Arquitetura

Drywall ou alvenaria: o que é melhor para dividir ambientes?

Érika Busani
05/04/2012 03:16
Thumbnail

Drywall: construção mais rápida e limpa são algumas das vantagens do material. Alvenaria: ainda a preferida para construir residências, pela solidez e resistência.

Vantagens e desvantagens há para os dois lados. Os defensores da parede de gesso acartonado – mais conhecida como drywall – listam a leveza, a menor espessura, a rápida execução, a facilidade de reparos na rede elétrica e hidráulica e a menor quantidade de entulhos gerada. Os que preferem a alvenaria, por outro lado, destacam a solidez, a resistência e o isolamento acústico da parede convencional.
O processo construtivo da alvenaria é bastante conhecido: tijolos ou blocos de concreto são assentados com argamassa. A parede então deve ser chapiscada e recebe o reboco. Entre cada uma das etapas, é preciso esperar secar. Depois ainda é necessário nivelar e fazer o acabamento. No drywall, por sua vez, são montados esqueletos metálicos com perfis horizontais e verticais e esses quadros são revestidos com placas de gesso acartonadas. “O tempo de execução é cerca de um quinto. É possível dividir um ambiente em dois dias. Se for usada alvenaria, levaria cerca de uma semana”, compara o engenheiro Carlos Roberto de Luca, gerente técnico da Associação Brasileira do Drywall.
Preferência
Muitas construtoras de edifícios têm preferido o gesso, mas na construção de residências a alvenaria ainda é a mais usada. Como o drywall é leve, mesmo que se opte por ele é necessário que as paredes estruturais sejam de alvenaria. “As obras ainda são muito convencionais, a vantagem da rapidez se dilui. O cronograma da obra é extenso, não há problema de encaixar o tempo de execução da alvenaria”, opina o arquiteto Cristia­no Moro Réboli, da RMJ Arquitetura. Ele prefere a forma convencional na construção de residências, pela diferença de preço. “É cerca de 15 a 20% mais barato.” Os clientes, afirma, também gostam mais. “É uma questão cultural, pela solidez da obra. E o drywall é menos prático no uso. Para fixar móveis e objetos mais pesados, é preciso planejar antes” (leia box).
Tempo
O arquiteto Oscar Mueller, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), prefere o uso do drywall nas paredes não estruturais. “O tempo de construção hoje deve ser reduzido ao máximo. Além disso, com a alvenaria tem o problema ecológico da perda de material”, diz.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!