Arquitetura

Greca terá que se explicar pessoalmente à Justiça por demolição de casa centenária

Luan Galani
18/05/2018 22:26
Thumbnail

A Casa Stenzel foi demolida pela Prefeitura depois de ter sido atingida por um incêndio em 14 de junho de 2017. Foto: Arquivo/Hugo Harada/Gazeta do Povo

O prefeito Rafael Greca (PMN) terá que se explicar pessoalmente à Justiça por demolição precipitada da casa histórica Erbo Stenzel. Considerada por especialistas da área a residência de madeira mais emblemática da capital paranaense, a casinha rosa do Parque São Lourenço foi vítima de um incêndio parcial no dia 14 de junho de 2017 e logo em seguida foi demolida com autorização expressa do prefeito, como apurou a reportagem de HAUS à época. O depoimento pessoal de Greca deve acontecer apenas depois de apresentadas as provas periciais.
A decisão é do juiz Guilherme de Paula Rezende, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, datada do dia 11 de maio, mas que só veio a público nesta sexta-feira (18), que atende ação civil pública do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SindARQ-PR) contra o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), e contra o município por danos patrimoniais.
A ordem para a demolição foi dada pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ele alegou que os laudos apontavam risco de desabamento. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
A ordem para a demolição foi dada pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ele alegou que os laudos apontavam risco de desabamento. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Outro pedido da ação é de responsabilização do prefeito e demais envolvidos na decisão pela demolição por improbidade administrativa. Ela também pede a responsabilização civil e penal e a aplicação de uma multa que pode chegar a três vezes o valor do que for gasto na reconstrução da Casa Stenzel.
No despacho, o magistrado negou a defesa preliminar de Greca e da Prefeitura de Curitiba, que alegam que a casa Erbo Stenzel não faz parte do Patrimônio Cultural de Curitiba oficialmente e por isso a ação não cabe. “A despeito de a Casa-museu Erbo Stenzel não fazer parte do Patrimônio Cultural de Curitiba, […] a ação civil pública em espécie tem por objeto a proteção de bem de hipotético valor histórico, turístico e paisagístico. Guarda, pois, subsunção ao fixado pelo art. 1º da Lei 7.347/85. Pensar o contrário seria admitir que o reconhecimento de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico de determinado bem configuraria ato privativo do Poder Legislativo ou do Poder Executivo”, sentencia o juiz.
Como era a Casa Stenzel, que foi transferida do bairro São Francisco para o Parque São Lourenço. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo
Como era a Casa Stenzel, que foi transferida do bairro São Francisco para o Parque São Lourenço. Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo
No entanto, ainda que o imóvel em questão não fosse oficialmente uma UIP, o documento de doação da casa obtido com exclusividade por HAUS (veja aqui) mostra que o município se comprometeu a zelar pela integridade da casa.
A Justiça determinou ainda que as partes apresentem assistentes técnicos para a perícia a ser realizada sobre os restos da casa e requisitou ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a indicação de um arquiteto ou equipe disciplinar que possa realizar a perícia.
Ramón Bentivenha, advogado do sindicato, afirma que espera que a UFPR indique tão logo o perito para evitar uma deterioração ainda maior dos restos da casa de madeira. “A cada dia que passa, a gente fica mais preocupado com o estado do material que sobrou”, alerta.
Procurados pela reportagem, a Prefeitura Municipal de Curitiba e o prefeito afirmam que só vão se manifestar sobre o assunto quando forem notificados.
Se condenado, Greca pode até ficar inelegível. “Além da multa pessoal para o prefeito, que ele deverá pagar do próprio bolso, essa ação pode gerar inelegibilidade. Esse é um processo de improbidade administrativa, portanto a consequência pode até mesmo ser essa”, afirma Bentivenha.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!