Arquitetura

Doce (e verde) lar

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
27/02/2014 03:14
Thumbnail

Fachada e varanda: Madeira natural e vidro na fachada reforçam o conceito ecológico e estabelecem uma conversa entre a construção e a paisagem. A mesa de jantar na varanda é a prova da integração entre os ambientes internos e externos. As áreas íntimas da casa, no entanto, foram separadas das sociais para garantir a privacidade da família

Uma casa de praia construída e ambientada dentro de um conceito ecológico para uma família que busca o contato com a natureza da Ilha do Mel, a menina dos olhos do litoral paranaense. No projeto da arquiteta Cris Daros, o uso da madeira certificada e a valorização da vegetação do terreno deram ares de sustentabilidade ao imóvel.
Além do uso de materiais “verdes”, a casa se integra ao ambiente por meio de soluções criativas no projeto. “Pensei muito na ventilação dos cômodos e no aproveitamento da luz natural, que juntos geram um custo menor de energia. A utilização de iluminação LED também ajuda nesse ponto”, explica Cris, que também trabalhou com espaços multifuncionais, sem separações, prontos para acolher moradores e convidados nas férias com conforto.
Arquitetura e construção
Quem vê a linda casa de praia projetada pela arquiteta Cris Daros pronta não imagina a verdadeira operação de guerra que foi feita para o imóvel ser construído na ilha. Assim como todas as outras edificações do local, a casa precisou obedecer às normas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para sair do papel. Entre tantas regras, os imóveis construídos na região precisam utilizar somente madeiras com certificação de origem, e outros materiais que não prejudiquem a fauna. “Como a madeira veio de uma empresa de Santa Catarina, ela demorou mais ou menos sete meses para ser transportada de barco até a ilha”, explicou a profissional. A demora, segundo Cris Daros, se dá pelas regras de envio de material até a região, que deve ser transportado somente durante os períodos de baixa temporada. “Os horários para o deslocamento da madeira até a ilha são regrados, os dias de chuva também atrasaram o processo”, reitera.
Perfil
A arquiteta Cris Daros é formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua na área há 18 anos. A profissional trabalha com projetos residenciais em Curitiba, litoral do Paraná e Santa Catarina.

Casas sustentáveis

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!