Arquitetura

Premiado escritório de Curitiba assina projeto de galerias em bairro nobre de SP

Sharon Abdalla
18/04/2018 14:09
Thumbnail

Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo

As galerias de arte de Curitiba SIM e Simões de Assis inauguraram no último dia 7 de abril suas primeiras filiais. Localizadas em São Paulo, elas ocupam um imóvel no coração dos Jardins, a uma quadra da Oscar Freire, e levam para terras paulistanas o mesmo conceito que norteia as duas casas curitibanas: um projeto minimalista que destaca as obras de arte contemporânea brasileira e internacional.
Fotos: Sérgio Guerini
Fotos: Sérgio Guerini
“Nós temos uma participação no mercado de São Paulo há muitos anos por meio da nossa presença nas principais feiras da cidade. [Abrir as galerias aqui] foi uma forma de estarmos ainda mais presente [e próximos] dos colecionadores e instituições com as quais temos trânsito, como o Masp [ Museu de Arte de São Paulo], a Pinacoteca e o Instituto Tomie Ohtake”, conta o marchand Waldir Simões de Assis Filho. Ele destaca, ainda, que a presença na capital paulista segue a proposta das galerias de dar visibilidade aos seus artistas.

As galerias

Assim como na sede curitibana, a SIM e a Simões de Assis estão localizadas no mesmo endereço em São Paulo (Rua Sarandi, 113). As galerias ocupam um imóvel de dois pavimentos e 650 m² que foi totalmente reformado para receber suas instalações.
“O maior trabalho foi de limpeza e demolição de estruturas com o objetivo de tornar o espaço o mais limpo possível para receber as obras e exposições. A ideia é a de que ele funcione como um pano de fundo, para que quem apareça sejam as obras”, explica o arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda, do Arquea Arquitetos, escritório que assina o projeto.
x
x
Desta limpeza, saíram peças de mobiliário, divisórias e revestimentos laminado e de madeira nos pisos, que foram padronizados com acabamento de cimento queimado. A iluminação combina luzes diretas e difusas, que “lavam” as paredes na cor branca ao mesmo tempo em que destacam as obras.
LEIA MAIS 
A fachada, na cor branca, segue a mesma proposta minimalista. “O branco é uma cor que muda e reflete como está a cidade. Se o dia está mais cinzento, ele já não será tão branco. No final da tarde, fica com um tom alaranjado. Ou seja, ele traz um pouco da mudança que a arte representa”, destaca Lacerda. A parte superior da fachada ainda é revestida por telhas metálicas também pintadas de branco. Com pequenos recortes, elas trazem movimento à fachada e destacam o prédio em relação aos vizinhos.
x
x
O acesso às galerias se dá por uma grande porta de vidro (de 2,2 m de largura x 2,6 de altura), que se abre sobre um platô. “Ele funciona como um espaço de transição, de descobrimento das galerias”, explica o arquiteto. Isso porque a estrutura está acima do nível da área de exposição da SIM Galeria, no primeiro piso, e dá acesso à escada que leva à Simões de Assis Galeria, que ocupa o segundo piso do imóvel.
Traineis (sistema modular deslizante) de aço e tela aramada complementam o projeto. Ao mesmo tempo em que guardam as obras, eles permitem aos visitantes se surpreenderem com a beleza das telas que não estão expostas nas paredes das galerias. “O projeto foi baseado na simplicidade. Ele tem beleza e elegância em uma linguagem moderna”, resume Lacerda.
x
x

Exposições

Para marcar a inauguração, as galerias apresentam exposições paralelas e simultâneas que podem ser visitadas até o próximo dia 19 de maio. Na SIM Galeria, a mostra “Zonas de Gatilho” traz obras assinadas pela fotógrafa francesa radicada em São Paulo Julia Kater. “Ela tem um trabalho prestigiado e é representada com exclusividade pela galeria”, destaca Waldir Simões de Assis Filho.
A Simões de Assis, por sua vez, apresenta obras do artista uruguaio Carmelo Arden Quin. “É uma exposição [com caráter] museológico, pois reúne obras da década de 1940 até os anos 2000. É um artista que tem obras expostas nas principais coleções do mundo”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!