Arquitetura

Designers holandeses criam geladeira subterrânea sustentável

Luan Galani
13/03/2016 22:00
Thumbnail
Já pensou em armazenar os alimentos em outro lugar que não na sua geladeira? Os designers do estúdio holandês Weltevree, sim. Eles perceberam que, apesar de os refrigeradores modernos utilizarem menos eletricidade que seus parentes de algumas décadas atrás, as geladeiras ainda são as maiores consumidoras de energia dentro das residências.
Assim nasceu a Groundfridge, uma geladeira subterrânea sustentável que independe de energia elétrica e armazena e resfria os produtos de maneira natural. A invenção foi finalista do Prêmio Holandês de Design 2015 e já está disponível na Holanda e na Bélgica. O estúdio planeja começar a exportar a geladeira a partir deste ano.

A principal mente por trás do produto foi o designer holandês Floris Schoonderbeek, que se inspirou na arquitetura bioclimática e nas soluções antigas adotadas para o acondicionamento dos alimentos, que antes da eletricidade costumavam ser enterrados.

A geladeira pré-fabricada funciona de maneira autônoma com a capacidade de 20 refrigeradores, o equivalente a aproximadamente 500 quilogramas ou 3 mil litros. E seu funcionamento é simples: a invenção se utiliza do isolamento térmico que o solo proporciona e do efeito resfriador da água subterrânea, fazendo com que a temperatura permaneça em 10º C, a temperatura ideal para frutas, vegetais, vinhos e queijos.

Para instalar a geladeira, a pessoa só precisa enterrá-la a pelo menos um metro de profundidade, sem precisar deslocar a terra para outro lugar ou de permissões específicas para seu funcionamento.
A comparação é inevitável: enquanto 20 geladeiras com as melhores performances de energia consomem juntas 6,6 mil kWh por ano, a Groundfridge tem o mesmo desempenho sem gastar nada de energia elétrica. “É engraçado, na verdade, como essa inovação permaneceu sobre nossos narizes o tempo todo”, conta o designer holandês.
Confira o vídeo abaixo com legendas em inglês para entender um pouco mais sobre a geladeira subterrânea!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!