Arquitetura

Dez aplicativos incríveis para os apaixonados por arquitetura

Stephanie D'Ornelas*
03/11/2017 09:30
Thumbnail

Paper by FiftyThree oferece ótimas ferramentas para desenho em um app gratuito. Foto: Reprodução

A arquitetura faz parte do cotidiano das pessoas de diversas maneiras, seja na hora de construir ou reformar a casa ou mesmo durante caminhadas pela própria cidade ou em viagens mundo afora, com a oportunidade de observar edificações e monumentos. Independentemente do motivo que te envolva com arquitetura, a internet vai te ajudar.
aplicativos para todos os gostos: os que transformam viagens em experiências mais ricas com explicações e recomendações de obras arquitetônicas; os que servem para inspirar a decoração e apontar tendências e os que são fontes de informação para estudantes e profissionais.
HAUS selecionou aplicativos perfeitos para quem é, acima de tudo, apaixonado por arquitetura. Confira!

Para viajar

Nómada
Foto: Reprodução/Google Play
Foto: Reprodução/Google Play
Nómada é um aplicativo de viagem com foco em arquitetura. Ele foi elaborado pela Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo de Uruguai, instituição que organiza uma viagem de fim de curso ao redor do mundo há mais de 70 anos – o que significa muitas observações de obras arquitetônicas de todo o planeta.
O aplicativo disponibiliza uma lista de países e cidades, e em cada uma delas você poderá acessar artigos sobre lugares e obras de arquitetura mais importantes do local, com a devida localização e informações adicionais. As seções “favoritos” e “itinerário” permitem que o usuário crie seus próprios guias com as informações que achar mais relevantes.
Download: Gratuito. Em espanhol/ Android e iOS.
World Architecture Travel (WAT)
Foto: Reprodução/WAT
Foto: Reprodução/WAT
Guias de tours arquitetônicos desde 2010, os criadores do World Architecture Travel (WAT) resolveram criar um aplicativo para que qualquer pessoa com um celular na mão possa descobrir a arquitetura de dezenas de destinos.
O app promete uma experiência muito bem planejada de arquitetura contemporânea através de caminhadas pela cidade, informações sobre a cultura e discussões acadêmicas.
Download: Gratuito. Em inglês/ Android e iOS.
Buildings
Foto: Reprodução/Archinect
Foto: Reprodução/Archinect
Se você fica maravilhado com obras arquitetônicas quando está desbravando uma nova cidade, o Buildings é para você. O aplicativo informa curiosidades em textos, imagens e vídeos sobre edificações de destinos turísticos. Basta estar com o GPS ligado e o app aponta as construções mais interessantes da região.
O aplicativo é colaborativo, de forma que qualquer pessoa pode adicionar novas imagens e informações ao banco de dados. Os itens da enciclopédia virtual também podem ser acessados no site do projeto.
Download: Gratuito. Em inglês/ iOS.

Para decorar

Homify
Foto: Reprodução/Google Play
Foto: Reprodução/Google Play
O Homify é uma plataforma online que conecta profissionais de design de interiores, paisagismo e arquitetura com pessoas que queiram renovar suas casas. O app disponibiliza mais de 1,5 milhão de imagens para inspiração, fóruns, contatos de profissionais da região do usuário e notícias diárias sobre as últimas tendências.
Download: Gratuito. Em português/ Android e iOS.
Coral Visualizer
Foto: Reprodução/Coral Visualizer
Foto: Reprodução/Coral Visualizer
Escolher a cor para uma parede pode ser uma tarefa difícil, mas esse app pode te ajudar na tarefa. Com o Coral Visualizer, você pode testar várias cores para as paredes de seus ambientes através da tecnologia de realidade aumentada. Explore e simule diferentes possibilidades!
Download: Gratuito. Em português/ Android e iOS.
Houzz Interior Design Ideas
Foto: Reprodução/Houzz
Foto: Reprodução/Houzz
“A Wikipédia do design de interior e exterior”. Foi assim que a CNN definiu o aplicativo, que apresenta mais de 14 milhões de fotos em alta resolução para inspirar a decoração de ambientes. Você pode buscar imagens por filtros, como o estilo e tipo de ambiente, como cozinha, banheiro ou quarto. Depois, pode salvar suas imagens preferidas e acessá-las posteriormente, inclusive offline.
Download: Gratuito. Em inglês/ Android e iOS.
iHandy Level
Foto: Reprodução/iTunes
Foto: Reprodução/iTunes
Problemas na hora de pendurar quadros ou deixar outros elementos decorativos em uma linha reta? Use o iHandy Level: o app verifica se os objetos estão nivelados. É só abrir o aplicativo, posicionar o celular sobre a superfície que terá sua nivelação medida e aguardar alguns instantes.
Download: Gratuito. Em inglês/ Android e iOS.

Para estudar e projetar

Architecture Dictionary
Foto: Reprodução/Google Play.
Foto: Reprodução/Google Play.
Mais de 28 mil definições de termos do mundo arquitetônico e mais de 9 mil imagens – incluindo fotos, ilustrações e diagramas – de diversos dicionários de arquitetura e enciclopédias, tudo ao alcance da sua mão. Este app permite tudo isso, e o melhor: tudo de graça.
Download: Gratuito. Em inglês/ Android e iOS.
Paper by FiftyThree
Foto: Reprodução/Paper
Foto: Reprodução/Paper
Tem novas ideias para um projeto? Anote elas no Paper. O aplicativo – um dos preferidos dos profissionais e estudantes da área – é uma ótima ferramenta para esboços, anotações, desenhos e edição de fotos.
Download: Gratuito para versão básica, US$5.99 para premium. Em inglês/ iOS.
AutoCad WS
Foto: Reprodução/Google Play
Foto: Reprodução/Google Play
O AutoCad WS não podia faltar da lista. O app permite anotar, revisar e compartilhar desenhos com ferramentas fáceis de usar. A última versão conta com visualização 3D e integração com GPS.
Download: Versão gratuita ou premium (disponível de graça por sete dias para profissionais e por tempo ilimitado para estudantes, após período de testes tem o custo de US$4,99 por mês). Em português/ Android, iOS e Windows Phone.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!