Arquitetura

Conheça como são criados os projetos de ambientação da Disney

Gilson Garrett Jr.*
25/08/2016 22:51
Thumbnail

Fotos: Walt Disney Imagineering/Divulgação/Gilson Garrett Jr/Gazeta do Povo

Tornar sonhos realidade. Essa é a função da brasileira Lysa Migliorati, arquiteta gerente de projetos do parque Disney’s Animal Kingdom, em Orlando, nos Estados Unidos. Natural de Salvador, ela é integrante da tão sonhada equipe de imagineers que pensa e coloca em pé os novos projetos da companhia, seja em parques, hotéis ou navios. Ela é responsável pela implementação de todos os projetos do parque. Dentre eles está a abertura do Animal Kingdom no período noturno e a tão esperada ala do Avatar, prevista para abrir no meio de 2017.
Projeto da ala Avatar, que deve estrear em 2017. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Projeto da ala Avatar, que deve estrear em 2017. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Está na Disney desde 1996. Entrou como estagiária e depois de formada, pela Universidade da Flórida, conseguiu o primeiro emprego da vida no time de imagineers. A equipe conta com mais de 1.500 membros espalhados pelo mundo todo e é responsável por projetos que vão de Xangai aos Estados Unidos. Eles trabalham em disciplinas (são mais de 150) como arquitetura, design, efeitos especiais, sinalização dos parques e até visualização 3D.
Iluminção e cenários surpreendentes da ala Avatar. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Iluminção e cenários surpreendentes da ala Avatar. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Lysa passou a maior parte do tempo no time de projetos dos navios da Disney. Há três anos passou para os parques. Durante o evento anual que a Disney faz para apresentar suas novidades para o verão dos Estados Unidos (meio do ano) e para os próximos, a fã de Dory de Procurando Nemo, conversou com a equipe da HAUS.
Você se recorda quando foi o seu primeiro contato com a Disney?
Sim, claro. Tinha 7 anos e meus pais me levaram para a Disneylândia na Califórnia e eu andei em um brinquedo chamado It’s Small World onde é tudo pequeno. Eu fiquei tão fascinada que quis andar uma vez atrás da outra e saber como eles faziam aquilo. Foi algo tão marcante que me inspirou na escolha de querer trabalhar na Disney.
Como é o processo de elaboração e implementação de um projeto como o Avatar, por exemplo?
A estrutura é bem complexa. Para cada ideia que se solidifica outras tantas não vão para frente. A gente tem um lema aqui: toda ideia é uma boa ideia. E o processo criativo precisa ser bem aberto. Geralmente, nos projetos grandes e criativos, é feito o Blue Sky: um grande levantamento de opções e soluções para as atrações, não só criativas ou estéticas, mas com detalhamentos sobre funcionamento e impacto que pode provocar nas pessoas. Nos navios, por exemplo, é avaliada desde a circulação do publico à escolha do show. Tudo isso é pensado na arquitetura do projeto.
Detalhe do projeto Avatar. Foto: David Roark/Divulgação
Detalhe do projeto Avatar. Foto: David Roark/Divulgação
O que é mais importante no projeto?
É a história. A base de todo projeto é sempre qual a mensagem que a gente quer passar. Quem são os personagens, o mundo de fantasia que a gente quer levar às pessoas. O Walt Disney era um contador de histórias acima de tudo. Aqui no Animal Kingdom a mensagem é de preservação da natureza, explicar sobre os animais, o ciclo da vida e ser educativo.
Quando uma atração é inaugurada, o trabalho termina?
Aqui não é o mundo normal de arquitetura e decoração, em que terminou o projeto e acabou. Temos sempre de pensar o que podemos melhorar, como podemos deixar mais bonito, enfim. Não tem uma fórmula. Mas pensamos naquele elemento de inovação.
Quais os cuidados que a arquitetura teve que ter ao pensar em um parque com animais?
O meu time de arquitetura e construção trabalhou durante todo o desenvolvimento com o time de especialistas na vida animal para ter certeza de que eles tomariam o maior cuidado com os animais. Uma das ações, por exemplo, foi trazer para o safari noturno animais que ficam mais ativos com o cair da noite.
Quais são seus objetivos daqui para frente?
Eu adoro fazer o gerenciamento dos projetos. É uma oportunidade incrível de trabalhar com vários projetos no mundo todo. Xangai (deve abrir em poucas semanas), hotéis, lojas da Disney, navio, revitalizações, reformas, enfim, sempre tem alguma coisa acontecendo e o que é legal: tem de ser inovador. Puxar essa barreira da imaginação é sensacional.
*O jornalista viajou a convite do Walt Disney World Resort.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!