Arquitetura

Sexta-feira Santa: além da Catedral, conheça outras 6 igrejas históricas de Curitiba

HAUS
29/03/2018 18:30
Thumbnail
HAUS criou um roteiro de 7 igrejas históricas localizadas na região central de Curitiba para você conhecer. Se não tiver disposição para conhecer todas, a visita em uma só já vale a pena. Veja nossa seleção!

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Catedral basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais na Praça Tiradentes. Foto: Daniel Castellano / Arquivo / Gazeta do Povo
Catedral basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais na Praça Tiradentes. Foto: Daniel Castellano / Arquivo / Gazeta do Povo
A Catedral é o maior edifício religioso construído no estilo neogótico em Curitiba, sendo composta por duas torres que alcançam 42 metros de altura. Localizada próxima ao marco zero da capital, na Praça Tiradentes, a Basílica foi construída entre os anos de 1876 e 1893 tendo como inspiração a Catedral da Sé de Barcelona. A autoria do projeto é atribuída ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas. No edifício, também é possível observar pinturas dos artistas italianos Anacleto Garbaccio e Carlos Garbaccio. Durante seu mais de um século de existência, a catedral passou por algumas obras, sendo a mais representativa delas a restauração concluída em setembro de 2012. A Basílica tem capacidade para cerca de 480 fiéis sentados, mas chega a receber mais de 1 mil pessoas nas missas de domingo.
A Catedral Metropolitana Basílica Menor de Curitiba pode ser visitada das 11h às 19h (segunda-feira) e das 7h às 19h (de terça-feira a domingo). Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail catedralcuritiba@gmail.com.

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões

Localizada ao lado da Santa Casa de Misericórdia, a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões chama a atenção de quem passa pela Praça Rui Barbosa. O lançamento da pedra fundamental da igreja ocorreu em junho de 1907. Os sinos e o relógio da torre central vieram da Alemanha e foram instalados em 1933. Outra relíquia da igreja é um órgão de tubos, também alemão, contendo flautas de cinco centímetros a seis metros de comprimento e instalado no coro do prédio. A partir da década de 1960, sucessivas reformas fizeram com que a edificação perdesse parte de suas características originais, como as pinturas com motivos florais, que foram posteriormente recuperadas no restauro realizado na década de 1990.
A Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões está aberta à visitação das 6h30 às 19h30 (de segunda a sexta-feira), entre 6h30 e 18h30 (sábado) e das 7h às 21h (domingo).

Igreja Santo Estanislau

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a aIgreja de Santo Estanislau.
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a aIgreja de Santo Estanislau.
Ligada à comunidade polonesa, a Igreja Santo Estanislau está localizada na Rua Emiliano Perneta, nº 441, no centro de Curitiba. Não há registros exatos sobre quando a igreja começou a ser construída, mas estimasse que isto tenha acontecido no final do século 19, após a chegada do primeiro sacerdote polonês à capital. Em maio de 1909, mesmo com a obra não concluída em sua totalidade, o Bispo Dom João Braga entregou a igreja à comunidade. Em seu interior, é possível apreciar pinturas e vitrais coloridos, além do altar esculpido em madeira.
A Igreja Santo Estanislau é aberta à visitação de segunda a sexta-feira (das 7h às 11h30 e das 14h às 19h30), aos sábados (das 7h às 8h e das 17h às 19h30) e aos domingos (das 7h às 11h30 e das 17h às 19h30).

Igrejinha Luterana

100 ANOS - CURITIBA, 24/01/2013 - PARANA - VIDA E CIDADANIA - Igreja Luterana alema no Bairro Sao Francisco ira completar 100 anos no próximo Domingo. - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
100 ANOS - CURITIBA, 24/01/2013 - PARANA - VIDA E CIDADANIA - Igreja Luterana alema no Bairro Sao Francisco ira completar 100 anos no próximo Domingo. - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
A igrejinha da Inácio Lustosa não acena de longe. Sobrevive há mais de 100 anos de modo discreto, como gostam os descendentes das famílias de alemães, austríacos e suíços que fundaram o templo. Mas nem por um segundo ouse considerar que a construção luterana é como todas as outras de seu tipo. A Igreja de Cristo, oficialmente Christuskirche, no palavrão em alemão, coleciona algumas características incomuns que a tornam uma joia da arquitetura religiosa. A começar pela própria cruz que coroa o alto da igreja. Um tipo de cruz celta, resquício dos tempos pagãos bastante comum nos edifícios religiosos da Irlanda, mas coisa pra lá de rara por aqui. Ninguém sabe explicar o porquê.
A fachada vibra com as fortes referências à linguagem gótica, como é o caso dos arcos ogivais das janelas e da porta. Lá dentro, você se depara com o que menos espera encontrar em um templo luterano: imagens. Uma grande pintura de Cristo olhando para Jerusalém. E nas paredes, colunas coloridas e detalhadas  pintadas à mão imitando o templo de Salomão. Um primor. A construção também sedia concertos musicais um sábado por mês, sempre às 18 horas. Para receber o programa com datas e horários, envie um e-mail para bettyprosser@gmail.com. E há cultos todos os domingos. Às 9 horas, em alemão e às 10h30, em português.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a Igreja da Ordem Terceira de Sao Francisco de Chagas
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a Igreja da Ordem Terceira de Sao Francisco de Chagas
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas teve sua construção concluída por volta de 1737, ainda no período colonial, e é considerada o edifício religioso mais antigo de Curitiba. No final do século 19, o prédio passou por uma reforma para a visita do imperador D. Pedro II à cidade que apagou suas características luso-brasileiras e lhe conferiu traços neogóticos. Assim como os demais edifícios religiosos, a Igreja da Ordem também passou por reformas que descaracterizaram seu estilo arquitetônico, recuperado na restauração realizada no final da década de 1970. Anexo à Igreja está o Museu de Arte Sacra, com um acervo que sintetiza as quatro igrejas do Setor Histórico de Curitiba.
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas é aberta para visitação das 8h às 18h (terças e quartas-feiras), das 8h às 19h (quintas-feiras), 8h às 17h (sextas-feiras), das 8h às 19h (sábados) e das 9h às 19h (domingos). A igreja não abre as segundas-feiras.

Igreja São Vicente de Paulo

03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a igreja Sao Vicente de Paulo
03-03-17 - Roteiro de igrejas com estilo neogotico em Curitiba. Na foto a igreja Sao Vicente de Paulo
A arquitetura marcadamente neogótica e a localização privilegiada nas esquinas da Avenida Jaime Reis com a Rua dos Presbíteros fazem com que a Igreja São Vicente de Paulo se destaque entre as edificações vizinhas do São Francisco. A paróquia, construída em 1932, também é um dos marcos da cultura polonesa na capital, tendo seus sinos doados por esta comunidade. Seu altar-mor, feito em mármore, foi dedicado ao santo que a batiza na década de 1940. A igreja é administrada pelos padres da Congregação da Missão Província do Sul, desde 1920.
A Igreja São Vicente de Paulo está aberta para visitação das 6h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30 (de segunda a sexta-feira), das 6h30 às 18h (sábados) e das 6h30 às 19h (domingos).

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Interior da igreja das Mercês foi o primeiro projeto de De Mio.
Interior da igreja das Mercês foi o primeiro projeto de De Mio.
Por onde passavam os italianos em Curitiba, uma igreja ia sendo levantada. Várias delas saíram dos desenhos do arquiteto João De Mio, um italiano consagrado na construção de templos e campanários, e que colaborou no estabelecimento tanto da comunidade italiana quanto da Igreja Católica na capital. Inspirado por grandes nomes da arquitetura renascentista, como Andrea Palladio, De Mio adotou estilo neoclássico em suas produções. Basta ver a parte interna da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, construída em 1928, onde usou os tradicionais arcos e a intervenção de imagens sacras pintadas por Paul Kohl e Pedro Brutkoski, com quem trabalhou por longos anos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!