Arquitetura

Cobrir, decorar e proteger

Gazeta do Povo
16/04/2010 03:30
Thumbnail
Responsáveis por imprimir à construção o jeito de ser de seus moradores, os revestimentos têm também uma função construtiva de proteger os elementos estruturais da obra e auxiliar na vedação, como isolante térmico. “A estética acaba sendo o fator que encanta, mas o aspecto construtivo deve ser bem pensado pelo profissional que responde pela decoração”, lembra a arquiteta e proprietária da Solarium Revestimentos, Ana Cristina de Souza Gomes.
Ao escolher revestimentos parte-se do gosto pessoal por um tipo de acabamento, cerâmica, madeira, pedras, entre outros. É preciso considerar a cor, textura, tamanho, resistência mecânica, nível de absorção de água, além das tendências da decoração e a combinação com os móveis.
Cada cômodo da casa, pede tipos diferentes de revestimentos.
Em banheiros, cozinhas e áreas de serviço usa-se revestimentos frios, de cerâmica ou porcelanato. “Nos quartos e nas salas é possível usar a madeira, natural ou laminada, as pedras, os pisos cimentícios, vinílicos e os porcelanatos, cada vez mais requisitados em todos os ambientes. Tudo depende de como a decoração final será composta”, afirma a arquiteta Luzia Kaimoto.
As paredes podem contar com a beleza das pastilhas de vidro ou cerâmica e dos painéis feitos com placas de madeira, filetes de pe­­dras, entre outras opções.
Mais uma dica da arquiteta para escolher o piso é pensar no clima que se deseja para o local. Os tons delicados conduzem para uma atmosfera suave, já materiais brilhantes e cores fortes agradam quem gosta de ambientes modernos. “A mistura de materiais é permitida, desde que seja bem dosada. Uma sala pode, por exemplo, ter madeira e pedra natural”, diz.
Resistência
Um ponto determinante para a compra de um revestimento é a resistência do material. Os produtos cerâmicos, os porcelanatos e as pedras naturais têm um índice específico que deve ser indicado pelo fornecedor para que se aplique o produto de acordo com o uso. No caso dos laminados de madeira há uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os pisos de madeira natural não possuem normas nacionais regulamentadas, há apenas um selo da Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM).
Algumas peças não suportam umidade e não podem ser usadas em áreas externas, outras são específicas para parede. “Se o produto não for usado no local correto, corre-se o risco de o material desgastar antes do tempo”, diz Daniel Scandian, diretor do site MadeiraMadeira, loja virtual que oferece mais de seis mil itens de revestimento. “Outro ponto importante é a correta colocação e o uso de colas ou argamassa e rejunte de qualidade. Nos preocupamos em manter uma lista de instaladores, dos diferentes tipos de revestimentos, de várias regiões do país. A mão de obra especializada ga­­rante a durabilidade do produto”, comenta.
Perfil
Para quem não tem ideia de qual tipo de piso irá utilizar, a maioria das marcas e lojas tem ambientes montados para que se possa visualizar como os produtos ficarão após a instalação. “É um bom começo. Outra dica é pensar na necessidade da família”, diz Luzia.
Solteiros, famílias pequenas, com idosos, crianças e mesmo a presença de animais de estimação pedem diferentes tipos de revestimento. “Para os solteiros ou casais sem filhos que moram em espaços menores, a funcionalidade e praticidade é importante. Os pisos de tons claros dão a sensação de ampliação dos espaços”, comenta. Para as casas que abrigam famílias maiores, que circulam mais nos ambientes, é válido pensar na durabilidade e na segurança dos idosos, com opções antiderrapantes. “Quando os bichos de estimação têm liberdade para circular pela casa, é me­­lhor evitar pisos que possam manchar e riscar com facilidade”, recomenda.
O Guia Casa mostra algumas opções que a indústria de revestimentos oferece para os consumidores. Muitos produtos apresentados nas próximas páginas foram selecionados pela reportagem da Gazeta do Povo na 8.ª Revestir, uma das mais importantes feiras do setor, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de março. Os lançamentos nesse mercado são muitos e para todos os gostos e bolsos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!