Arquitetura

Conheça as vantagens de pintar o telhado de branco

HAUS
11/04/2016 01:00
Thumbnail

Pintar o telhado de branco é uma alternativa para diminuir o consumo de energia. Foto: Reprodução Obvious.org

Não é tão comum no Brasil, mas em construções pelo mundo o uso da pintura branca nos telhados começa a ganhar mais adeptos. A grande razão para isso é o ganho de eficiência energética para a edificação. Segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% e 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, gerando uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações.
Pintar telhado de branco é uma alternativa sustentável.<br>Foto: Reprodução Obvious.org
Pintar telhado de branco é uma alternativa sustentável.<br>Foto: Reprodução Obvious.org
Em 2009 a ONG Green Building Council, entidade sem fins lucrativos, que auxilia o desenvolvimento da construção sustentável, criou a campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) e entre as medidas estava o incentivo para o uso de telhados brancos. Outro exemplo vem do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, onde há uma lei exigindo que os prédios comerciais tenham os telhados pintados de branco.
LEIA MAIS:
Entre as principais vantagens de usar tinta branca nos telhados está a diminuição das ilhas de calor; menor emissão de CO2 (que ocasiona o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global); redução do consumo de energia.
Há ainda um ganho de vida útil para o telhado, pois é usada uma tinta impermeabilizante que protege o material, evitando a proliferação de fungos. A recomendação do pesquisador é aplicar a cada cinco anos.
Quem está construindo pode escolher um modelo de telha com alto Indice de Refletância Solar (SRI acima de 78).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!