Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

 /
04/07/2009

Lista de falecimentos

Publicado em 04/07/2009 |
  • Comentários

Jacila da Paz Alvetti

Na década de 40, a normalista parnanguara Jacila da Paz Alvetti foi convidada a trabalhar na Escola Agrícola de Rio Negro, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Longe da família e das tradições da cidade natal, a jovem pôde traçar a vida em liberdade. Tinha pouco mais de 30 anos quando se casou com Vitório Alvetti, secretário da escola. A essa altura, já havia formado seu gosto pelo cinema e pela literatura, particularmente a poesia e a prosa de Jane Austen. Ousou ao fazer uma cópia do vestido usado pela atriz Arlene Dahl no seu enlace relâmpago com Lex Barker. A filha única, Celina do Rocio, cresceu vendo um casal bem diferente dos pais de seus colegas. Vitório e Jacila eram companheiros em todas as tarefas – as domésticas e as financeiras –, não perdiam uma boa “fita” num dos três cinemas da região e enchiam a casa de música, da clássica à boa MPB. Jacila gostava de Ney Matogrosso e de Fagner. E lia três livros ao mesmo tempo. Na hora de escolher um filme, preferia os de época, e não rejeitava uma boa comédia romântica. Como a filha se tornou pesquisadora de cinema, costumava fazer arquivos com recortes de revistas. Dia desses, Celina encontrou dentro de um livro uma foto de Richard Burton. Achou graça – sequer imagina o que a mãe pensava do mais famoso marido de Elizabeth Taylor. Nos anos 70, com Celina às portas da faculdade, o casal se mudou para Curitiba e logo se aposentou. Vitório se foi em 1987. Jacila passou a viver para a arte, para a filha e para os gatos. Criava 18 em seu apartamento, no Rebouças. Não raro, os felinos se aninhavam em torno dela enquanto dormia, formando um cenário difícil de esquecer. Jacila morreu de enfarte há uma semana e os bichanos ainda a aguardam. “Estão inquietos”, diz a filha, que encaixota os pertences da mãe. Já encontrou o vestido de noiva igual ao de Arlene Dahl e um livro do educador Rubem Alves, sua última leitura. Missa de sétimo dia hoje, sábado, às 15 horas, na Paróquia Santa Terezinha.

Aos 88 anos, de enfarte.

* * * * * * * *

Alceu Marinho, 56 anos, marceneiro, filho de Ildefonso Marinho e Matilde Marinho. Deixa viúva Maria Arlete Daniel. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Alvina Chaves da Silva, 67 anos, do lar, filha de Terêncio Rodrigues Chaves e Odésia Chaves Barros. Deixa viúvo Geraldo Pereira da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

André Luís Vidal, 20 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Edson Luís Vidal e Élia Cequinel. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Campo Largo.

Andreia Prestes dos Santos, 22 anos, doméstica, filha de Sebastião Prestes dos Santos e Elza Alves dos Santos. Sep. ontem.

Anna Dubiela Schwanka, 93 anos, do lar, filha de Francisco Dubiela e Júlia Dubiela. Deixa viúvo José Schwanka Sobrinho. Sep. ontem.

Annita Marquardt de Oliveira, 84 anos, do lar, filha de Gustavo Marquardt e Emma Joanna Schaad Marquardt. Viúva de Abacílio Francisco de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Vaticano, saindo da capela Rubi.

Dario Blaskevicz, 70 anos, motorista, filho de João Blaskevicz e Maria Heuko Blaskevicz. Sep. às 15 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Edson Luiz Poleto, 41 anos, motorista, filho de Ângelo Poleto e Lourdes Rosa Poleto. Deixa viúva Valdilene Rodrigues Poleto. Sep. ontem.

Elsa Estevam, 83 anos, do lar, filha de Wenceslau Pankiewicz e Gertrudes Pankiewicz. Viúva de Victorino Estevam. Sep. ontem.

Eunice Xavier da Silva, 48 anos, do lar, filha de João Xavier e Dejanira Xavier. Deixa viúvo Odilon da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da Associação Centenário, Cajuru.

Fabrício Marcelo Mesquita da Fonseca, 24 anos, filho de Noé Ribeiro da Fonseca e Cenira Maria Mesquita da Fonseca. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Matinhos.

Francisca Piyak, 74 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Antônio Piyak e Maria Ikibinski Piyak. Sep. ontem.

Helena Belaunzaran Gelain, 59 anos, gerente, filha de Aristides Gelain e Fani Belaunzaran Gelain. Sep. ontem.

Hilárico Formagi, 64 anos, motorista, filho de João Formagi e Miranda Odeli Formagi. Deixa viúva Maria da Luz Formagi. Sep. às 13 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Ernesto Cavalli, 370, Walfrido do Rosário, Colombo.

Hildegard Maria Luíza Sovinski, 79 anos, do lar, filha de Otto Dittmar e Luíza Fritz Dittmar. Deixa viúvo Romão Sovinski. Sep. ontem.

João Gilberto Nunes da Motta, 57 anos, mecânico, filho Albertino Nunes da Motta e Alcinda Agostinho da Motta. Sep. ontem.

João Kshesek, 83 anos, motorista, filho de Carlos Kshesek e Helena Kusek. Deixa viúva Lourdes Vicencina de Bona Kshesek. Sep. às 9 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela do mesmo.

Jorge Bergas, 68 anos, garçom, filho de Eduardo Bergas e Maria Motta Bergas. Deixa viúva Nyra Medeiros Bergas. Sep. ontem.

José Dimas Jorge Moreira, 24 anos, auxiliar de produção, filho de Altamiro Ferreira Moreira e Laurita Jorge Moreira. Sep. ontem.

José Rodrigues dos Santos, 67 anos, filho de Joaquim Rodrigues dos Santos e Francisca Lopes Ferreira. Deixa viúva Idazina dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Antônio Andrade, 1100, Vila Maria Antonieta, Pinhais.

Josephina dos Anjos Silva Miranda, 92 anos, do lar, filha de José Francisco dos Anjos e Roza da Silva Assumpção. Viúva de Pedro Machado Silva de Miranda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 5 do mesmo.

Júlia Carneiro Lopes, 85 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Benedito Manoel Carneiro e Rita Maria da Silva. Deixa viúvo José Lopes. Sep. ontem.

Larissa Rodrigues Pereira, 1 ano, filha de Luiz Pereira da Silva e Valdiceia Rodrigues Pereira. Sep. ontem.

Lourdes Maria Nunes da Silva, 49 anos, do lar, filha de Francisco Nunes da Silva e Paulina Iede da Silva. Sep. ontem.

Luciano Campos Rodrigues, 43 anos, servente, filho de Maria Campos Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Campina Grande do Sul, saindo da Rua Júlio Luvisoto, 35, Eugenia Maria, Campina Grande do Sul.

Maria Ruth Miranda, 40 anos, chefe, filha de Antônio Lima Miranda e Antônia Machado Miranda. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Evangélica, Assembleia de Deus, Socomin, Telêmaco Borba.

Maria Tereza de Paula Camacho, 73 anos, do lar, filha de José Teodoro de Paula e Rosa Cândida dos Santos. Deixa viúvo Jorge Camacho. Sep. às 11 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Nayara Alexandra Martins da Silva, 4 anos, filha de Anildo Fernando da Silva e Marilda Martins da Silva. Sep. ontem.

Olympio Assumpção, 91 anos, motorista, filho de Olympio Joaquim de Assumpção e Ernestina Felisbina Simas. Deixa viúva Hermínia Cardoso Assumpção. Sep. às 10 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Patrocínia Maria da Silva, 79 anos, do lar, filha de João Aparecido da Silva e Francisca Rosa de Jesus. Deixa viúvo Jorge Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Roberto Carlos Tosetto, 25 anos, chapeiro, filho de Adir Tosseto e Delair Fernandes de Oliveira. Sep. no dia 5/7/09, em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Alexandre de Cristo, 104 – Vila Grécia – Almirante Tamandaré, PR.

Roberto Hermínio Scorsato, 69 anos, filho de Ângelo Scorsato e Olívia Pinto Scorsato. Deixa viúva Celina Modesto Scorsato. Sep. ontem.

Sebastião Lisboa dos Santos, 77 anos, guardião, filho de Izaltino Lisboa dos Santos e Angelina Soares da Silva. Deixa viúva Jaci Bier dos Santos. Sep. ontem.

Silvano Gheno Pires, 22 anos, motorista, filho de Amaral Henemann Pires e Maria Ivete Cheno Pires. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal de Campina Grande do Sul, saindo da Igreja Católica de Quatro Barras.

Thadeu Cionecki, 76 anos, comerciante, filho de João Cionecki e Catharina Cionecki. Deixa viúva Francisca Alves de Carvalho Cionecki. Sep. ontem.

Tiago Fernando da Luz, 21 anos, pintor, filho de Ivanda Maria da Luz. Sep. ontem.

Vílson Madureira Filho, 41 anos, professor, filho de Vílson Madureira e Alfredina Almeida Madureira. Deixa viúva Ireni Cardoso Guedes Madureira. Sep. ontem.

Yukio Nomi, 79 anos, comerciante, filho de Rihachi Nomi e Hideno Nomi. Deixa viúva Tizuko Nomi. Sep. ontem.

Zulmira Laurindo Bieda, 63 anos, do lar, filha de Avelino Laurindo e Maria Batista Laurindo. Deixa viúvo Luiz Carlos Martins Bieda. Sep. ontem.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade