Assinaturas Classificados
Assinaturas

Patrocínio:
Publicidade

 / Leonel Simões Leonel Simões
10/01/2009

Lista de falecimentos

Publicado em 10/01/2010 |
  • Comentários

Leonel Simões (foto)

Leonel nasceu na cidade de São Paulo em uma família de imigrantes que enfrentou muitas dificuldades. Com pouco mais de um ano, Nezinho – como era chamado pelos parentes – teve meningite. Por causa das sequelas da doença perdeu a audição. Com sacrifício, os pais o enviaram para o Rio de Janeiro a fim de ser alfabetizado na Lingua­­gem Brasileira de Sinais (Libras). Foi um período em que fez muitos amigos, com os quais ainda mantinha contato, lembra a fi­­lha Márcia. A sua cara-metade foi encontrada através de uma foto. Leonel estava com um grupo de amigos em São Paulo quando viu a imagem de Rossi Marie, que então morava em Curitiba. Ela também era deficiente auditivo. Determinado, Leonel escreveu uma carta a jovem e resolveu vir até a capital conhecê-la, mesmo sem nunca ter antes pisado em Curitiba. Casaram-se em 1960, e mudaram-se São Paulo. O encontro rendeu 49 anos de união. Em 1969, a família mudou-se para Curitiba. Leonel participou ativamente da comunidade de deficientes auditivos chegando a ser presidente da Associação dos Surdos do Paraná. Em 1976, realizou seu sonho de tirar carteira de motorista, sendo um dos primeiros na sua categoria. A limitação não o impediu de desenvolver sua carreira profissional. Durante 40 anos trabalhou como mecânico. Dedicou-se à manutenção de automóveis, motores de popa e motores elétricos industriais -- atividade que dominava com prazer, conta a filha Márcia. Nas horas vagas, dedicava-se a cozinha, aos pequenos consertos e invenções, sempre na área elétrica. Quando os filhos eram pequenos, ele inventou um despertador com luz: na hora de despertar, acendia a luz. Lutava contra um câncer desde 2007. A doença não lhe impediu de fazer uma viagem à Terra Santa, Roma, e alguns outros lugares sagrados do Cristianismo. Deixa a viúva, três filhos e duas netas.

Dia 19 de dezembro de 2009, aos 78 anos, de câncer.

* * * * *

Acyr de Jesus Senna, 60 anos, filho de Nazário Senna e Venina Senna. Deixa viúva Hilda Monteiro Senna. Sepultamento ontem.

Alceu Zauer, 79 anos, agente administrativo, filho de Albino Zauer e Itália Fontana Zauer. Deixa viúva Eunice Santos Zauer. Sep. ontem.

Antônio Valdevino de França, 50 anos, motorista, filho de João de França e Maria de Jesus França. Deixa viúva Sueli Pereira Oliveira de França. Sepultamento ontem.

Arlan de Oliveira, 34 anos, autônomo, filho de Salvador Rodrigues de Oliveira e Sebastiana Silva de Oliveira. Sep. ontem.

Camila da Silva Pinheiro, 12 anos, filha de Valdir Pinheiro e Rosângela da Silva. Sep. ontem.

Cleoacy Santos Dias, 77 anos, militar, filho de Eugênio da Costa Dias e Durvalina Santos Dias. Deixa viúva Zeni Terezinha Muchenski dos Santos. Sep. ontem.

Enir Emilinha Carvalho Almeida, 57 anos, do lar, filha de Sebastião Ribeiro de Carvalho Filho e Eda Maria Goya de Carvalho. Deixa viúvo Aírton da Silva Almeida. Sep. ontem.

Evandrei Jefferson Humenhuk, 6 anos, filho de Ademar Humenhuk e Roseli Aparecida Salesbram Humenhuk. Sepultamento às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da Estrada Principal do Avencal, s/n, Mandirituba.

Fábio Meurer da Silva, 23 anos, auxiliar de produção, filho de Waldemar Félix da Silva e Ludgardis Meurer da Silva. Sep. ontem.

Gérson Correia de Moraes, 77 anos, mecânico, filho de Affonso Correia de Moraes e Francisca de Paula Coutinho. Deixa viúva Lindamir das Graças Moreira. Sep. ontem.

Jefferson Motta da Luz, 24 anos, auxiliar de produção, filho de Áureo Gonçalves da Luz e Edionete Polly da Motta. Sepultamento em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Said Jorge, 371, Jardim Bom Pastor, Campo Ma­­gro, PR.

João Batista Ferreira Filho, 42 anos, caseiro, filho de João Batista Ferreira e Sebastiana Maria Ferreira. Sepultamento ontem.

José Renato Ribas, 50 anos, pedreiro, filho de João Maria Fabrício Ribas e Maria Madalena Ribas. Deixa viúva Joraci de Oliveira Silva Ribas. Sepultamento ontem.

Luciano Rodrigues Abreu, 33 anos, filho de Deoclides de Souza Abreu e Elaci Teresinha Rodrigues Abreu. Sep. ontem.

Maria Cícera Lima, 70 anos, do lar, filha de José Estevo Forto e Maria Merantina de Jesus. Deixa viúvo Carmo Rodrigues da Conceição. Sep. ontem.

Maria Lourenço Major, 77 anos, servente, filha de Joaquim José Lourenço e Jorgina Iopi. Sep. ontem.

Oswaldo Cualhete, 74 anos, técnico em eletrônica, filho de Miguel Cualhete e Concheta Consencio. Sep. ontem.

Rafael Henrique de Souza, 17 anos, estagiário, filho de Arildo de Souza e Nadir da Silva. Sep. ontem.

Ricardo Severiano Pires, 28 anos, pintor, filho de Aneuri Severiano Pires e Cleuza de Oliveira. Sep. ontem.

Roseli Bertoldi Proença, 46 anos, auxiliar de limpeza, filha de Theodoro de Proença e Lúcia Bertoldi Proença. Sep. ontem.

Teresinha Cassimira da Silva Ogg, 60 anos, do lar, filha de Gumercindo Cassimiro da Silva e Maria Cassimira da Silva. Deixa viúvo Lartes Ogg. Sep. ontem.

Tereza Kuchinski, 71 anos, do lar, filha de Basílio Bespalhuk e Anastácia Bespalhuk. Deixa viúvo Joani Kuchinski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de União da Vitória, PR.


Valdir Felipe Mariano, 36 anos, segurança, filho de Emídio Felipe Mariano e Maria Francisca Mariano. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Antônio Santiago Gualda, 388, Floriano, Maringá, PR.

Vanderlei Agostinho Casagrande, 36 anos, filho de Antônio Casagrande e Angelina Cividini Casagrande. Sep. ontem.

Yocinobo Hassunuma, 88 anos, agricultor, filho de Katui Hassunuma e Mica Hassunuma. Deixa viúva Aurora Kamada Hassunuma. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. – Texto: Aline Peres

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade