Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Lista de falecimentos - 25/09/2012

Médico e pai

Frederico Carlos Franco de Souza

Publicado em 25/09/2012 |
  • Comentários

A casa da Rua Munhoz da Rocha, em Curitiba, próximo ao Terminal do Cabral, era mais do que a residência da família do médico Frederico. Em qualquer horário, ele recebia a visita de pacientes e de pessoas que o procuravam em busca de consulta, alimento ou remédio. Certa vez, recebeu uma mulher com um bebê doente que, devido à gravidade, ele hospedou em casa. Ela ficou sob os cuidados de Francisco e de sua esposa, Carmem. Centrava sua vida profissional e pessoal em valores muito claros. Era humilde e dizia que o zelo com o próximo não passava de uma obrigação. Formado pela Universidade Federal do Paraná, atuou como clínico geral, radiologista e tisiologista no Hospital São Carlos. Não admitia que as pessoas se lamentassem ao seu lado ou que ficassem tristes. Sempre dizia: “Sorria que a vida sorri para você”. Quando não estava clinicando, procurava ficar com os filhos. Saia com eles para empinar pipas quando eram crianças; ou descer barranco e ficar bem sujo. E assim também fez com os netos. Morador há mais de 20 anos no Conjunto Solar, no Bacacheri, acompanhava os netos até um riozinho próximo para largar barcos de capim. Entre uma brincadeira e outra, distraia-se com leitura do jornal. Muito religioso, costumava acompanhar novenas pela televisão e rezar o terço, diariamente. Nos últimos anos, a dificuldade na visão o obrigava a usar uma lupa para ler. Viúvo há muitos anos, preferiu manter-se assim. Dizia que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, ao comentar o casamento feliz que manteve com Carmem, a quem presenteava com rosas. Deixa quatro filhos, oito netos e três bisnetos.

Dia 5 de setembro, aos 93 anos, de infarto.

Arquivo da família

Arquivo da família / Ampliar imagem

* * * * *

LONDRINA

Alfredo dias Ribeiro, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Anselmo Silva, 66 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Elias Bueno de Alvarenga, 60 anos. Sep. ontem em Londrina.

Elizabete Barbosa, 44 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jacira Alves de Oliveira, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Jesuína Barbosa da Rocha, 84 anos. Sep. ontem em Jaguapitã.

Margarida Ventura de Lima, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Oliveira, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Inês Vieira dos Santos Lozano, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

Odete de Landrea de Souza, 54 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela da Igreja do Lindóia – Londrina.

Olivia do Prado Silva, 72 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Ricardo de Souza, 30 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Rosa Monteiro Pinto, 72 anos. Sep. ontem em Congoinhas.

Salvador Lopes Filho, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Alziro Ribeiro, 62 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Ana Litwin, 91 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Augusto José Barbosa, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mariluz, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus. Rua Jeremias Gonçalves Rocha – Centro – Mariluz.

Elpídio dos Santos, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

Florisa dos Santos Munerato, 69 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Bom Sucesso.

Gelson Eduardo da Silva, 35 anos. Sep. ontem em Maringá.

Hilário Dias de Souza, 73 anos. Sep. ontem em São Pedro do Paraná.

Ilda do Carmo Quirino, 86 anos. Sep. ontem em Umuarama.

Inez Anzolim, 54 anos. Sep. ontem em Cascavel.

João Antônio Teixeira, 92 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 2 da Prever. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

João Flores da Conceição, 49 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela Vale Azul – Sarandi.

José Gomes Filho, 71 anos. Sep. ontem em Maringá.

José Honório da Silva, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da capela da Igreja São Judas Tadeu. Praça das Palmeiras – Hermans Morais de Barros – Maringá.

Kaio Henrique de Souza da Silva. Sep. ontem em Maringá.

Kley William Cavalcante, 25 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Luzia Locatelli Marassi, 75 anos. Sep. ontem em Floraí.

Manoel Luiz dos Santos, 65 anos. Sep. ontem em Cianorte.

Olga Bordezam Pierobom, 83 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av, Amazonas – Centro – Mandaguari.

Roseli Carnieli, 54 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 6 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Danielle Ferreira da Silva, 25 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo. Saindo da Rua Rui Barbosa, 2.305 – Vila Maracanã – Foz do Iguaçu.

Erelton Bosquette de Almeida, 31 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nelson Seiji Nomura, 72 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

Plácida dos Santos, 75 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Adir José Casagrande, 50 anos, empresário, filho de José Casagrande e Amabile Zat Casagrande. Sep. às 9 h, no Cemitério de Tomas Coelho (Araucária), saindo da capela Nossa Senhora das Dores – Vila Angélica – Araucária.

Adriano Fernando Fontoura, 25 anos, filho de Dilson Neri Fontoura e Rumilda Salete Fontoura. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Igreja Batista no Caximba.

Afrânio Mayer Fernandes de Souza, 63 anos, advogado, filho de Osvaldo Areas Fernandes de Souza e Cornelia Mayer Fernandes de Souza. Sep. ontem em Irati.

Antônio André de Oliveira, 91 anos, carpinteiro, filho de João da Cruz de Deus e Francisca Claudina de Jesus. Sep. ontem.

Aparecida Machado de Souza Pinto, 82 anos, do lar, filha de Manoel Machado e Maria Olímpia. Viúva de Francisco de Souza Pinto. Sep. ontem.

Áureo Onuki, 49 anos, vendedor, filho de Mitsuo Onuki e Jandira Onuki. Sep. ontem.

Azemiro Pereira de Abreu, 81 anos, motorista, filho de André Fermino de Abre e Francelina Pereira Magalhães. Viúvo de Narcisa Taborda de Abreu. Sep. às 16 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Carlete Francisca Hertel, 85 anos, professora, filha de Carlos de Lacerda Pacheco e Thomyres Sigvalt de Lacerda Pacheco. Viúva de Ralph João George Hertel. Sep. ontem.

Célia Scucato Minioli, 62 anos, professora, filha de João Batista Scucato e Maria de Lourdes Santos Scycato. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Dilvanete Maria da Luz Strapasson de Moraes, 49 anos, do lar, filha de Nestor Strapasson e Gema Gasparin Strapasson. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Nossa Sra. do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Diva Iracema Mondin Pires, 84 anos, professora, filha de Adalberto Cezar Mondin e Angelina Prato Mondin. Viúva de Dário Strabo Pires. Sep. no dia 26 de setembro, em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Eliane Mara Saboia, 62 anos, do lar, filha de Hamilton Valente Saboia e Aglauir Andersen Saboia. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Fábio dos Santos Rodrigues, 35 anos, filho de Dirceu Lopes Rodrigues e Eva Maria dos Santos Rodrigues. Sep. ontem.

Felicita Boscardin Stella, 85 anos, do lar, filha de Francisco Boscardin e Carolina Tullio. Sep. ontem.

Geralda Barbosa Gonçalves, 90 anos, lavradora, filha de João Domingos Barbosa e Ana Evarista de Jesus. Sep. ontem.

Geraldina Fogaça Fernandes, 78 anos, costureira, filha de Eponina Tomásia Fogaça. Sep. ontem.

Helena Alves Taborda, 78 anos, do lar, filha de José Alves de Ramos e Maria Moreira Carrão. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Água Verde.

Jederson Modesto Rocha, 19 anos, montador, filho de Gerson Antônio Rocha e Maria Eglessir Modesto. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Associação de Bairro do Sítio Cercado.

João Lourenço Machado, 81 anos, pedreiro, filho de José Lourenço Machado e Olinda Rosa de Jesus. Sep. às 12 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

João Mateus Fernandes Volpatto, 1 dia, filho de Paulo Cezar Volpatto e Carla Fernandes Gomes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Joilton Aparecido dos Santos, 36 anos, assistente, filho de Anísio dos Santos e Elenice da Silva Santos. Sep. ontem.

Jorge Luiz de Freitas, 48 anos, marceneiro, filho de Dorival de Freitas e Ivete Batista de Freitas. Sep. às 17 h, no Cemitério Santa Cândida.

José Batista dos Santos, 81 anos, agricultor, filho de José Antônio dos Santos e Martinha Maria dos Santos. Sep. ontem.

José da Silva, 67 anos, filho de Maria Zulmira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro.

José Guilherme França de Oliveira, 20 anosm estudante, filho de José Martins de Oliveira e Rosane Aparecida França de Oliveira. Sep. ontem.

Júlio Cezar Gutierrez Figueira, 41 anos, motorista, filho de Joaquim Figueira e Dirce Gutierrez Figueira. Sep. no dia 26 de setembro, em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

Lázaro Pedro dos Santos, 80 anos, lavrador, filho de José Pedro Filho e Maria Teodora de Jesuz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Wenceslau Braz.

Lourdes de Oliveira, 65 anos, autônoma, filha de Alexandre Lemichka e Maria Lemichka. Sep. ontem.

Luiz Vianei da Silva, 48 anos, empresário, filho de Carbone Garcia da Silva e Ana da Silva. Sep. ás 16 h, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Márcio Venicius Novak, 53 anos, funcionário público estadual, filho de Pedro Novak e Doroty de Oliveira Novak. Sep. ontem.

Maria Aparecida Wosniaki dos Santos Moura, 36 anos, cabeleireira, filha de Pedro dos Reis Moura e Vanda Wosniaki. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Maria de Fátima Nogueira do Nascimento, 59 anos, do lar, filha de Amador Leite Nogueira e Bárbara Carneiro Nogueira. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais.

Maria de Lourdes da Cruz, 63 anos, do lar, filha de Laurindo da Cruz e Josephina da Cruz. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Mandirituba, saindo da capela do cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.

Maria Joana da Silva, 78 anos, do lar, filha de José Ferreira dos Santos e Maria Rosa de Jesus. Sep. ontem.

Maria Marlene Veiga Wurmli, 57 anos, costureira, filha de Arnoldo Veiga e Dahir Ribeiro Veiga. Viúva de Osnildo Ismael Wurnli. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor ndo Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Mormon – Vila São Pedro.

Olívia Marques de Mello, 84 anos, do lar, filha de Felisbino Tibúrcio Marques e Leonor de Mello Ribas. Sep. ontem.

Osmar Garcia de Oliveira, 67 anos, atendente de farmácia, filho de Agenor Lino de Oliveira e Eva Garcia de Oliveira. Sep. ontem.

Pablo Henrique Chervinski, 16 anos, pintor, filho de Mauro Henrique Chervinski e Marlene Emília Silva Chervinski. Sep. ontem.

Patrícia Mendes dos Santos, 28 anos, zeladora, filha de Joaquim Mendes dos Santos e Maria Josefa dos Santos. Sep. ontem.

Paulo Tadeu Beneduzzi Leite, 53 anos, administrador, filho de Álvaro Leite Filho e Mercedes Elvira Beneduzzi Leite. Sep. ontem.

Renato Tokarski, 44 anos, oficial, filho de Miguel Tokarski e Therezinha Ponchek Tokarski. Sep. ontem.

Rosália Wolaniuk Wlodkowski, 61 anos, zeladora, filha de Nestor Wolaniuk e Júlia Wolaniuk. Sep. às 11 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais),saindo da capela da Igreja Presbiteriana – Xaxim.

Rubeval Moreira, 75 anos, funcionário público federal, filho de João Moreira e Nair Juliao Moreira. Viúvo de Therezinha Pinto Moreira. Sep. ontem.

Ruth Bueno Mion, 84 anos, professora, filha de Abílio Correia Bueno e Dea Inocêncio Bueno. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saidno da capela do mesmo.

Sebastiana Lucas, 81 anos, do lar, filha de Albino do Carmo e Antônia Cardozo do Carmo. Sep. ontem.

Úrsula Schulze, 78 anos, do lar, filha de Érico Schroeder e Maria Knoth. Viúva de Hartwig Schulze. Sep. ontem.

Wesley Guilherme Ribeiro, 18 anos, auxiliar de produção, filho de Mauro Ricardo Ribeiro e Márcia de Lourdes Ferreira. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade