tarde, Toshio se mudou para Colorado, no noroeste do Paraná, onde, anos depois, compraria uma máquina de beneficiamento de arroz. Ali, foi um dos fundadores e presidente da sociedade da colônia japonesa, desenvolvendo diversas atividades culturais, esportivas e sociais. Toshio tinha uma veia artística forte. Gostava muito de cantar e dançar e, por isso, teve a ideia de reunir os jovens de origem nipônica da cidade e ensiná-los, organizando pequenos bailes nos fins de semana. Também ensinava o idioma japonês. Fez trabalhos usando vários materiais: grafite, lápis de cor, pincéis, tintas e giz de cera. Arriscava-se também como escritor, criando peças de teatro, cujos cenários ele próprio pintava e montava. Membro da Igreja Tenrikyo do Japão, Toshio era considerado um líder espiritual, por ajudar as pessoas enfermas. Casou-se duas vezes e, no segundo casamento, chegou a 63 anos de união. No último ano, mudou-se com a esposa Fuji Nitatori Fukuda para Londrina, para ficar mais perto dos filhos. Deixa esposa, seis filhos e dez netos.

Dia 5 de agosto, aos 94 anos, em decorrência de uma pneumonia.

* * * * *

LONDRINA

Domingos Luzia, 60 anos. Sep. ontem em Rejente Feijó, SP.

Joana Elói de Pádua, 61 anos. Sep. ontem em Cambé.

João Perez Martinez, 87 anos. Sep. ontem em Bela Vista.

José Quintiliano Alves, 73 anos. . Sep. ontem em Londrina.

Luiz Martins de Araújo, 80 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela da Igreja Evangélica. Rua De Pinedo, 219 – Jardim Aeroporto – Londrina.

Manoel Messias de Souza Lobo, 73 anos. Sep. ontem em Ibaiti.

Maria Pereira Ribeiro, 78 anos. Sep. ontem em Carlópolis.

Nivaldo Franco Curti, 51 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Reinaldo de Souza, 60 anos. Sep. ontem em Miraselva.

Sônia Regina Silva Moreira, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Antônio Oliveira de Souza, 74 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Diogo de Souza Biff, 29 anos. Sep. ontem em São Miguel mdo Iguaçu.

Laurindo Zeglen, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – Novo foz do Iguaçu.

Lauro Loose, 69 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Medianeira.

Luandry Felipe Ferreira dos Santos, 17 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Nelson Domingues, 52 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em São José do Itavó, PR.

Sílvio Cristaldo Peralta, 70 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Adilson Lima de Oliveira, 30 anos, autônomo, filho de Augusto Lima de Oliveira e Anésia Antônio de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores Parolin.

Anderson Brayn Pires, 15 anos, estudante, filho de Carlos Moacir Pires e Lizete Pires. Sep. ontem.

Ângelo Teixeira de Oliveira, 83 anos, autônomo, filho de José Teixeira e Maria dos Anjos. Sep. às 15 h, no Cemitério Padfre Pedro Fuss n(São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I – Portão.

Antônio Rodrigues Queirós, 48 anos, vendedor, filho de Valdemar Rodrigues Queirós e Francisca Rosa Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo).

Carola Schartner Friesen, 45 anos, professora, filha de Walter Schartner e Gerda Kliewer Schartner. Sep. às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas do Xaxim.

Cleuza Rieping, 73 anos, empresária, filha de Luiz Moro Conche e Rosa Moro Conche. Sep. ontem.

Daniele de Oliveira Vinicius, 17 anos, filha de Roberto Vinicius e Ângela Maria de Oliveira. Sep. ontem.

Dorvalina Pontes de Paula, 64 anos, do lar, filha de Ventura Rodrigues Pontes e Maria Eugenia da Conceição Pontes. Sep. ontem.

Dorvalino Picolotto, 80 anos, motorista, filho de Ernesto Picolotto e Onorabile Andreolla Picolotto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

Edilson Mendes de Moraes, 45 anos, Motorista, filha de Lazaro Mendes de Moraes e Aurora da Silva Moraes. Sep. ontem.

Eduvigis Maria Solecka de Krzyzanowski, 96 anos, do lar, filha de Konstanty Solecki e Leokadia Kaszubowska. Sep. ontem.

Edvaldo Leal de Andrade, 33 anos, pedreiro, filho de João Maria Leal de Andrade e Luzilene Caldas de Andrade. Sep. ontem.

Eros Júnior Fabiano, 51 anos, desenhista, filho de Paulo Fabiano e Olga Germanos Fabiano. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti – São José dos Pinhais.

Evanilda Gonçalves Clementino, 58 anos, do lar, filha de Lourenço Gonçalves Pereira e Joana Maria de Souza. Sep. ontem.

Felipe Mickaldo Arins, 22 anos, estudante, filho de Narciso Tadeo Budal Arins e Tereza Nickaldo Arins. Sep. ontem.

Francisco Folmer, 72 anos, servente, filho de Felipe Folmer e Carolina Folmer. Sep. ontem.

Isabelly Aparecida de Oliveira, 2 meses, filha de David Graca de Oliveira e Sandra Cristina Araujo. Sep. ontem.

Ivan Waldhauer Cardozo, 32 anos, pedreiro, filho de Francisco Cardoso e Anete Waldhauer. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Janaína Justino de Andrade, 28 anos, enfermeira, filha de Gilderene Gomes de Andrade e Jocelia Justino de Andrade. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Campo Mourão.

Jefferson Tadeu dos Santos Andrade, 50 anos, agente penitenciário, filho de Dalceu dos Santos Andrade e Eloiza Tereza Belo dos Santos Andrade. Sep. ontem.

Jhonatan Maicon dos Santos Ferreira, 20 anos, pedreiro, filho de Douglas Cardozo Ferreira e Júlia Maria dos Santos Ferreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Bom Jesus – Balsa Nova.

João Aparecido dos Santos, 56 anos, jardineiro, filho de João Ventura dos Santos e Maria Tereza dos Santos. Sep. ontem.

José Martins de Paula, 42 anos, pedreiro, filho de Francisco Martins de Paula e Eugenia de Miranda de Paula. Sep. ontem.

Júlia Wenceslau Maganhotte, 1 dia, filha de Antônio Maganhotte Júnior e Luciana Murari Wenceslau Maganhotte. Sep. ontem.

Jurema Alves da Silva, 59 anos, perita, filha de Jorge Alves da Silva e Antônia Pereira da Silva. Sep. ontem.

Lindamir dos Santos, 73 anos, doméstica, filha de Catarina dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela do Asilo São Vicente de Paula. Rua São Vicente de Paula, 100 – Juvevê.

Luiz Carlos do Nascimento, 58 anos, filho de Luís Rosa Nascimento Filho e Alcira Vieira do Nascimento. Sep. ontem.

Marcelo Sowinski, 69 anos, advogado, filho de Marzello Sowisnki e Áurea S Sowinski. Sep. ontem.

Maria Aparecida de Souza, 75 anos, do lar, filha de Jerônimo Tertuliano de Assunção e Francisca Aparecida de Assunção. Sep. no dia 11 de agosto, às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

Maria de Lourdes Mendes Curto, 72 anos, artista, filha de Severino Francisco da Silva e Benedita Maria da Silva. Sep. ontem.

Marlene de Souza, 63 anos, cozinheira, filha de José Santana de Souza e Rozalina Gertrudes de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela 4 do cemitério municipal do Água Verde.

Odete Maria da Silva Proença, 66 anos, do lar, filha de José Oliveira da Silva e Maria Lopes. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela da Igreja Evangélica Visão Missionária – Jardim Alvorada – Araucária.

Oliva Fiorese Bontorin, 88 anos, agricultora, filha de Francisco Fiorese e Domingas Mocelin Fiorese. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora do Amparo – Rio Branco do Sul.

Olívio Norberto Araujo, 39 anos, pedreiro, filho de Antônio Norberto de Araujo e Olivina dos Santos Araujo. Sep. ontem.

Paulo Roberto Luvizotto, 57 anos, representante comercial, filho de Pedro Luvizotto e Maria Antonieta Luvizotto. Sep. ontem.

Pedrina Bontorin, 90 anos, do lar, filha de Antônio Bontorin Filho e Maria Mocellin Bontorin. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Rafael Darci Ferreira dos Santos, 59 anos, motorista, filho de Darci Ferreira dos Santos e Elza Maria Ferreira dos Santos. Viúvo de Elza Maria Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Rosa Catarina Barreto Mainardi, 59 anos, professora, filha de Eutichiano Barreto Netto e Irene Santos Barreto. Sep. às 14 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Sady da Silva Ribas, 68 anos, lavrador, filho de Aristides da Silva Ribas e Maria José Alves Ribas. Sep. ontem.

Sebastião de Barros, 71 anos, policial militar, filho de José de Barros e Ernestina de Barros. Sep. ontem.

Sérgio da Silva, 63 anos, pedreiro, filho de Pedro Antônio da Silva e Anita Bernardi. Sep. ontem.

Sérgio Luiz Cecon, 26 anos, borracheiro, filho de Reginaldo Cecon e Germina da Luz Farias. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela do mesmo.

Shuhei Nishihara, 84 anos, agricultor, filho de Fumiko Nishihira e Yoshitada Nishihira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Sônia Maria Fagundes Xavier, 43 anos, diarista, filha de Antônio Fagundes Xavier e Neri Fagundes Xavier. Sep. ontem.

Úrsula Feiler, 51 anos, do lar, filha de Gerhard Pauls e Ana Pauls. Sep. ontem.

Valdemar Siqueira de Ramos, 36 anos, caseiro, filho de Jorge Ribeiro de Ramos e Olvanir Ramos de Siqueira. Sep. ontem.

Wilson Zarppelon Kuster, 93 anos, engenheiro, filho de Heráclito da Rocha Kuster e Joana Mendes Zarppelon Kuster. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade