Arquitetura

Curitiba tem 4 vezes mais terrenos subutilizados do que parques e praças. Como resolver?

HAUS
22/11/2017 09:30
Thumbnail
Curitiba tem hoje mais terrenos vazios do que parques e praças. Exatamente 72 milhões de metros quadrados de terrenos privados subutilizados (que estão fechados ou sem qualquer atividade), cerca de 4,2 vezes mais que a área total de parques e praças, que somam ‘apenas’ 17 milhões de m².
Créditos: Bárbara Becker e Vivian Brune/Divulgação
Créditos: Bárbara Becker e Vivian Brune/Divulgação
Mas as arquitetas residentes em Curitiba Bárbara Becker e Vivian Brune querem mudar essa triste realidade dos lotes vazios que acabam gerando mais insegurança e se tornando um desperdício de investimentos urbanos. A ideia do projeto Vazios Urbanos , originalmente criada para a Expo Arquitetura para Curitiba, é levar atividades temporárias, como cinema, exposições e música, para essas áreas. Também participaram da concepção do projeto a arquiteta Maria Fernanda Fabro, e as estudantes Iara Arantes Capassi, Ingrid Schmaedecke, Luisa Padilha de Carvalho, Marina Barancelli e Andressa Gral.
“A disponibilidade de áreas vazias na cidade é um potencial, pois, enquanto não são ocupadas, podem servir de áreas de recreação e lazer da população, agindo como um parque ou praça. Cada lote vazio possui o potencial de receber um evento, definido de acordo com as suas características. A duração e o tipo do evento variam de acordo com o público envolvido e terreno ocupado”, explica a dupla.
Ao todo foram realizadas quatro intervenções na cidade em áreas distintas, como cinema ao ar livre, jardim urbano, galeria a céu aberto e evento com música.
Agora, até a Prefeitura de Curitiba se encantou com a ideia e está estudando a possibilidade isentar os proprietários dos terrenos participantes com IPTU progressivo para começar a implementar a ideia. As arquitetas frisam que agora estão desenvolvendo uma maneira de reproduzir a ideia em larga escala. Até o segundo semestre do ano que vem mais novidades devem ser anunciadas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!