Arquitetura

Espaços calculados

adrianoj
20/11/2009 02:52
A área útil é de cerca de 50 metros quadrados e o espaço foi decorado pelas designers Carolina Ferraz e Leandra Serbake. “O objetivo de quem procura a primeira casa é não gastar uma fortuna e fazer uma decoração simpática. Isso é possível com um espaço pequeno e bem planejado”, afirma Ribeiro. “Mas sem a ajuda de um profissional fica muito difícil”, completa, explicando que soluções para aproveitamento de espaço foram pensadas pelas profissionais de uma forma que ele e a esposa não conseguiam visualizar.
Como o closet em um dos quartos que foi projetado para que na suíte não fosse preciso colocar armários, já que a cama é maior do que o padrão. “No quarto incluímos um painel de madeira em tom mais escuro combinado com pastilhas de coco. Esses elementos mais pesados são compensados pelos espelhos e pelas demais paredes em tons claros. O ambiente ficou harmonioso e confortável”, explica Leandra.
Na cozinha todos os eletros são de inox e os móveis combinam branco com preto e um painel em tom amadeirado. “Esse painel, atrás da pia, tem a função de esconder a fiação da torneira elétrica e contempla um acabamento mais fino que se integra à sala”, diz Leandra.
À frente do balcão que separa a cozinha da sala há três banquetas – duas pretas e uma vermelha – que compõem a transição entre os ambientes. “A mesa de jantar é branca com tampo em vidro e as cadeiras seguem a linha rústica, de fibra natural, que combina com a cor do piso”, aponta a designer.
Ribeiro conta que faltam detalhes na sala. “É claro que o ideal seria fazer a mudança com tudo em seu lugar, mas priorizamos o quarto e a cozinha, além de investir no projeto de iluminação e nos revestimentos”, explica o engenheiro que contabiliza um investimento em torno de R$ 40 mil na decoração.
O perfil de primeiro imóvel, para casais recém-casados e sem filhos, segue normalmente a metragem de dois quartos que fica entre 45 e 60 metros quadrados, diz Leandra. Nesse tipo de imóvel estão algumas opções de lofts com dois pavimentos e pé-direito mais alto, que ajudam na sensação de amplitude. “Neste tipo de imóvel é possível usar co­­res mais fortes e fazer um projeto de iluminação bem interessante”, explica o decorador Lupercio Manoel e Souza.
Ele decorou um apartamento com esse formato, de 48 metros quadrados. O piso inferior contempla a sala de estar, jantar e a cozinha, totalmente integradas. “A divisão entre sala e cozinha é marcada pela escada que é branca e está em harmonia com o piso laminado em tom amadeirado mais escuro”, comenta.
A parede principal da sala é verde claro e tem um painel central em laca branca. Na cozinha chama a atenção o balcão ilha que comporta o fogão e tem espaço para refeições rápidas. “A geladeira em inox é o ponto marcante da cozinha e fica de frente para a sala, proporcionando integração total”, diz.
No piso superior fica a suíte do casal, dividida em dormitório e closet. Portas de correr nos armários, com revestimento que combina espelho e madeira, foram a solução para ampliar.
Um loft de 49 metros quadrados decorado pela arquiteta Angela Russi e pela designer Daniele Lopes é o refúgio de descanso e trabalho de um jovem empresário em suas passagens por Curitiba. “Ele precisava de um espaço de trabalho sem abrir mão do conforto. Por um pedido do morador foi utilizado o estilo rústico especialmente nos móveis sob medida e no piso que imita madeira envelhecida”, explica Angela.
O ambiente principal é dividido em três etapas: sala, quarto e cozinha. No quarto, a cabeceira da cama em couro crôco na cor marrom acompanha a rusticidade.
O loft fica no último andar de um prédio e era preciso tirar proveito do caimento do telhado. “Encaixamos uma escrivaninha no cantinho para formar um escritório”, aponta a arquiteta.
Do outro lado, dividido por um painel que comporta a tevê que atende tanto a sala quanto o quarto, há um sofá também em couro marrom e uma mesa de centro em madeira. “Para não pesar tanto o ambiente, pintamos as paredes em tons claros e outros pontos foram forrados com painéis de madeira, trazendo equilíbrio”, diz Angela.
Na cozinha, os eletrodomésticos e o painel no fundo da parede, em aço inox, contrastam com o rústico da madeira.
Detalhes modernos e joviais fazem parte da decoração do apartamento de 46 metros quadrados projetado pelas arquitetas Karina Kawano e Denise Maruishi para uma estudante de 24 anos. O que mais chama a atenção é o amplo espelho disposto sobre a mesa de jantar de vidro, que fica acoplada ao aparador de madeira. “O espelho é realmente um curinga para a ampliação de espaços. No caso deste projeto, ele dobra o tamanho da sala”, explica Denise.
Da mesma forma que na casa de Ribeiro, um quarto é utilizado como dormitório e o outro como escritório e closet. “Os armários são de marcenaria, todos brancos. No quarto incluímos painéis pretos na cabeceira da cama e como suporte da tevê. O contraste de branco e preto ajuda a ampliar e dá um aspecto jovem”, diz.
No escritório, usado para estudo e trabalho, há um sofá-cama com futons. Além da bancada de trabalho, um armário para guardar as peças de roupas que são usadas com menos frequência. “Assim o escritório é também quarto de hóspedes”, ressalta.
Denise dá ainda outras dicas para aproveitar todos os “cantinhos”. “Os armários devem ser planejados. O aparador pode comportar abaixo um armário. Outra opção interessante é substituir uma mesa de canto por um baú, unindo finalidades”, lembra.
A integração entre cozinha e sala é feita por um passa-prato revestido de madeira freijó. Toda a decoração, incluindo mão de obra, projeto, material e eletrodomésticos, custou em torno de R$ 70 mil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!