Arquitetura

Confira as respostas do quiz de aniversário de Curitiba

HAUS
21/03/2017 17:21
Thumbnail

Crédito: Guilherme Paixão/Gazeta do Povo

Agora você pode ver todas as construções e elementos da cidade que destacamos em nosso teste do aniversário de 324 anos de Curitiba. A ordem de aparecimento é a mesma do quiz. Se você ainda não testou sua curitibanice arquitetônica, clique aqui antes de prosseguir. Para ampliar as fotos, é só clicar sobre elas.

Questão 1

Os recortes de pedra que decoram nosso chão são quebra-cabeças que destoam das montagens tradicionais do mundo oriental e refletem a cultura de diferentes épocas da cidade. A gente conta essa história em detalhes na matéria Petit-pavé: o mais subversivo dos mosaicos.

Questão 2

A estátua homenageia um dos animais mais queridos que Curitiba já teve, o cavalo Baiano da Dona Hermínia. Confira a história completa aqui.

Questão 3

A coluna de ferro da Casa Glaser já foi tema de duas reportagens nossas. Em Colunas de ferro fundido sustentam a Curitiba de antigamente, mostramos como o ferro se tornou a pedra angular da arquitetura do século 19. E na matéria Venha para a Comendador Araújo: rua multiuso, com palácios e prédios moderninhos, apontamos a diversidade da rua e a casa.

Questão 4

O engenheiro Baeta de Faria assina o principal prédio da UFPR. Contamos a história da construção aqui e aqui.

Questão 5

Projetado pelo maior nome da arquitetura brasileira, MON passou por várias mudanças até se estabelecer como maior museu de arte da América Latina. Veja aqui detalhes e curiosidades do projeto histórico do MON.

Questão 6

O prédio da antiga farmácia tem um dos relógios mais curiosos de Curitiba: o marcador que se baseia na luz do sol (justo em Curitiba!) fica na Praça Tiradentes e foi instalado no século 19. Projetada pelo engenheiro Gottlieb Wieland, a construção contou com conceitos alemães de engenharia. A gente conta os detalhes aqui.

Questão 7

Tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, o Teatro Guaíra foi levantado na década de 1950 pelo engenheiro modernista Rubens Meister, em função da comemoração do centenário de emancipação política do estado. Contamos parte de seu último capítulo aqui.

Questão 8

Maior reservatório de água da cidade funciona desde início do século passado e tem estrutura que mistura estilos eclético e Art-Noveau. Saiba como é o interior da construção e toda sua história, clicando aqui.

Questão 9

Fino como uma folha de papel, o Edifício Soft Premium parece até que vai sair dançando pelo vento a qualquer rajada mais forte. Faça o teste. Quando passar pela Rua Padre Anchieta, onde ele se ergue sobre o Terminal Campina do Siqueira com quase 60 metros de altura, tente abraçá-lo. Com um abraço e meio, o gigante magrinho retribui a gentileza e prova que é a construção mais estreita de Curitiba. Uma medição rápida comprova: são 3,5 metros de largura. Saiba mais sobre esse edifício e alguns outros mais aqui.

Questão 10

Teatro Paiol tem mais de 140 anos. Virou símbolo da Fundação Cultura de Curitiba e foi revitalizado pelo arquiteto Abrão Assad, que é mais conhecido por desenhar Curitiba como a reconhecemos hoje. Contamos a história do arquiteto aqui.

Questão 11

O bairro mais italiano da cidade conserva edificações construídas com o estilo encontrado do outro lado do Atlântico. Confira nosso roteiro com um lado arquitetônico típico do lugar.

Questão 12

Um dos maiores parques de Curitiba, o Barigui era para estar canalizado. “Sempre houve muito lobby para construir grandes obras para as empreiteiras. Tinha um projeto, que está nos arquivos da prefeitura, de canalização do rio Barigui. Iam gastar uma fábula de dinheiro. Os empreiteiros vinham e se ofereciam para arrumar dinheiro em vários ministérios”, lembra Osvaldo Navaro, ex-presidente do Ippuc. “Mas graças ao engenheiro Nicolau Klüppel, que vai direto para o céu, descobriu-se que era melhor deixar os rios como eles estavam e fazer parques, que ajudam na drenagem da água e são um espaço de convivência.” Mesmo depois de 40 anos da experiência, a experiência continua atual. Saiba mais aqui e aqui.

Questão 13

Obras tradicionais e grandes painéis de grafite transformam nossa relação com as ruas e dão mais vida à cidade. Confira nosso roteiro de 10 murais incríveis para prestar atenção.

Questão 14

A Santos Andrade tem mais estátuas do que você imagina. De bustos, passam de 10. Veja nossa reportagem que destaca algumas personalidades.

Questão 15

A obra de Rogério Dias é vasta e sempre surpreendente. Confira nossa seleção de murais incríveis para admirar em Curitiba.

Questão 16

A icônica Rua 24 horas foi projetada pelo arquiteto Abrão Assad, que também é conhecido pelo fechamento da Rua XV nos anos de 1970 na gestão Jaime Lerner. Conheça a história da rua e de seu criador aqui.

Questão 17

Diversos prédios residenciais do Alto da XV são a expressão mais moderna da cidade. Conheça a história do Edifício Guadalajara e de outros tantos aqui.

Questão 18

Poucos sabem, mas o nome oficial do Jardim Botânico é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. Ele foi inaugurado em 5 de outubro de 1991 e recebeu o nome da urbanista que ajudou a conceber o planejamento urbano da capital paranaense. Dos seus 178 mil m², 40% corresponde a um bosque de preservação permanente, com araucárias centenárias e nascentes formadoras dos lagos. A estufa de ferro e vidro é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e o jardim segue o estilo francês, com canteiros geométricos.

Questão 19

O Passeio Público é mais idoso do que aparenta. Soma 130 anos e já foi palco de muitos acontecimentos importantes da cidade. Hoje é um Frankstein arquitetônico querido por todos. Veja a história completa aqui.

Questão 20

Mesquita de Curitiba é um dos pouquíssimos lugares do mundo em que as duas correntes do islamismo rezam lado a lado. Veja os causos completos da construção aqui, e nosso ensaio fotográfico aqui.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!