Arquitetura

Com paisagem tombada, Comendador Araújo é vitrine da história arquitetônica de Curitiba

HAUS*
18/09/2017 10:30
Thumbnail

Vista geral da rua Comendador Araujo entre as ruas Desembargador Mota e Benjamin Lins. | Hugo Harada

Localizada na região central, a Rua Comendador Araújo é uma vitrine quando o assunto é a história arquitetônica de Curitiba. Em suas cerca de sete quadras, é possível contemplar de prédios modernistas e edifícios contemporâneos a palacetes que remontam a uma cidade de outros tempos.
Tal fato, inclusive, fez com que parte do conjunto urbano do logradouro, localizado entre as ruas Desembargador Motta e Benjamin Lins, fosse tombado pelo Patrimônio Estadual em 2004, como forma de preservar os casarões de arquitetura eclética e manter vivo um importante momento da economia e da urbanização da capital.
Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo
A Rua Comendador Araújo foi, no passado, a antiga Estrada do Mato Grosso. O caminho fazia a ligação entre a capital e os Campos Gerais, sendo um dos principais corredores por onde circulou a erva-mate, cujo ciclo econômico atingiu seu ápice no século 19. “Ela era o antigo caminho para o oeste, onde os ervateiros e os industriais alemães construíram suas mansões”, acrescenta Salvador Gnoato, arquiteto e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
“Estes imóveis, hoje, atuam como representantes do grande desenvolvimento econômico da época em que foram construídos e permanecem como testemunhos deste período”, acrescenta Sergio Marcos Krieger, chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado (CPC). Entre eles está o casarão localizado nas esquinas das ruas Comendador Araújo e Coronel Dulcídio, onde morou o então presidente da província do Paraná Vicente Machado da Silva Lima, como lembra o arquiteto e especialista em patrimônio Cláudio Maiolino, professor de conservação e restauração da PUCPR.
Ainda segundo ele, o trecho conta com uma “área de céu” maior do que a presente nos espaços verticalizados da cidade, decorrente da menor escala e densidade do endereço, o que só foi mantido devido ao tombamento.

Mix arquitetônico

Do início da via, na Praça Osório, até a Desembargador Motta, por sua vez, o que se vê é uma mescla de construções históricas e contemporâneas que convivem em harmonia oferecendo de comércios e serviços a moradia e lazer.
Rua Comendador Araújo. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Rua Comendador Araújo. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Já nas primeiras quadras da via, os casarões que abrigam a Glaser Presentes e o Shopping Omar – onde funcionou a primeira sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – têm como vizinho o empreendimento Universe Life Square, um dos mais altos de Curitiba com 152 metros de altura.
Rua Comendador Araújo. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Rua Comendador Araújo. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
A poucos passos dali ícones do modernismo e do brutalismo curitibano se erguem em arcos e vigas de concreto. É o caso dos edifícios Gemini e Canadá, assinados pelo arquiteto Elgson Ribeiro Gomes. Construído em 1970, o primeiro apresenta duas torres residenciais e elementos vazados modelados especialmente para o prédio. Já no segundo, destaca-se a fachada que lembra pinhões estilizados e o fato de ser considerado o primeiro lançamento de um apartamento por andar na cidade.
Rua Comendador Araújo. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Rua Comendador Araújo. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
“Fora do trecho tombado verticalizaram tudo. O Executive Center Everest é [outro] marco da arquitetura moderna em concreto, [por exemplo]. Mas, para ser ter algo novo é preciso perder alguma coisa. A pergunta que fica é até que ponto é mais importante a verticalização à preservação patrimonial?”, questiona Maiolino.
Para o arquiteto Salvador Gnoato, a chegada dos “novos” empreendimentos faz com que o uso da rua esteja antenado aos atuais conceitos de urbanismo, que dão preferência ao pedestre. “É uma rua de tráfego médio, agradável para se andar a pé. Ela é um modelo. Mais ruas como a Comendador Araújo deveriam existir na área central da cidade”, sugere.
*Por Sharon Abdalla e Luan Galani.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!