Áreas sociais com TV

Anuário Haus 2022

Para ver os jogos da Copa: 5 ambientes para receber familiares e amigos

Vivian Faria, especial para HAUS
18/11/2022 11:40
Thumbnail
Depois de longos quatro anos – aliás, mais longos do que o normal, devido à pandemia e à necessidade de adaptar as datas do evento à realidade do país-sede –, chegou a Copa do Mundo. A abertura do mundial será neste domingo (20), com cerimônia e a primeira partida, entre Catar e Equador, e, com ela, começam também os encontros entre amigos para acompanhar os jogos. Afinal, Copa é tempo de futebol, mas também de confraternização.
Quem pensa em receber familiares e amigos em casa ainda tem tempo de tornar os espaços mais aconchegantes – ou, quem sabe, de repensá-los para o próximo mundial. Por isso, trazemos aqui 5 ideias de ambientes retirados do Anuário HAUS 2022 para receber familiares e amigos para assistir aos jogos da Copa.

Área social ampla e integrada

Foi a pandemia e ampliação do tempo passado em casa que inspirou o projeto assinado pela Magenta Arquitetura. A ideia foi criar uma área social ampla que transmitisse uma sensação de paz, o que resultou em um espaço perfeito para receber os amigos, inclusive para acompanhar os jogos da Copa do Mundo.
Para isso, varanda, sala de estar/TV e cozinha foram integradas e ampliadas com a incorporação de parte de um dos quartos do apartamento. Isso permite, por exemplo, preparar aperitivos sem perder qualquer lance ou acompanhar os jogos do sofá ou da mesa de jantar. No intervalo (ou nos momentos de tensão), ainda é possível aproveitar a ampla vista da varanda.

Sensação de acolhimento

O projeto assinado pelo Estúdio Elmor cria um espaço acolhedor para receber visitas em uma área mais restrita (o apartamento tem 63 m²). Para isso, usa painéis e forro em lâminas de carvalho, que aquecem o ambiente, e a pedra Calacatta, que traz leveza e sofisticação. A sala de estar/TV se integra à de jantar e ambas são separadas da cozinha por uma parede e um balcão, o que permite acesso fácil a comidas e bebidas na hora dos jogos.

Integração com área externa

A área gourmet completa, ampla e integrada ao living e ao ambiente externo (onde há uma piscina) criada pela arquiteta Taciana Nakalski em uma residência localizada em Porto União, Santa Catarina, parece o espaço perfeito para a celebração do hexa. O espaço conta com ampla ilha, dois fornos, parrilla e adega. Uma mesa de jantar para dez pessoas conecta o espaço gourmet ao living, onde há um amplo sofá, poltrona e, claro, uma televisão presa a um painel ripado sobre uma lareira.

Minimalismo

Para quem prefere o minimalismo, a proposta assinada pelos arquiteto Fábio Zuquetto e Ricardo Alberti é uma boa inspiração. Neste apartamento de 150 m², que conta com estar e jantar integrados, a unidade criada pelo uso do cinza, branco e chumbo chama a atenção. A variação de cor vem dos detalhes em preto e em madeira freijó. As áreas sociais também são integráveis a um quarto que pode funcionar como escritório ou quarto de hóspedes, mas, na hora de receber visitas, por exemplo, a porta painel pode ser fechada, isolando o espaço.

Ares de loft

Concebido para receber amigos, o apartamento Mike, assinado pelo arquiteto Rodolfo Fontana, tem ares de loft nova-iorquino, com grande área social integrada e espaço para acomodar confortavelmente várias pessoas, além de permitir a circulação fluida delas entre a cozinha, o living com televisão e o espaço gourmet/sala de jantar. O estilo é industrial, com destaque para a laje nervurada, que foi o ponto de partida para o projeto, porém as peças, cores e materiais transmitem o conforto para quem está ali.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!