Sem paredes: inspire-se nessas seis propostas de ambientes integrados

Roberta Braga*
09/11/2017 19:00
Thumbnail

Ambientes integrados e clima despojado valorizam elementos existentes como forro em bambu e piso em concreto. Foto: Fernando Zequinão

Uma das tendências mais fortes em decoração e interiores atualmente são os espaços integrados. Cada vez mais as paredes deixam de existir, dando espaço a ambientes mais amplos e conferindo aspecto contemporâneo aos projetos.
Um espaço aberto com salas de estar, home, jantar e cozinha permite que até pequenos apartamentos tenham uma circulação mais livre, possibilitando receber mais pessoas. Espaço gourmet, churrasqueira e áreas externas também deixaram de ser ambientes separados para compor uma só proposta. Confira seis projetos do Anuário HAUS 2017 que mostram o resultado e a funcionalidade dessa tendência.
Camilla Mota e Carla Ribas projetaram um espaço que integra cozinha, churrasqueira gourmet e sala de estar, criando um layout dinâmico e descontraído, ideal para receber amigos e familiares. O uso de cores sóbrias mantém a elegância do ambiente. A família desejava um apartamento amplo, contemporâneo e versátil. Dentre os materiais, destaque para a madeira, que foi usada de forma abrangente nos painéis e armários. A porta de vidro separa a cozinha do ambiente de estar sem perder a integração visual.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
O projeto de Deyvid Vilela Martins, Guilherme Rozende e Noanna Bortoluzzi para esse apartamento teve eixo norteador as cores neutras e a linearidade. O destaque é a divisória de madeira e vidro que oferece a privacidade desejada pelo casal ao mesmo tempo em que integra as salas de estar, jantar e escritório. A fim de ampliar visualmente as salas, a parede que as separava do escritório deu lugar a uma divisória de madeira e vidro. A combinação de diferentes materiais e texturas manteve a tonalidade neutra e garantiu uma composição harmônica e sofisticada.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Giselle Pacheco trouxe um projeto com ambientes integrados e clima despojado, que valoriza os elementos existentes como forro em bambu e piso em concreto. Foram selecionados materiais nobres, como mármore e madeira. A sala de jantar é totalmente integrada à área de estar, dando versatilidade ao espaço. O bar tem papel de destaque, em ponto estratégico que atende todos os ambientes sociais. As poucas paredes são valorizadas por papel de parede, painéis de madeira e obras de artistas conceituados da cena nacional.
Ambientes integrados e clima despojado valorizam elementos existentes como forro em bambu e piso em concreto. Foto: Fernando Zequinão
Ambientes integrados e clima despojado valorizam elementos existentes como forro em bambu e piso em concreto. Foto: Fernando Zequinão
Juliana Meda apresenta esse apartamento contemporâneo que explora a fluidez dos ambientes, em especial nas áreas de convivência, trazendo espaços integrados e abusando do uso de tons neutros. O projeto une a inspiração das casas de campo à praticidade e modernidade da estética industrial. A integração das áreas sociais dá uma visão clara dos espaços e suas funções e, juntamente com o uso de diferentes texturas e do revestimento feito em lâmina carvalho catedral, garantiu um apartamento atual e atemporal, que flerta com a modernidade e o conforto.
Foto: Ronaldo Ronan Rufino
Foto: Ronaldo Ronan Rufino
O principal objetivo da arquiteta Alessandra Gandolfi nesse projeto foi aproveitar ao máximo os ambientes, integrando as salas, churrasqueira e varanda. Assim, os moradores podem usar todos os ambientes, além de receber visitas. Para valorizar a entrada de luz natural na sala, a área social recebeu cores claras no piso, nos mosaicos em pedra, e no sofá em couro, que contrastam com o tampo em mármore marrom.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Andrea Barbon escolheu o estilo neoclássico, com toques de contemporaneidade, para o projeto de interiores dessa residência de 450 m², localizada em um condomínio de Curitiba. A casa foi projetada para um casal que adora receber amigos e valoriza o aconchego. O espaço gourmet foi integrado às demais salas. Além disso, recebe iluminação natural da área da piscina através das amplas portas em vidro e alumínio.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!