Arquitetura

Casa no interior do PR é a primeira do estado com certificação sustentável

Aléxia Saraiva
07/03/2018 22:00
Thumbnail
A Casa Onda, localizada na cidade de Castro, foi a primeira do Paraná a ser certificada com o Nível Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Casa, referência nacional para construções residenciais sustentáveis. O projeto é assinado por Monica Menarim Requião, do escritório Menarim Arquitetura, com sede também em Castro. O selo já premiou oito edificações no Brasil, das quais apenas uma fica na região sul. A construção da Casa Onda ficou a cargo da Construtora Greenwood, com sede me Curitiba.
A Greenwood, construtora responsável pela Casa Onda, também ganhou a certificação. Foto: Menarim Arquitetura
A Greenwood, construtora responsável pela Casa Onda, também ganhou a certificação. Foto: Menarim Arquitetura
A arquiteta explica que desde o princípio o projeto foi pensado para ser aplicado para a certificação, já que, para garantir o selo, é fundamental comprovar através de fotos e documentos todas as soluções sustentáveis apresentadas ao longo da construção. “A Casa Onda foi criada para que se tornasse autossustentável e energeticamente mais produtiva“, conta ela.
A casa de 580 m² foi desenhada para acomodar uma família de quatro pessoas. Com dois andares, ela é equipada com três suítes, um espaço integrado que serve como sala de jantar, sala de estar e cozinha e uma área de lazer. O terreno tem um total de 1.600 m².
Espaço integrado é sala de jantar, sala de estar e cozinha. Foto: Menarim Arquitetura
Espaço integrado é sala de jantar, sala de estar e cozinha. Foto: Menarim Arquitetura

Como funciona a avaliação

Oito dimensões são levadas em consideração pelo Comitê Técnico da instituição na avaliação da edificação: implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ar interno, requisitos sociais, inovação no projeto e ainda créditos regionais, que variam de acordo com a localização da casa.
Cada dimensão engloba uma série de soluções sustentáveis que devem ser comprovadas ao comitê após a entrega da construção. Uma quantidade de pontos é concedida a cada solução apresentada, que ao final do processo são somados e podem classificar a residência em quatro níveis: Verde, Prata, Ouro e Platinum. 

Soluções

Algumas das principais saídas apontadas por Menarim são relativas à água, à energia e ao reaproveitamento de lixo. Mais de 50% da energia elétrica consumida na casa é gerada no próprio local, através de placas fotovoltaicas que captam a energia solar. Além disso, a casa tem duas caixas d’água de 5 mil litros para armazenar e reaproveitar a água pluvial para limpeza geral e externa.
Foto: Menarim Arquitetura
Foto: Menarim Arquitetura
LEIA MAIS
No entanto, o cuidado com o meio ambiente ao longo da construção é fundamental. “No começo da obra, a gente já comprou a primeira caixa d’água da casa para reaproveitar água do próprio canteiro de obras”, explica Monica. Ela também conseguiu manter zerado o nível de lixo destinado a aterro sanitário. “Foi tudo 100% reaproveitado, e ainda sem custo. A gente fez baias no próprio canteiro, e só usou caçamba na fase final. Foi bem gratificante”, comenta.
Ela aponta ainda outras escolhas sustentáveis que contaram pontos na certificação. Plantas regionais escolhidas para o jardim, a escolha de revestimentos com base em marcas que já têm políticas sustentáveis, o direcionamento da casa para o norte, otimizando a luz natural e o uso do sistema construtivo em Steel frame, por ter baixo impacto ambiental.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!