Anuário HAUS 2022

Anuário Haus 2022

Integração x privacidade: projetos usam o vidro para promover a unidade sem abrir mão do conforto

Por HAUS*
28/11/2022 14:19
Thumbnail

Projeto de arquitetura e interiores assinado pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura traz integração entre os ambientes.

Um dos grandes desafios da integração de ambientes internos e externos é a garantia da privacidade. Os vidros espelhados, as esquadrias e os brises são algumas das opções estruturais que possibilitam esse diálogo entre os cômodos de um imóvel.
O Anuário HAUS 2022 está recheado de projetos que trazem formas criativas de conexão de espaços, sem abrir mão da privacidade. Reunimos 4 deles para você conhecer e ampliar seu repertório de ideias. Confira!

Structural glazing

O Residencial Belleville, assinado pelo escritório Daniele Grani Arquitetura e Interiores, tinha o objetivo de aproveitar bem o terreno com ambientes amplos e agradáveis. O condomínio conta com oito unidades triplex. A fachada é revestida com structural glazing, um material que traz sofisticação, permite a entrada de luz natural nos espaços e integra a residência à parte externa.

Abertura total

O projeto de arquitetura e interiores da residência, assinado pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura, tinha o objetivo de trazer integração entre os ambientes, sem perder a privacidade. Na fachada, os vidros fumê refletivos foram associados a uma porta de 6 m de altura em laca preta.
Projeto de arquitetura e interiores assinado pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura traz integração entre os ambientes.
Projeto de arquitetura e interiores assinado pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura traz integração entre os ambientes.
No pavimento térreo, sala de jantar e cozinha gourmet são voltados para o fundo do terreno, e abrem-se à área da piscina (que inclui jardim, cascata e lounge externo) por meio de uma grande esquadria com abertura total.

Entrada de luz natural

A Casa Praia do Rosa, projetada por Nonnie Fenianos e Audra Nóbrega, oferece um mirante particular aos moradores. A fachada da residência é revestida com uma tela de madeira em planos pivotantes e articulados, que possibilitam a entrada da luz do nascer do sol.
Os vidros integram os ambientes externos e internos. O destaque do imóvel é a cascata, que tem início na cobertura e percorre todo o fechamento em vidro, com abertura para a piscina de borda infinita.

Amplo e integrado

A edificação que vai abrigar a nova sede administrativa da Associação Amigos do HC, projetada pelo escritório Daniele Grani Arquitetura e Interiores, tem a proposta de ser um ambiente amplo e integrado, capaz de atender todas as necessidades da instituição. Na fachada, os vidros espelhados conseguem transmitir uma sensação de privacidade, ao mesmo tempo em que integram muito bem o imóvel à paisagem externa.
*Colaborou Bruna Colmann

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!