Arquitetura

Descubra os castelos escondidos pelo Brasil

Jonathan Seronato
21/10/2015 23:00
Thumbnail

Fotos: Pinterest

Difícil viajar para a Europa e deixar de visitar um castelo. Espalhados pelos países do velho continente, os prédios milenares chamam a atenção pela riqueza de detalhes e pela perfeita harmonia com as paisagens. Entretanto, o que pouca gente sabe é que o Brasil também tem castelos incríveis.
Para te deixar morrendo de vontade de conhecê-los, a HAUS trouxe algumas edificações, confira:
Inaugurado em 1918, o castelo da Fiocruz tem como inspiração os palácios espanhóis. Com sete andares, foi por muitos anos um dos prédios mais altos do Rio de Janeiro e aos apaixonados por história, a edificação possui o elevador mais antigo em funcionamento em todo o território fluminense.
Foto: Flickr
Foto: Flickr
Castelo Di Bivar – Carnaúba dos Dantas (RN)
Localizado no alto de uma colina às margens da RN-288, o Castelo Di Bivar situa-se no município de Carnaúba dos Dantas (RN), a apenas 219 km da capital Natal. Erguido em 1984, o castelo foi inspirado no período renascentista francês (século 15). O nome da edificação é uma homenagem ao filme El Cid (1962) e que após assistir ao longa, José Ronilson Dantas ficou tão apaixonado pela Idade Média que resolveu construir um castelo no interior potiguar.
Foto: Anderson Miranda/Divulgação
Foto: Anderson Miranda/Divulgação
Castelo do Batel – Curitiba (PR)
A construção, iniciada em 1923, levou quatro anos para ser concluída e é uma réplica dos castelos do Vale do Loire (noroeste da França). Destacam-se os mais de 3.000 m² e as obras de arte espalhadas pelo interior do prédio.
Foto: Flickr
Foto: Flickr
Palacete da Ilha Fiscal – Rio de Janeiro (RJ)
Erguido em 1889, o prédio de estilo neogótico foi inspirado nos castelos franceses do século 14. Projetado para ser um posto do Ministério da Fazenda, a edificação homenageia o imperador Dom Pedro II e a princesa Isabel. Atualmente o local é um Espaço Cultural e está aberto a visitações que contam um pouco da história da Ilha Fiscal e da marinha brasileira.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Castelo Monalisa – São João Nepomuceno (MG)
Com 7.500 metros quadrados de área construída, o castelo foi erguido entre 1982 e 1990. São 36 suítes em uma área de 192 hectares. Colocada à venda em 2014, a propriedade está avaliada em R$ 25 milhões. O castelo ganhou notoriedade quando o ex-deputado Edmar Moreira (então PSDB) não declarou o prédio à Justiça Eleitoral em sua prestação de contas na campanha de 2006.
Foto: Prefeitura Treze de Maio
Foto: Prefeitura Treze de Maio
Castello Belvedere – Treze de Maio (SC)
Construído em 1999, o castelo passa de 1.200 metros quadrados e está fixado em trinta mil metros de pedras de granito, para ser erguido, levou 47 mil tijolos e 30 toneladas de telha. Decorado com pinturas sacras, o prédio funciona como uma capela.
Foto: Antonio Souza Leão/Divulgação
Foto: Antonio Souza Leão/Divulgação
Castelo São João – Recife (PE)
O Museu Brennand, conhecido também como Castelo São João, é inspirado no estilo Tudor – modelo arquitetônico inglês dos séculos 15 e 16. Além disso, o prédio conta com calabouço, portas secretas, vitrais antigos e um altar em estilo gótico. A biblioteca conta com mais de 60 mil títulos, incluindo livros, discos, partituras, fotografias e obras raras.
Fotos: Pinterest
Fotos: Pinterest
Castelo Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)
Um dos castelos brasileiros mais famosos foi elaborado pelo João Antonio Barreto, conhecido como Zé dos Montes. Construído com pedra e cal, o prédio levou mais de duas décadas para ser finalizado. Possui corredores estreitos, o que também dá o nome da construção de Castelo Labirinto e sem dúvida alguma é uma obra de arte na Serra do Tapuia, centro do Rio Grande do Norte.
Fotos: Flickr
Fotos: Flickr
 Castelo de Pedras Altas – Pedras Altas (RS)
Inaugurado em 1913, o castelo com 44 cômodos tem estilo medieval e foi construído para o diplomata Joaquim Francisco de Assis. Palco da Revolução de 1923, o prédio está localizado em uma área de 300 hectares. Colocado à venda em 2014, estima-se que o imóvel vale R$ 12 milhões.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Palácio dos Cedros – São Paulo (SP)
Localizado no Ipiranga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o Palácio dos Cedros tem uma área de 14 mil metros quadrados e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). Com inspiração francesa o local abre as portas para luxuosas cerimônias de casamento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!