PUBLICIDADE

Italianos criam telha que já vem com placas solares

A invenção é uma alternativa aos painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados

Células fotovoltaicas integradas às telhas de cerâmica: invenção das empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM, que une tradição à inovação. Fotos: Facebook/Reprodução/Tegola SolareCélulas fotovoltaicas integradas às telhas de cerâmica: invenção das empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM, que une tradição à inovação. Fotos: Facebook/Reprodução/Tegola Solare

por Gazeta do Povo

12/11/2015

As empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica com células fotovoltaicas integradas. É uma alternativa sustentável que não atrapalha a estética original das telhas, como acontece muitas vezes com os painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.

Cada telha tem quatro células que transformam a luz solar em energia elétrica, e a fiação fica logo embaixo do telhado. A invenção pode gerar cerca de 3 kW de energia em uma área instalada de 40 m², o que já seria capaz de suprir as necessidades energéticas da residência.

As telhas fotovoltaicas são mais caras do que as placas convencionais, mas sua instalação é feita como a de qualquer outro telhado.

PUBLICIDADE