Arquitetura

Esquecida por anos, única casa de Vilanova Artigas em Londrina será reformada

Sharon Abdalla
28/01/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Google Maps/Reprodução

Fechada durante anos e alvo de vandalismo, a residência Milton de Menezes, única casa assinada pelo mestre Vilanova Artigas em Londrina, ganhará vida nova. Uma reforma, encampada pela jornalista e empresária Denise Gentil, promete devolver o icônico imóvel à cidade até o final de março, data prevista para que ele receba as instalações da Ciranda, loja de música, literatura e brinquedos de sua propriedade.
“Estamos no 13º ano da loja e o objetivo era mudá-la de endereço visando sua ampliação. Um amigo ligado aos temas do patrimônio sugeriu a possibilidade de mudarmos para esta casa. Além de uma loja de brinquedos, somos um espaço cultural, o que [casou] com toda a história e afetividade do imóvel”, conta Denise.

A casa

Construída no início da década de 1950 para o então prefeito de Londrina Milton de Menezes, a casa foi a primeira de arquitetura modernista e o único projeto residencial assinado por Artigas na cidade. “O prefeito Milton foi quem trouxe o Artigas, e as construções modernas, para Londrina”, lembra Denise. Outras obras que levam a assinatura do mestre da arquitetura moderna na cidade são a antiga rodoviária, a Casa da Criança e o Cine Teatro Ouro Verde. “Tudo isso trouxe um ar de modernidade que Londrina e restante do interior não tinham”, completa a empresária.
Com 300 m² de área e ocupando um terreno com o dobro deste tamanho, a casa Milton Menezes traz na fachada as características que marcam o trabalho de Artigas. Entre elas estão os rasgos em vidro do chão ao teto e o telhado “borboleta”, no qual as águas correm para o centro do imóvel.
A finalidade comercial para a qual a casa foi destinada fez com que muitos desses traços se perdessem em seu interior. Originalmente, a planta trazia os ambientes de serviço, como a cozinha, com metragens menores das praticadas a época, e destacava a integração e amplitude dos espaços sociais.
“Algumas paredes já foram derrubadas e o piso, que antes era de taco, foi substituído por cerâmica. Não vamos reverter as transformações que já foram feitas no imóvel, mas iremos manter tudo o que resta de original, como os azulejos”, conta Denise. Ela lembra que a obra tem como finalidade a reforma e adequação do espaço para as atividades da loja, e não o restauro do imóvel. “Não tenho cacife para realizar uma obra de restauro. A casa é listada [como patrimônio material de Londrina], mas não é tombada pelo município’, completa.

Memória

Além de reformar o imóvel, Denise conta que a “nova” Ciranda terá um espaço destinado à preservação e divulgação da história da casa e do trabalho que Vilanova Artigas desenvolveu em Londrina. A reforma ainda está sendo registrada pelo jornalista e professor universitário Luciano Pascoal e servirá de base para um documentário sobre o trabalho realizado pelo arquiteto na cidade.
“Essa casa rompeu alguns paradigmas na cidade. Ela está muito presente na memória afetiva das pessoas. Em uma das primeiras vezes em que a abri, um rapaz chegou, pôs as mãos na cintura, bravo, e falou: ‘vocês sabem que esta casa é do Artigas, né?’. Brinco que vou colocar um banco aqui fora para escutar as histórias que os passantes têm com e sobre ela”, completa Denise.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!