Assinaturas Classificados
Assinaturas

Decoração

Publicidade

Antonio Costa/Gazeta do Povo

Antonio Costa/Gazeta do Povo / Móveis escuros com o revestimento claro das paredes garantem equilíbrio no espaço gourmet projetado por Dalton Vidotti Móveis escuros com o revestimento claro das paredes garantem equilíbrio no espaço gourmet projetado por Dalton Vidotti
Rústico

Espaço de convivência

Churrasqueiras ou espaços gourmets geralmente fazem a transição entre a área interna e externas das residências

20/11/2009 | 00:41
  • Comentários

Um dos ambientes que mais recebe decoração rústica são os espaços gourmets ou churrasqueiras, que normalmente fazem a transição entre a área interna e externa das residências. No caso do projeto de Kethlen, o espaço gourmet tem tijolos aparentes na ilha e uma parede de tijolinho à vista. A madeira utilizada na composição desse ambiente foi o ipê, no piso, paredes, vigas e pilares. “O aconchego para receber mais de 20 pessoas foi o mais importante para determinar a decoração desse cômodo”, diz.

Como a rusticidade remete à simplicidade e a natureza, o arquiteto Dalton Vidotti uniu essas referências na decoração de uma churrasqueira integrada à piscina. “Os móveis, o piso, tudo foi pensado para um ambiente despojado. Quem está na piscina pode entrar, sentar e comer, sem se preocupar em molhar o assento da cadeira, que é impermeável.”

Inez Sallum / Divulgação

Inez Sallum / Divulgação / Espaço gourmet assinado por Kethlen Ribas Durski tem alvenaria aparente e usa elementos tecnológicos harmonizando com o rústico Ampliar imagem

Espaço gourmet assinado por Kethlen Ribas Durski tem alvenaria aparente e usa elementos tecnológicos harmonizando com o rústico

A madeira de demolição está em 80% do mobiliário e no revestimento das paredes que foram pintadas de branco, mesma cor do teto, para contrastar com os móveis mais escuros. No piso há a mescla de madeira com tijolo maciço, que também serve de rodapé.

As cadeiras e poltronas são de fibra natural, mesmo material de alguns objetos de decoração. “O sofá tem um tecido bem aconchegante e na cor verde, que remete ao natural. As almofadas são em tons crus”, descreve. Há ainda um tapete feito de palha entrelaçada combinado a uma mesa de centro com motivos indianos.

A relação com o natural e principalmente com o passado está também na iluminação. O lustre acima da mesa de refeições é composto por oito velas. “Em todo o ambiente são 17 velas. Em várias ocasiões apenas elas garantem a iluminação, embora haja um projeto com luzes diretas”, diz o arquiteto.

Entre a churrasqueira e a piscina há uma porta em vidro, sem cortinas. A integração com as plantas que estão na área externa humaniza o ambiente e reforça o estilo rústico. Vidotti explica que a intenção é manter um pergolado vegetal. “Colocamos alguns bambus por onde crescerão a vegetação trepadeira usada ao longo da parede. É mais uma forma de retornar aos costumes da ‘casa da vó’ onde se tem sombra das árvores e ambientes agradáveis.”

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade