Arquitetura

Estudantes da UFPR vão reformar ala de hospital na região de Curitiba

Carolina Werneck*
19/05/2017 10:52
Thumbnail

O projeto vencedor do concurso foi desenvolvido por cinco alunos da UFPR. Imagem: Divulgação

O Hospital Colônia Adauto Botelho, em Pinhais, vai ganhar uma área dedicada à realização de atividades recreativas e terapêuticas projetada por estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação da professora Andrea Berriel, que é a responsável técnica pelas obras de interiores e paisagismo.
A iniciativa foi da Associação Beneficente Amigos do Adauto Botelho (Abaab). Em parceria com o grêmio estudantil do Departamento do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFPR, a Abaab lançou um concurso nacional de arquitetura para a reforma de uma ala do hospital. Foram 11 equipes inscritas. A presidente da Abaab, Driely de Andrade Ferreira, conta que “nem imaginava que a ideia tomaria tamanha proporção, pois equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro também se inscreveram [no concurso]”. Ela diz acreditar que a experiência de pensar em uma proposta para o Adauto Botelho vai enriquecer a carreira profissional de todos os que participaram do concurso. “Isso vai demonstrar a esses futuros profissionais a realidade do transtorno mental e terão outra visão do que é tudo isso.”
Hospital Colônia Adauto Botelho  ganhará  revitalização de áreas de convivência.<br>Foto:  Associação Beneficente Amigos do Adauto Botelho / Divulgação
Hospital Colônia Adauto Botelho ganhará revitalização de áreas de convivência.<br>Foto: Associação Beneficente Amigos do Adauto Botelho / Divulgação

Projetos

Os vencedores foram escolhidos por uma banca formada por três professores do CAU e duas profissionais de enfermagem do hospital. Maria Augusta Kroetz, vice-presidente do grêmio de arquitetura e urbanismo e presidente da comissão organizadora do concurso, explica que foram analisados fatores como “o custo do projeto e a facilidade de realização das obras, além da funcionalidade e da estética”.
A banca decidiu-se por uma proposta feita por cinco alunos da UFPR. A equipe ganhadora foi a dos estudantes Alexandre Kenji Okabaiasse, do 5º ano, Daniela Moro e Gabriel Tomich, do 4º ano, além de Diego Pinto Rodrigues e Lara Seleme Modro, do 3º ano. Falando em nome do grupo, Lara afirma que o concurso pareceu uma oportunidade “muito rica para nós, não só pela possibilidade de construí-la de fato, ajudando a melhorar um pouco a vida dessas pessoas, mas por todo o aprendizado e a pesquisa que envolvem projetar para pessoas com uma realidade tão diferente”.
De acordo com a estudante, o principal objetivo da proposta foi integrar a galeria e o pátio já existentes no local. Para ela, a mudança poderá transformá-los em espaços de convivência e lazer. Elementos como a pintura reforçam essa integração pretendida por eles. O grupo evitou a demolição de paredes para diminuir o custo final do projeto. “Também demos atenção especial ao espaço multiuso, localizado bem no centro da unidade de recreação. Nele a intenção foi conformar mobiliários versáteis que propiciassem um uso mais livre do ambiente para atividades coletivas”, explica Lara.
O projeto integra as áreas interna e externa para criar um espaço de convivência. Imagem: Divulgação
O projeto integra as áreas interna e externa para criar um espaço de convivência. Imagem: Divulgação

Execução da obra

Agora, o desafio é viabilizar a realização da obra. A organização pretende lançar um financiamento coletivo na internet e convocar voluntários para a empreitada. Segundo Maria Augusta, a Abaab, o próprio Hospital Adauto Botelho, o CAU-UFPR, o grêmio estudantil de arquitetura da UFPR estão apoiando o projeto. “A gente também tá procurando doações de parceiros para viabilizar o que for possível”, informa a estudante.
A doação de tintas para revitalizar a cor do espaço será feita pela Tintas Coral, dentro do projeto Tudo de cor para você. “Teremos uma equipe de grafiteiros que que vai fazer um trabalho voluntário com a proposta de criar personagens e colorir ainda mais o ambiente. São três grafiteiros paranaenses envolvidos: Gardepam, Nyel e Ysto”, conta Driely.
Osvaldo Tchaikovski Junior, diretor do hospital, diz acreditar que a arquitetura proposta pela equipe vencedora pode ajudar no bem-estar dos pacientes. “Essa parte da arquitetura faz toda a diferença para as pessoas que vão utilizar esse espaço. Ela vai tirar aquele aspecto pesado de hospital e oferecer um lugar bonito, de recreação, para que os pacientes desenvolvam atividades que normalmente não são feitas dentro da unidade.”
Para a Abaab, essa também é uma oportunidade para promover a desmitificação da saúde mental na sociedade. “A Associação tem a convicção de que o estabelecimento de articulações e parcerias para efetivas ações voltadas às pessoas com sofrimento mental contribui para a promoção da disseminação de informações claras e objetivas a cerca da saúde mental”, diz a presidente da entidade.
*especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!