Arquitetura

Arquitetos brasileiros criam casa sustentável que fica pronta em duas semanas

HAUS
24/11/2016 11:54
Thumbnail

O escritório Estúdio Flume teve como inspiração comunidades no Maranhão que sofrem com períodos de seca e com o calor. A ideia é que as casas estimulem os reservatórios de água da chuva e sejam de montagem rápida, pela própria comunidade. Imagem: Estúdio Flume / Divulgação

Um protótipo de construção de baixo custo para pequenos produtores do Estúdio Flume foi o vencedor da edição 2016 do prêmio Call for Solutions, promovido pela Fondazione Giacomo Brodolini, da Itália.
Participaram projetos de todo o mundo e critérios como o potencial para a criação de impacto positivo, o envolvimento entre comunidade local e ecossistema e a potencialidade de replicação foram levados em consideração. O projeto entrará agora em um período de incubação de 3 meses para ser desenvolvido.
Casa feita em madeira extraída de forma sustentável é modular e pode ser replicada facilmente.<br>Imagem: Estúdio Flume / Divulgação
Casa feita em madeira extraída de forma sustentável é modular e pode ser replicada facilmente.<br>Imagem: Estúdio Flume / Divulgação
O projeto brasileiro foi escolhido por oferecer um primeiro passo para desenvolver indivíduos e comunidades autossustentáveis e auxiliar na erradicação da pobreza em sua origem.
A equipe do Estúdio Flume observou as diversas funcionalidades do Babaçu, planta comum em regiões de forte êxodo rural, como no Maranhão, que oferece a madeira que reveste e protege a construção e serve como base para atividades econômicas como a extração de óleo e a fabricação de sabão. A ideia é que, quando levado para outras regiões do país, a madeira a ser usada seja a mais abundante no local e possível de ser trabalhada de forma sustentável.
Para Noelia Monteiro, uma das arquitetas do Estúdio Flime, a grande deficiência das habitações sociais é apenas oferecer uma moradia, mas não a garantia para que as famílias mantenham suas casas. Veio daí a ideia de investir na criação de uma comunidade que favoreça a geração de renda.  Assinam o projeto junto dela os arquitetos Christian Teshirogi e Julia Marini.

Detalhes do projeto

Ventilação eficiente e captação da água da chuva estão entre as características do projeto.<br>Imagem: Estúdio Flume / Divulgação
Ventilação eficiente e captação da água da chuva estão entre as características do projeto.<br>Imagem: Estúdio Flume / Divulgação
São 3 os pilares do protótipo: o uso de matérias-primas locais, de fácil acesso e baixo custo; agilidade na construção, que leva duas semanas e é modular, permitindo o crescimento das unidades e sua fácil replicação e o armazenamento de água das chuvas durante a estação úmida.
São previstos 46 metros quadrados de uma estrutura que fica acima do nível do chão para favorecer a ventilação. A cobertura do abrigo é dupla, criando colchões de ar para deixar o espaço mais fresco.
Replicar as casas poderá ser uma função para a própria comunidade, uma vez que a intenção do projeto é capacitar os moradores para que aprendam a montagem.
Para a captação da água da chuva, há vigas em “V” que direcionam o líquido para um reservatório. A ideia é que os produtores tirem proveito da situação de chuvas irregulares ao longo do ano e possam seguir com a plantação no período de seca.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!