Arquitetura

Curitiba inaugura primeira vaga viva permanente em parceria com empresários

Luan Galani
01/03/2017 22:54
Thumbnail

Nova vaga viva de Curitiba ao lado do Mercado Municipal. Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Curitiba inaugura nesta quarta-feira (1) a primeira vaga viva permanente de cooperação com comerciantes. O novo espaço público de permanência fica em frente ao Café Municipal, logo ao lado do Mercado Municipal, e é o primeiro projeto de seu tipo a sair do papel após a regulamentação das vagas vivas pela prefeitura em julho do ano passado.
O layout da minipraça ocupa duas antigas vagas de estacionamento da Rua General Carneiro e foi projetado pelo arquiteto Givago Ferentz. A vaga viva é uma extensão da calçada, por isso continua a ser um espaço público, mas sua manutenção ficará sob responsabilidade dos comerciantes do café que propuseram o projeto por pelo menos um ano, prorrogável por mais um ano.
VAGA VIVA EM FRENTE AO MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
VAGA VIVA EM FRENTE AO MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
A segunda vaga viva em cooperação com comerciantes deve sair ainda este ano em Santa Felicidade. Os solicitantes têm liberdade para propor o layout de cada vaga viva, respeitando algumas regras técnicas previstas na lei. Todas as solicitações são analisadas por uma equipe da prefeitura com representantes de diferentes áreas, como a Secretaria de Trânsito, a Secretaria de Urbanismo, o Ippuc, entre outros.
Apesar de ser a primeira vaga viva criada após o decreto que regulamentou a iniciativa, a experiência não é totalmente nova na cidade. O debate sobre a destinação de vagas de estacionamento para espaços de uso e convívio de pedestres e ciclistas começou em 2007 com a ONG Cicloiguaçu.
Há dois anos alguns protótipos temporários foram testados por alunos do curso de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na Avenida Silva Jardim e por comerciantes na Avenida Vicente Machado. Em 2015, o Cicloiguaçu também conseguiu a instalação de uma vaga viva na Avenida Cândido de Abreu.
VAGA VIVA EM FRENTE AO MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
VAGA VIVA EM FRENTE AO MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
Também conhecido por parklet, a vaga viva nasceu nos Estados Unidos para incentivar a permanência de pedestres nas ruas. A primeira foi construída em 2010 na cidade de São Francisco, sob iniciativa da designer Suzi Bolognese. No Brasil, São Paulo foi a primeira a regulamentar a intervenção. Em 2014, o prefeito Fernando Haddad assinou decreto que permite a instalação por até dois anos.
Quer você também propor uma vaga viva? Os interessados devem enviar uma manifestação de interesse a Setran, por meio de um requerimento específico. Para mais informações: ggarrett@setran.curitiba.pr.gov.br.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!