Arquitetura

Edifício “sacola de papel amassada” vira sensação em Sydney

Gazeta do Povo
02/09/2015 17:53
Thumbnail

Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália: projeto do arquiteto norte-americano Frank Gehry lembra um saco de papel amassado. Fotos: Gehry Partners/Peter Bennetts/Divulgação

Desde a primeira metade deste ano Sydney, na Austrália, tem uma nova sensação urbana. É o edifício da Universidade de Tecnologia, localizada ao sul do distrito central de negócios e considerada a “sacola de papel amassada mais bonita” que se tem notícia, nas próprias palavras do governador-geral daquele país.
A obra é do aclamado arquiteto canadense naturalizada norte-americano Frank Gehry, mundialmente conhecido por construções com formas fluídas, como o Museu Guggenheim Bilbao e o Walt Disney Concert Hall. A estrutura curva do edifício foi criada com mais de 320 mil tijolos customizados na cor areia, em uma referência clara à herança arquitetônica da cidade.
O design foi inspirado em uma casa da árvore, e a forma expressiva do lado de fora só acompanha o layout interno complexo. Como Gehry descreve: “um organismo em expansão com muitos galhos de ideia, alguns robustos e alguns efêmeros e delicados”.
A peça central do lobby é uma escada escultural de aço inoxidável polido e o térreo acompanha um café aberto para a rua. O edifício abriga também um salão nobre de alta tecnologia, um bicicletário para 160 bicicletas, e diversos tipos de salas de aula, incluindo espaços ovais com iluminação natural.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!