Arquitetura

Arquiteta curitibana propõe nova solução para conjuntos habitacionais de Manhattan

Luan Galani
30/09/2016 22:52
Thumbnail

Imagem: Barbara Becker/Divulgação

Os conjuntos habitacionais Manhattan Ville marcam o norte da ilha de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Só que a arquitetura das torres residenciais desenvolvida de 1930 a 1980 só reforça o isolamento dos habitantes, a segregação e os problemas sociais.
Transformaram-se em meros lugares de passagem que não oferecem atrativos para os pedestres nem para seus moradores. Isso porque, quando foram concebidos, o objetivo era erradicar as favelas e as ruas não eram encaradas como um lugar desejável de estar.
Ao perceber essa incoerência, a arquiteta curitibana Barbara Becker debruçou-se sobre o problema durante seu mestrado em arquitetura na Parsons The New School, sob orientação de David Lewis e Paul Goldberger, e propõe uma intervenção que reverteria a atual lógica do espaço.
A ideia consiste em reativar os térreos das edificações, criando áreas de convivência que sejam convidativas para todos.
Para isso, a ideia é liberar espacialmente as bases das torres, deixando somente as colunas estruturais, e investir em novos volumes (tanto no entorno quanto sobre as torres), caminhos de ligação (atualmente não existe calçada, somente grama interligando os conjuntos) e pequenos bolsões de parque.
Nesses novos espaços revestidos em metal, lugares para pequenos comércios, livrarias e bibliotecas, por exemplo, para a máxima interação entre o espaço construído e o público, abrindo o local para a cidade.
Imagem: Barbara Becker/Divulgação
Imagem: Barbara Becker/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Estilo excêntrico domina nova mansão de Lady Gaga

Aprenda a despertar os cinco sentidos dentro de casa

Conheça em detalhes o Palácio da Alvorada: nova residência da família Temer

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!