Arquitetura

“A casa não tem a menor importância”, diz Greca sobre moradia centenária que pegou fogo

Luan Galani
20/12/2017 23:21
Thumbnail

Foto: Divulgação | Gazeta do Povo

O prefeito Rafael Greca (PMN) menosprezou a casa Erbo Stenzel, dizendo que a moradia centenária, considerada por especialistas em patrimônio a construção de madeira mais significativa que Curitiba tinha, “não tem a menor importância”. A opinião de Greca foi dada em entrevista à Tribuna. A construção rosa e verde que um dia já abrigou o pintor e escultor paranaense foi vítima de incêndio e de demolição precipitada em junho deste ano, como apurou HAUS.
“A casa Erbo Stenzel pegou fogo completamente, o laudo dos bombeiros mostra isso. Nós temos o levantamento arquitetônico dela. Podemos mandar fazer de novo a casa de madeira. O importante é que a obra do Erbo Stenzel eu salvei. Agora a casa onde viveu não tem a menor importância. Fizeram uma comoção, uma dessas causas, eu acho divertido e acho bom que as pessoas defendam a cidade, mas não acho que seja uma tragédia cultural. Podemos refazer essa casa de madeira”, defendeu Greca.

Veja a fala do prefeito no vídeo abaixo

Erguida originalmente em 1928 no bairro São Francisco por Germano Roessler, a casa foi transferida para o parque em 1998 durante a gestão de Margarita Sansone, esposa de Greca, na Fundação Cultural de Curitiba. Desde então estava abandonada e fechada há seis anos. Arquitetonicamente falando, a casa não se encaixa em nenhuma tipologia conhecida pelos almanaques, com características bem únicas, como a madeira de araucária e o pé direito externo que aumenta o espaço do sótão.
“Claro que a casa tem importância”, sentencia a arquiteta Marialba Gaspar Imaguire, que ajudou em um dos levantamentos arquitetônicos da casa, doados para a Secretaria Estadual de Cultura. “É um tipo único de construção. E mesmo que não fosse tão importante como casa de madeira, mesmo assim seria fundamental para a cidade por ter sido a moradia de um personagem de respeito.” A arquiteta ainda completa: “Não acredito na reconstrução da casa, porque não será mais a casa de Erbo Stenzel. A história que as paredes tinham foram apagadas”.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa pessoal do prefeito preferiu não se pronunciar e repassou a questão para a assessoria de comunicação da prefeitura, que não havia retornado até as 21h desta quarta-feira (20).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!