Arquitetura

Aprenda a evitar dores de cabeça na hora de reformar

Jonathan Seronato
22/10/2015 16:09
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Pintar e trocar o piso, por exemplo, não é tão simples como parece. Na hora de reformar a casa é imprescindível que o morador saiba exatamente o que ele quer mudar para que o as alterações cheguem ao resultado esperado, evitando frustrações.
Katalin Stammer é designer e arquiteta e recomenda que a presença de um profissional é de grande ajuda e, acima de tudo, é importante que o agente das mudanças tenha conhecimento de qual a proporção dessa intervenção no ambiente. “No geral iniciamos o trabalho procurando entender o objetivo final esperado. É necessário avaliar se será necessária intervenção como quebra de paredes, troca de revestimentos ou ajustes de elétrica e hidráulica, por exemplo. Nesse caso não é possível trabalhar sem um profissional habilitado e que se responsabilize pela obra”, diz a profissional.
Além de um profissional especializado, é importante calcular o tempo de toda a reforma.
Além de um profissional especializado, é importante calcular o tempo de toda a reforma.
Recomenda-se também que a pessoa esteja ciente de que atrasos e imprevistos podem acontecer, e por isso, é importante que o morador tenha em mente o prazo calculado multiplicado por dois para ter uma margem de conclusão e evitar qualquer tipo de incômodo.
Para Viviane Andrade, gerente de vendas da Asul Brasil Mudanças e Transportes, contratar uma empresa especializada para desmontar, transportar e armazenar a mudança, faz toda a diferença. Segundo ela, todo cuidado com os móveis nunca é demais. “O encaixotamento depende de cada item. Para evitar o stress, o morador precisa contatar uma empresa com uma equipe qualificada para não danificar os móveis. Além disso, para quem pretende reformar apenas um cômodo, há a possibilidade de colocar os móveis em um guarda móveis, um ambiente com vigilância 24 horas que garante a segurança de todos os pertences”, conta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!