Arquitetura

Salas integradas: uma solução funcional para quem gosta de receber em casa

Eloá Cruz
29/11/2015 17:00
Thumbnail

Apartamento Nuvem, assinado por Giuliano Marchiorato. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

O arquiteto suíço-francês Le Corbusier pensou à frente do seu tempo quando adotou a planta livre em seus projetos. Deixou de usar paredes como estrutura, para liberar o espaço interno. Uma mudança simples, mas revolucionária. Talvez Le Corbusier nem imaginasse que o estilo de vida contemporâneo mudasse as construções arquitetônicas. As paredes, como que por sugestão do mestre, foram derrubadas, para otimizar espaços e reunir as pessoas.
A funcionalidade é outra vantagem dos ambientes integrados. O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer de interiores Daniel Casagrande desenvolveram um projeto de residência totalmente integrado, o que facilita a rotina da casa. A mesa de refeições é única, assim como o estar que reúne a família em torno do home theater ou os amigos em um encontro casual. Com área construída de 500 m², o coração da casa é a sala de 150 m²que reúne estar, jantar, cozinha, varanda e chapelaria, sem divisões estruturais.
Em estilo contemporâneo, a casa tem como revestimentos principais o vidro, o aço e o concreto. Para unificar o ambiente, o piso em porcelanato é o mesmo em toda extensão do primeiro pavimento da casa e não há nenhum pilar interrompendo a área livre da sala. “O interessante é que em cada lugar do ambiente posso ver tudo que está acontecendo na casa”, salienta o designer Daniel Casagrande.
A unidade arquitetônica é um dos principais aspectos do projeto do apartamento Nuvem, assinado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato. O piso, as paredes e o teto brancos reforçam o minimalismo supercontemporâneo nos 75 m² do amplo ambiente. A integração foi um pedido especial dos moradores, que gostam de estar sempre reunidos para assistir a filmes, preparar refeições, valorizando o convívio em família.
A planta original do apartamento apresentava uma configuração de quatro pequenos quartos, muitos corredores, cozinha fechada e sala de estar pequena. Com a reforma, o arquiteto Marchiorato optou por transformar o ambiente e remover paredes e todos os corredores. “A varanda de 20 m²do apartamento era pouco utilizada. Ela foi fechada com cortina de vidro, teve piso nivelado e foi integrada ao living”, comenta o profissional.
No projeto da arquiteta Mariana Paula Souza, a integração da sala foi um pedido da família, que queria aproveitar todos os espaços da casa. Uma reforma geral foi feita: paredes foram quebradas e o sistema elétrico, hidráulico, forro e iluminação alterados. Dos 88,5 m² do apartamento, 55 m² fazem parte da sala com jantar, estar, churrasqueira e cozinha.
O estilo da decoração, que mistura peças contemporâneas e vintage, dá unidade e personalidade ao espaço. “A proposta era usar vários objetos de valor sentimental da família. Então, fizermos um projeto retrô chic, usando muitos elementos neutros e algumas peças de destaque”, explica a arquiteta. O buffet azul, o papel de parede que imita azulejaria e as porcelanas portuguesas integram todo o ambiente.
Integrar ajuda também a acolher. A casa transformada pela arquiteta Helaine Goes Pinterich ajudou os moradores e visitantes a aproveitarem todos os cantinhos até durante o inverno curitibano. Com sala de estar, cozinha, churrasqueira e spa, o amplo ambiente soma 65 m².
De acordo com a profissional, sem as paredes, a integração visual é natural. “Usamos o mesmo piso nos quatro espaços para dar continuidade”, comenta. E, entre a lareira e a churrasqueira, uma porta de três folhas traz a possibilidade de privacidade para quem vai usar a lareira, a cozinha, o spa ou a churrasqueira
75 m² – projeto de Giuliano Marchiorato
-A iluminação pontual e quente traz aconchego necessário para qualquer ambiente.
-A unidade de materiais deixa o espaço uniforme, com maior sensação de amplitude e serenidade.
-Marcar alguns pontos com peças e acessórios em cores mais fortes valorizam o espaço.
55 m² – projeto de Mariana Paula Souza
-Mantenha o mesmo estilo em todos os ambientes que compõem o espaço integrado.
-Tapetes, pendentes e iluminação pontual podem criar um limite “invisível” entre os ambientes.
-Para criar sensação de amplitude, uma parede de espelhos pode transformar a sala.
 150 m² – projeto de Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande
Integração é destaque em sala assinada por Daniel Casagrande e Luiz Maganhoto. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.
Integração é destaque em sala assinada por Daniel Casagrande e Luiz Maganhoto. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.
-Manter a unidade de cores e materiais no mobiliário garante mais integração entre os ambientes.
-Grandes janelas e aproveitamento da luz natural deixam o espaço amplo.
65 m² – projeto de Helaine Goes Pinterich
Fotos: Marcelo Stammer/Divulgação
Fotos: Marcelo Stammer/Divulgação
-Se a ideia é integrar sem perder privacidade, portas em três folhas de correr podem resolver o problema.
-Retirar portas e paredes criam continuidade no ambiente. Só é preciso estar atento para não comprometer a estrutura do imóvel.
-Escolha materiais que conversem entre si para revestimento e acabamento. Eles criam harmonia entre os ambientes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!