Arquitetura

Edifício em madeira no Canadá será uma verdadeira floresta vertical

HAUS
19/04/2018 18:15
Thumbnail

Fotos: Reprodução/ArchDaily

Se as cidades crescem verticalmente, por que não levar a natureza também para o espaço vertical? Essa é a proposta do escritório de arquitetura Penda, com sedes na China e na Áustria, que divulgou o projeto Tree Tower Toronto, um edifício com estrutura em madeira e amplos terraços reservados para hortas, plantas e até árvores. Além de ajudar na ventilação do edifício e fornecer mais privacidade aos moradores, a área verde oferecerá ar fresco para todo o entorno. O prédio, que será construído na maior cidade do Canadá, tem inspiração na tradição arquitetônica modular canadense, observada em clássicos como o Habitat 67.
O arranha-céu, que promete se destacar no cenário de Toronto, terá 18 andares em 62 metros de altura e uma área de mais de 5 mil metros quadrados. A maior parte da torre irá abrigar unidades residenciais, enquanto 550 metros quadrados serão dedicados a áreas públicas, incluindo um café, uma creche e oficinas comunitárias.
O Tree Tower Toronto está sendo financiado, em parte, pelo governo canadense, que fornece incentivos à construção de edifícios com processos sustentáveis inovadores e baixa emissão de carbono.
LEIA MAIS 
“Nossas cidades são construídas em aço, concreto e vidro. Se você caminhar ao longo da cidade e de repente se deparar com uma torre feita de madeira e vegetação, perceberá um contraste interessante. A aparência natural da madeira e as plantas que crescem em sua fachada dão vida ao edifício, e isso pode ser um modelo de desenvolvimento ambiental sustentável de nossa paisagem urbana “, afirma Chris Precht, sócio da Penda.
Na obra, serão utilizados módulos pré-fabricados pela empresa Tmber, responsável pela produção de madeira laminada cruzada (CLT). Esses módulos serão construídos à distância e transportados para o local da construção, garantindo que o prédio seja erguido com mais eficiência, rapidez e menos desperdício, além de causar menos perturbação aos moradores da cidade. Concreto e aço serão elementos minoritários no projeto, usados para suportar os painéis de CLT.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!