Arquitetura

Antigo aeroporto nazista vai se tornar maior campo de refugiados da Alemanha

Luan Galani
01/03/2016 01:00
Thumbnail

Aeroporto de Tempelhof foi construído em 1927, reconstruído de maneira monumental pelo governo nazista nos anos de 1930, e agora abrigará mais de 7 mil refugiados. Foto: Dezeen/Reprodução

Considerado o maior parque público de Berlim, o antigo Aeroporto de Tempelhof vai passar por reformas para abrigar sete mil refugiados na capital alemã.
A ação foi aprovada pela administração municipal, que precisou encabeçar uma mudança na legislação, e foi anunciada como “a única maneira de evitar a transformação de refugiados em moradores de rua”.
Desde o ano passado o aeroporto já estava fechado ao público para garantir a segurança dos 1,2 mil refugiados abrigados no local.
O antigo aeroporto tem uma história tão cheia de mudanças quanto Berlim. Tempelhof foi construído em 1927 e reconstruído pelo governo nazista nos anos de 1930 em uma escala monumental. Mais tarde, logo depois do fim da 2ª Guerra Mundial, o aeroporto se tornou o centro de recebimento de suprimentos dos aliados quando a União Soviética bloqueou as ligações por trem e rodovias com a Berlim capitalista.
Até hoje os terminais só estavam sendo usados para sediar grandes eventos, como concertos, exibições e feiras. Depois do anúncio, cinco estruturas temporárias serão construídas, como também uma área esportiva, escolas e outras instalações. Porém, a nova lei aprovada também prevê a destruição dessas mesmas estruturas até 31 de dezembro de 2019.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!