Arquitetura

Arquiteta brasileira vai construir capela para o Vaticano em bienal

HAUS
23/03/2018 10:30
Thumbnail

A arquiteta carioca Carla Juaçaba foi convidada para assinar uma das capelas que marcarão a participação do Vaticano na 16ª. Bienal de Arquitetura de Veneza. A proposta dela é conceitual e toda feita em metal e concreto. Imagem: Carla Juaçaba / Divulgação

A arquiteta brasileira Carla Juaçaba foi convidada a integrar uma seleção de dez profissionais de todo o mundo para projetar uma das Capelas  que marcará a primeira participação do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza. A 16ª. edição do evento acontece entre os dias 26 de maio a 25 de novembro de 2018. Carla ganhou destaque ao assinar o pavilhão Humanidade 2012 durante o Rio+20, em parceria com Bia Lessa.
Vista aérea de como ficará a Capela proposta pela arquiteta brasileira Carla Juaçaba.<br>Imagem: Carla Juaçaba / Divulgação
Vista aérea de como ficará a Capela proposta pela arquiteta brasileira Carla Juaçaba.<br>Imagem: Carla Juaçaba / Divulgação
MAIS SOBRE ARQUITETURA BRASILEIRA
A capela projetada pela profissional está integrada entre as águas e as árvores de Veneza, com a vegetação do entorno completando o espaço interior da estrutura. O espaçamento entre as copas das árvores e a visão do céu, funcionam como o teto da capela, em um projeto sensível e poético.
A arquiteta Carla Juaçaba. Foto: Divulgação
A arquiteta Carla Juaçaba. Foto: Divulgação
Estruturalmente, são quatro vigas de seção quadrada de 12 por 12 centímetros e com 8 metros de comprimento, que formam o conjunto: uma cruz em pé, e uma cruz deitada. Uma delas é um banco, a outra a cruz. O conjunto é construído sobre dormentes de concreto a cada metro, elevando a capela do chão. Já as vigas são feitas em aço inox polido, transformando-as em espelhos que refletem o entorno: a Capela pode desaparecer num certo momento dependendo dos reflexos do sol e das árvores.
Perspectiva da capela conceitual criada por Carla Juaçaba. Imagem: Divulgação
Perspectiva da capela conceitual criada por Carla Juaçaba. Imagem: Divulgação

Outros nomes

A lista dos selecionados inclui arquitetos estrelados como os premiados com o Pritzker (o “nobel” da arquitetura) Eduardo Souto de Moura (Portugal) e Norman Foster (Inglaterra); além dos sul-americanos Smiljan Radic (Chile) e Javier Corvalán (Paraguai). A seleção se completa com Flores & Prats (Espanha), Francesco Celini (Italia), Sean Godsell (Australia), Andrew Berman (Estados Unidos) e Teronobu Fujimori (Japão). A curadoria ficou a cargo de Francesco Dal Co, crítico e historiador de arquitetura e desde 1996 editor da revista Casabella.
As capelas serão construídas e dispostas para visitação pública na Isla de San Giorgio Maggiore, ao lado da famosa basílica do arquiteto Andrea Palladio, de 1573. A intenção do Vaticano é que sejam desmontadas ao final da Bienal, e reconstruídas nas comunidades italianas que sofreram com os terremotos dos últimos dois anos.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!