Arquitetura

Casas dobráveis e construídas em apenas seis horas. Elas existem!

Aléxia Saraiva
10/12/2017 20:00
Thumbnail
Uma casa em versão miniatura, dobrável e possível de ser construída em 6 horas é o novo sistema de construção criado pelo arquiteto Renato Vidal. O objetivo do projeto é facilitar a habitação em alojamentos temporários, como em eventos esportivos, feiras ou em casos de desastres naturais. São 5 módulos diferentes, que variam de 27 m² a 84 m², e podem abrigar de uma pessoa a uma família inteira. Os módulos podem ser personalizados e integrados um a outro, de modo que as construções não têm limite de tamanho.
O projeto leva o nome de M.A.Di., sigla em italiano para “módulo de habitação desdobrável”. Resistentes a terremotos, as construções têm impacto ambiental reduzido, pois são construídas em madeira, são 100% reutilizáveis e não precisam ser ancoradas quando o solo é regular. Além disso, painéis solares podem ser adicionados aos módulos, fazendo com que elas funcionem de maneira independente.

Personalização e conforto

Os cinco módulos disponíveis variam em preços e tamanhos, mas todos contam com dois andares. O mais simples tem 27 m², e custa cerca de R$ 110 mil. O maior, feito para abrigar famílias, tem 84 m² e custa R$ 240 mil. Todos os projetos podem ser integrados, criando tanto ambientes maiores como permitindo adicionar mais andares.
Cada módulo inclui banheiro, encanamento, instalações elétricas e sanitárias, sistema de aquecimento e escada. O prazo para entrega é de 60 dias após a aprovação do projeto final, além de entrega e instalação gratuitas para locais em um raio de 200 km da fábrica.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do projeto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!