Arquitetura

Alejandro Aravena libera projetos de habitação popular para uso livre e gratuito; faça download

HAUS
12/04/2016 01:00
Thumbnail

Moradias de Villa Verde, no Chile, construídas em 2013 e projetadas por Aravena. Foto: Elemental/Divulgação

O arquiteto chileno Alejandro Aravena, curador da Bienal de Veneza 2016 e ganhador do prêmio Pritzker deste ano, liberou quatro projetos de habitação popular de autoria de seu escritório, o Elemental, para utilização livre e gratuita. Os arquivos podem ser baixados aqui.
LEIA MAIS
Isso significa que quatro dos mais famosos projetos populares do recém ganhador do Pritzker podem ser utilizados e adaptados de forma livre por qualquer pessoa.
Ao todo, seu escritório já concebeu mais de 2,5 mil unidades de habitações de baixo custo social, que se destacam também por serem construções inteligentes. Elas foram projetadas de modo que, se o cliente desejar, a residência pode ser ampliada no futuro, de acordo com sua necessidade e possibilidade financeiras.
O anúncio foi feito em um debate na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, do qual o arquiteto chileno participou. Para Aravena, os arquitetos devem trabalhar juntos para responder ao desafio das ondas migratórias. Ele defende ainda que, com a liberação de seus projetos, não existe mais desculpa para que os governos não invistam em bons projetos de moradia popular.
A marca registrada de Aravena é a arquitetura com viés social, como a propalada também pela heroica geração modernista brasileira de João Batista Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.
De acordo com o escritório do arquiteto, em 2020 cerca de 1 bilhão de pessoas estarão vivendo abaixo da linha da pobreza nas grandes cidades, o que impõe aos governos o desafio de construir habitações em larga escala. A ideia também é que os projetos sirvam como estudo e inspiração para outros arquitetos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!