Arquitetura

Fachada de vidro e 100% de água reaproveitada: conheça a nova sede da Natura

Infomoney
14/09/2017 20:17
Thumbnail

Prédio da Natura tem telhado verde., cheiro de perfume e utiliza 100% de água reaproveitada da chuva nos banheiros. Foto: Infomoney.

A Natura inaugurou no final de agosto sua nova sede administrativa, o Nasp, na zona Oeste de São Paulo. Com capacidade para abrigar mais de 1,6 mil colaboradores, além dos cerca de 350 alocados no Centro de Distribuição, o local possui uma área construída de 65 mil m². O ambiente é amplo, claro, colorido com a paleta de cores da marca e cheira a perfume.
Fachada da nova sede da Natura em São Paulo.<br>Foto: Infomoney
Fachada da nova sede da Natura em São Paulo.<br>Foto: Infomoney
Ao todo são 55 salas de reunião inteligente, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões, salas para atividades que exigem concentração ou privacidade, e auditório. Além disso, a infraestrutura local conta com restaurante, berçário, espaço saúde, espaço bem-estar, banco, lanchonete e farmácia.
Interior contempla cores da empresa e espaço para  os mais de 1,6 mil colaboradores.<br>Foto: Infomoney
Interior contempla cores da empresa e espaço para os mais de 1,6 mil colaboradores.<br>Foto: Infomoney
No evento de inauguração, João Paulo Ferreira, presidente da Natura, afirmou estar confiante com o rumo que a empresa está tomando, principalmente por se tratar de um “período difícil nos aspectos econômicos, políticos e sociais”. “Estamos bem entusiasmados”, disse. Conheça detalhes do projeto.

Prédio

Prédio da Natura tem telhado verde., cheiro de perfume e utiliza 100% de água reaproveitada da chuva nos banheiros.<br>Foto: Infomoney.
Prédio da Natura tem telhado verde., cheiro de perfume e utiliza 100% de água reaproveitada da chuva nos banheiros.<br>Foto: Infomoney.
Com o projeto do Dal Pian Arquitetos, o edifício administrativo se integra ao Centro de Distribuição e, juntos, totalizam uma área de 65 mil m². Além da fachada ser revestida com vidro, o que reduz a necessidade de iluminação artificial, o prédio faz uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas, e possui teto verde, o que intensifica o isolamento térmico do local.
Somado a isso, 14% dos materiais utilizados na construção têm conteúdo reciclado e toda a água utilizada nos banheiros é 100% reaproveitada da chuva.

Acessibilidade

Prédio é 100% acessível para deficientes por meio de rampas e elevadores.<br>Foto: Infomoney
Prédio é 100% acessível para deficientes por meio de rampas e elevadores.<br>Foto: Infomoney
No edifício administrativo, quatro elevadores panorâmicos, rampas de acesso e passarelas facilitam a locomoção. “O prédio tem tanta tecnologia que foi utilizada a favor da inclusão, permitindo colaboradores com deficiências físicas e cognitivas”, afirmou Josie Peressinoto Romero, Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura. Segundo ela, 16% dos colaboradores já possuem algum tipo de deficiência, e a meta é chegar a 30%.

Outros detalhes 

Telhado translúcido garante economia de energia no edifício.<br>Foto: Infomoney
Telhado translúcido garante economia de energia no edifício.<br>Foto: Infomoney
O edifício administrativo conta com 55 salas de reunião inteligente, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões e salas para atividades que exigem concentração ou privacidade.
A recepção do Nasp, assim como todos os andares do edifício, conta com stands de produtos, que podem ser testados a qualquer momento, permitindo um maior conhecimento dos produtos da empresa por seus colaboradores.
Áreas de convivência e relacionamento.<br>Foto: Infomoney
Áreas de convivência e relacionamento.<br>Foto: Infomoney
Para aumentar a integração entre as diferentes áreas da Natura, o Nasp conta com uma Central da Experiência da Consultora, uma sala ampla com a integração de todas as áreas (vendas, tecnologia e logística), em que é possível acompanhar, em tempo real, todas as operações realizadas. Além de monitorar como está a captação e as entregas, também é possível acompanhar sites, aplicativos e redes sociais. “Tudo o que acontece na vida do negócio pode ser monitorado aqui”, explicam os coordenadores do Centro de Distribuição.
Colaboradores também podem aproveitar o local de trabalho para comprarem produtos. Uma loja para colaboradores e visitantes está situada no primeiro andar da empresa e conta com preços diferenciados. Lá, os produtos podem ser testados e comprados, mas não estão disponíveis para pronta entrega; o colaborador deve encomendar seus produtos e estes serão entregues em seu domicílio.
Para a realização de eventos, festas, apresentaçãoes e até happy hour dos colaboradores, o edifício conta com a presença de um auditório.
A infraestrutura local conta ainda com uma lanchonete, copas espalhadas pelo edifício e um restaurante com capacidade para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente.
Dentre os benefícios oferecidos pela empresa está a possbilidade da utilização do berçário, com capacidade para atender cerca de 120 crianças, por mães colaboradoras com filhos de 4 meses a 3 anos de idade. A Natura também oferece berçário para as colaboradoras de Cajamar e auxílio-creche para as colaboradoras em locais onde não é possível disponibilizar berçário.

Centro de Distribuição (CD)

Centro de distribuição foi pensado para atender a demanda da empresa e tem capacidade para duas mil caixas por hora.<br>Foto: Infomoney
Centro de distribuição foi pensado para atender a demanda da empresa e tem capacidade para duas mil caixas por hora.<br>Foto: Infomoney
Com capacidade de produção de 2 mil caixas por hora, o Centro de Distribuição do Nasp é o maior da Natura no mundo e atende 50 mil pedidos por dia, entre e-commerce, consultoras, lojas, produtos de farmácia e demais fluxos logísticos. “É um dos mais modernos do mundo, porque conjuga a mais alta tecnologia para obter produtividade e eficiência e, também, inclusão”, afirma João Paulo Ferreira.
Todo o processo é feito por meio de esteiras e a maior parte, é automatizada, com robôs que abastecem a linha com o estoque para, depois, ser realizada a separação pelos colaboradores.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!