Assinaturas Classificados
Assinaturas

Patrocínio:
Publicidade
Lista de falecimentos - 01/10/2012

Um “elo” filosófico entre o Paraná e o Rio Grande do Sul

Genírio João Fávero

Publicado em 01/10/2012 |
  • Comentários

Depois de viver 18 anos em colégios internos, Genírio chegou a pensar que o sacerdócio seria o seu caminho natural, mas não foi bem assim. Logo depois de fazer seus votos num seminário de Viamão-RS, o jovem padre foi morar em Palmas (Sul do Paraná), onde dava aulas de Filosofia e Ensino Religioso. A filha do diretor de um colégio onde trabalhou encantou o rapaz. Numa franca conversa com o pai da moça, ele expôs sua firme intenção de deixar a vida de religioso para ficar com ela. “Ele solicitou ao Vaticano o desligamento da Igreja e, devido à demora na resposta, chegou a mandar mais uma carta dizendo que, se a liberação não saísse, ele se casaria assim mesmo”, conta a filha Caroline. Tão logo ficou sabendo da liberação, Genírio casou-se com Marilene. Nascido em Erechim, em 1937, ele tinha sempre frescas as memórias da infância. Genírio contava que, nos tempos de escola, as lousas de pedra (os “cadernos” da época), às vezes, se espatifavam nas brigas entre os “piás”. Quando chegou ao Paraná, ele já era graduado em Filosofia e Teologia. Saindo de Palmas, foi morar em Curitiba para estudar Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde ser formou em 1983. De volta a Erechim, abriu um escritório de advocacia, mas sua grande paixão era mesmo a docência. Ele ainda foi professor em Erechim, em Joaçaba (SC) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco (Sudoeste do PR), cidade que escolheu para morar nos últimos dez anos. Com 70 anos, foi obrigado a se aposentar da instituição federal. No entanto, o prazer de ensinar fez com que ele lecionasse até os 73 anos nos cursos de Direito de duas faculdades de Pato Branco. Segundo a filha, não fosse o aparecimento de um câncer, ele ainda estaria dando aulas, provavelmente. Genírio também mantinha um escritório de advocacia em Pato Branco. Há alguns meses, mesmo debilitado, ele permaneceu em pé por duas horas para fazer a defesa de um cliente que acabou sendo absolvido num julgamento. Deixa a viúva e dois filhos.

Dia 21 de setembro, aos 75 anos, de câncer, em Pato Branco.

Arquivo da família

Arquivo da família / Ampliar imagem

* * * * *

CURITIBA

Adão Cândido, 56 anos, garçom, filho de Homero Cândido e Aurora Lourenço Cândido. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Paz – Siqueira Campos.

Alessandro Santos Furtado, 23 anos, autônomo, filho de Antônio Silveira Furtado e Maria Casturina dos Santos. Sep. ontem.

Alisson Diego dos Santos Costa, 22 anos, técnico em informática, filho de Izailda dos Santos Costa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Alvina Rodrigues da Silva da Rosa, 85 anos, do lar, filha de Pedro Rodrigues da Silva e Benedita Maria da Silva. Viúva de Antônio Marcelino da Rosa. Sep. ontem.

Amélia Gusso Mane, 95 anos, filha de Caetano Gusso e Josephina Gusso. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Amélia Weretycki Tarniovicz, 57 anos, do lar, filha de Eduardo Weretycki e Francisca Weretycki. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Antenor Lopes Pedroso, 68 anos, pedreiro, filho de Joaquim Lopes Pedroso e Olívia da Silva Lopes. Sep. ontem.

Antônio Ari Ribeiro, 64 anos, vendedor, filho de Orestes Alves Ribeiro e Palmira Pasqualim Ribeiro. Sep. ontem.

Antônio dos Santos Lima, 56 anos, pedreiro, filho de Pedro dos Santos Lima e Rosa Ribeiro dos Santos. Sep. ontem.

Antônio Ferreira de Moraes, 49 anos, filho de João Ferreira de Moraes e Joana Ferreira de Moraes. Sep. ontem.

Aparecido de Souza Maciel, 71 anos, motorista, filho de Domingos Pereira Maciel e Alzira de Souza Maciel. Sep. às 16h30, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Arlindo Ganz, 72 anos, pedreiro, filho de Manoel Ganz e Angélica Ganz. Sep. ontem.

Arminda de Araújo Santos, 77 anos, professora, filha de Pedro Prestes de Araújo e Luiza Straub Prestes. Sep. ontem.

Cacilda Vargas Dorneles Estimiano, 47 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Roberto Dorneles e Gerci Gama Vargas Dorneles. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Boqueirão em Araucária.

Carlos Eleandro Borges, 34 anos, encarregado de produção, filho de Norival Borges e Aparecida Rita Borges. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Marialva.

Daiane Cristina da Silva, 31 anos, vendedora, filha de Sueli da Silva. Sep. ontem.

Diniti Ishicava, 80 anos, engenheiro civil, filho de Quentaro Ischicava e Shide Ischicava. Sep. ontem.

Dino José Bronze de Almeida Júnior, 46 anos, funcionário público municipal, filho de Dino José Bronze de Almeida e Nadege Boldrim de Almeida. Sep. ontem.

Eduardo Alves, 79 anos, pedreiro, filho de Antônio Alves e Ester Pereira Alves. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela de Santa Quitéria.

Elieser dos Santos de Paula, 17 anos, lavrador, filho de Sebastião Pires de Paula e Maria Aparecida Elias dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Elobia Eidt, 56 anos, professora, filha de Walter Bertholdo Eidt e Helaria Eidt. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

Emília de Oliveira Borges, 88 anos, comerciante, filha de Constantino de Oliveira Borges e Antônia Budal de Castilho. Sep. ontem.

Ercília Massaneiro de Lima Pinheiro, 64 anos, do lar, filha de Maria Massaneiro de Lima. Sep. ontem.

Fátima Rozeli dos Santos, 57 anos, do lar, filha de Mário Andre dos Santos e Maria Izabel Geremias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Gilnei Bast, 39 anos, pizzaiolo, filho de Walter Bast e Irone Bast. Sep. ontem.

Guilhermino José da Silva, 85 anos, guardião, filho de José Basto da Silva e Mariana Francisca do Nascimento. Sep. ontem.

Iracilde da Luz Papi, 46 anos, diarista, filha de Luiz da Luz e Flora Nowak da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Izuil Scheuneman, 74 anos, mecânico, filho de Frederico Scheuneman e Maria Rosalina Scheuneman. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Bom Pastor – Vila Verde.

Janyra Pinto Suchewsky, 83 anos, do lar, filha de Sabino Alexandre Pinto e Ávila Martins Pinto. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.

João de Ramos, 92 anos, servente, filho de Alfredo Joaquim de Ramos e Antônia Kolaritski. Viúvo de Ernestina Ribeiro de Ramos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do Cemitério Vertical.

Joel da Silva Vida, 59 anos, contínuo, filho de Joel Cavalcanti Vida e Leni da Silva Vida. Sep. ontem.

Jonas dos Santos da Luz, 17 anos, auxiliar de cozinha, filho de Floriano Ferreira da Luz e Maria Holanda dos Santos da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da capela paroquial da Ferraria – Campo Largo.

Jones Luiz Gonçalves, 48 anos, pedreiro, filho de José Gonçalves e Zeleide Gonçalves. Sep. ontem.

Jorge Ribeiro Borges, 76 anos, administrador de empresas, filho de Jorge Borges e Clotilde Ribeiro. Sep. ontem.

José Alves Guimarães, 80 anos, funcionário público estadual, filho de José Teixeira Guimarães e Adelaide Alves Guimarães. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

José Antônio Scremin, 53 anos, pedreiro, filho de João Machio Scremin e Maria Ana Motin. Sep. ontem.

José Franczak, 83 anos, mecânico, filho de Bartolomeu Franczak e Paraskevia Franczak. Sep. ontem.

José Matias da Silva, 74 anos, lavrador, filho de João Matias da Silva e Senhorinha Maria da Silva. Viúvo de Josefa de Jesus da Silva. Sep. ontem.

José Mendes da Costa, 73 anos, engenheiro mecânico, filho de Vital Nunes da Costa e Maria Henrique Vieira. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano – saindo da capela Vaticano – Rubi.

Josefina Santos de Jesus, 54 anos, do lar, filha de José Hilário de Jesus e Francelina Santos de Jesus. Sep. ontem.

Juarez de Oliveira, 58 anos, pedreiro, filho de João Adolfo de Oliveira e Maria de Lourdes de Oliveira. Sep. ontem.

Julieta Morona, 94 anos, servente, filha de Leopoldo Wager e Regina Wager. Viúva de Paulo Morona. Sep. ontem.

Júlio César Gogosz, 58 anos, auxiliar administrativo, filho de Arthur José Gogosz e Derci Silveira Gogosz. Sep. às 11 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.

Júlio César Machado de Oliveira, 28 anos, soldador, filho de Doraci Machado de Oliveira e Maria da Luz Machado de Oliveira. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.

Kauna Caroline de Oliveira Santos, 15 anos, estudante, filha de Sidenei dos Santos e Vilma Alves de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Comunidade Cristã – Jardim Itália – São José dos Pinhais.

Kleber Magalhães do Vabo Júnior, 56 anos, filho de Kleber Magalhães do Vabo e Eneida Castro do Vabo. Sep. ontem.

Leonilda Lapola dos Santos Faria, 46 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Amadeus Bueno dos Santos e Tereza Lapola dos Santos. Viúva de José Castro Faria. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Lia Perli, 72 anos, do lar, filha de Alfredo Perli e Amália Perli. Sep. ontem.

Luimir Fernando Costa Machado, 69 anos, auxiliar administrativo, filho de Joel Porto Machado e Rosa de Lima Costa Machado. Sep. ontem.

Manoel Luiz Requião Sayao Lobato, 76 anos, autônomo, filho de José de Mello Sayao Lobato e Maria Carpena Requião. Sep. ontem.

Marcos Paulo Reis, 39 anos, comerciante, filho de Aníbal Reis e Célia Reis. Sep. ontem.

Maria Aparecida da Silva, 92 anos, do lar, filha de Maria de Jesus da Silva. Sep. ontem.

Mariana Vitória Nunes Hillmann dos Santos, 2 anos, filha de Tadeu de Freitas Hillmann dos Santos e Michele François Nunes dos Santos. Sep. ontem.

Marielsa de Carvalho Rodrigues, 30 anos, do lar, filha de Mário Rodrigues e Maria de Carvalho Rodrigues. Sep. ontem.

Marili Gomes Ricardo, 41 anos, do lar, filha de José Ricardo e Luzia Gomes Ricardo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Antonina.

Mário Machowski, 52 anos, administrador, filho de Antônio Machowski e Marcília Machowski. Sep. ontem.

Mercedes Pereira do Nascimento Gomes, 52 anos, costureira, filha de Orozimbo Pereira do Nascimento e Maria Pereira Duarte. Viúva de Hilton Gomes. Sep. ontem.

Olavo Dimas Estimiano, 52 anos, pintor, filho de Luiz Estimiano e Maria Lourenço Estimiano. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Boqueirão de Araucária.

Osnir Zanon, 54 anos, motorista, filho de Marins Zanon e Otilde Charbeski Zanon. Sep. ontem.

Osvaldo dos Santos, 77 anos, pedreiro, filho de Pedro Borges dos Santos e Andreuza Maria de Jesus. Sep. ontem.

Osvaldo Sirley Pereira Duarte, 66 anos, militar, filho de Osvaldo José Duarte e Doralina Pereira Duarte. Sep. ontem.

Ovídio Zanini, 77 anos, filho de Francisco Zanini e Maria Zanini. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Convento de Freis – Botiatuba – Almirante Tamandaré.

Paulo César Elias da Silva,29 anos, encanador industrial, filho de Manoel Elias da Silva e Maria José da Silva. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Praia Grande, SP.

Pedro Vieira de Jesus, 76 anos, filho de Francisco Vieira de Jesus e Anna Artigas de Miranda. Sep. ontem.

Ravi Bathke Batista Rosa, 1 mês, filho de Anderson Luiz Batista Rosa e Francine Bathke. Sep. ontem.

Reverson Ricardo Ramos, 20 anos, autônomo, filho de Maria Izabel Ramos Ribas. Sep. ontem.

Sandra Bubans Pereira da Costa, 28 anos, auxiliar administrativo, filha de Moisés Gomes Pereira e Angélica Bubans. Sep. ontem.

Sandra Onofra Honório Soares, 67 anos, do lar, filha de Elpídio Honório e Jacira Merlini Honório. Sep. ontem.

Sebastiana Francisca de Andrade, 72 anos, filha de Olegário Francisco de Andrade e Olívia Alexandre. Sep. ontem.

Thomas Henrique Brunelo, 23 anos, motoboy, filho de Emerson José Brunelo e Sônia Maria de Lara. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul, saindo da capela da Igreja Pentecostal Porta para o Céu – Rio Branco do Sul.

Tsubomi Okubo Kayamura, 87 anos, do lar, filha de Shigemasa Okubo e Sumi Okubo. Sep. ontem.

Valéria Augustinhak, 70 anos, do lar, filha de Pedro Augustinhak e Alexandra Augustinhak. Viúva de Vincenzo Coppola. Sep. ontem.

Walziro Roesner, 65 anos, comerciante, filho de Alberto Roesner e Helga Petersen Roesner. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Weslei da Silva, 3 anos, filho de Geraldo da Silva e Maria da Silva Gonçalves. Sep. ontem.

LONDRINA

Alef Pereira da Silva, 18 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Batista de Oliveira, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Brilantina Antonieta Pierro, 92 anos. Sep. ontem em Pindamonhangaba, SP.

Carlos Eduardo Barbosa dos Santos, 20 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Clorivaldo Rosseto, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.

Damiana Gomes da Silva Santos, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Davina Senhoras das Neves, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

Diego Luís Miguel, 26 anos. Sep. ontem em Londrina.

Janaina Ferreira Dias, 38 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

José Eugênio da Silva, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Astorga, saindo da capela do mesmo.

José Moreira Filho, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Rodrigues, 70 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo – Londrina.

Lino Faggiao, 81 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Maria de Lourdes da Silva Souza, 70 anos. Sep. ontem em Assai.

Nilton da Silva do Prado, 76 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Renato Meda Turquino, 42 anos. Sep. ontem em Londrina.

Rosimar da Silva Batista, 43 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sebastiana Cândida da Silva, 61 anos. Sep. ontem em Ivaiporã.

MARINGÁ

Ademir José Graciano, 45 anos. Sep. às 10h30, no cemitério municipal de Cianorte.

Aparecido de Oliveira, 72 anos. Sep. ontem em Barbosa Ferraz.

Basílio Egea Garcia, 72 anos. Sep. ontem em Itambé.

Domingos Vendrames, 72 anos. Sep. ontem em Santa Zélia.

Guilherme Gonçalves da Silva, 10 anos. Sep. ontem em Maringá.

Itamar Rodrigues Godói, 64 anos. Sep. ontem em Alto Paraná.

José Eugênio da Silva, 76 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Astorga, saindo da Rua Chitãozinho e Xororó – Centro – Astorga.

Josefina Kiste Ferraz, 74 anos. Sep. ontem em Apucarana.

Maria de Lourdes Almeida, 70 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Maria Marlene da Silva, 49 anos. Sep. ontem em Maringá.

Nair Sate, 52 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Oliveiros Pinheiro de Aguiar, 78 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da Rua Anchieta, 32 – Centro – São Lourenço.

Osvaldo de Oliveira, 56 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Rua Amazonas – Centro – Mandaguari.

Perciliana Ferreira de Souza, 94 anos. Sep. ontem em Arapongas.

Zeleide Rasteli Collete, 68 anos. Sep. ontem em Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Anderson Tiago Bruxel Ramos, 19 anos. Sep. ontem em Midianeira.

Antônia Maria Pereira, 64 anos. Sep. ontem em Mundo Novo, MS.

Antônio Colaço de Quadros, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Dézio de Cândio, 51 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Eldes Alves de Carvalho, 25 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Missal.

Fabiane Balmira Schneider Sawer, 22 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Missal.

Jair Edson Duarte, 36 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Carvalho da Silva, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Jovelina de Jesus Dias, 80 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.

Sady Antônio Pedrussi, 56 anos. Sep. ontem em Palotina.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade