Arquitetura

Aproveite todos os espaços

Daliane Nogueira
20/08/2010 03:14
Thumbnail

Espaço para banheira e iluminação em led se destacam no projeto da Bentec

Somente a bancada ou pequenos armários não costumam ser suficientes para acomodar todos os itens de higiene e os cosméticos que precisam estar à mão no banheiro. Para atender essa necessidade, a maioria das marcas de móveis planejados oferece soluções para esse ambiente da casa.
Os projetos incluem principalmente um balcão abaixo da pia, com gavetas e prateleiras. Pode-se incluir, também, armários na parte superior, com portas de espelho.
A linha de móveis para banheiros e lavabos deve levar em consideração o tipo de cuba, metais e outros acessórios escolhidos. “O ideal é que os elementos decorativos e os revestimentos, como pastilhas e o piso, sejam pensados no mesmo momento que se está desenvolvendo os móveis, para que tudo combine com perfeição”, afirma a arquiteta Carla Kiss.
Os acabamentos usados em cozinhas, salas ou quartos podem estar nos banheiros, dando origem a projetos que incluem painéis, iluminação embutida e outros itens. Com as diferentes opções de cores e padrões à disposição, é possível criar banheiros clássicos, rústicos e modernos, variando as cores dos móveis.
“Os móveis para banheiro precisam ser funcionais e confortáveis, levando em consideração a circulação e a segurança para o usuário”, destaca o franqueado da New Móveis Planejados em Curitiba, Roberto Bosa. A marca é especialista em projetos para apartamentos compactos, onde o aproveitamento de espaço é muito importante. “Um móvel bem projetado no banheiro significa economia de espaço no armário do quarto, por exemplo. Daí a importância do planejamento do todo em um apartamento pequeno”, diz.
Quem dispõe de um banheiro amplo pode ousar mais no projeto. Se o desejo for ter uma banheira no local, pode-se incluir um móvel para abrigar a peça. Ele funciona com uma moldura para a banheira, que pode ser de louça, vidro ou um ofurô. “A banheira ganha destaque e o banheiro fica ainda mais confortável”, diz Rubia Hübner, designer de interiores da Bentec Curitiba.
Ela explica que os direcionadores para definir o valor dos móveis planejados para banheiro são os acabamentos. “Quanto mais iluminação, vidro e detalhes nas ferragens, mais caro ficará. Mas é possível ter um gabinete com itens essenciais a partir de R$ 1,5 mil”, afirma Rubia.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!