Arquitetura

Projeto quer transformar navios petroleiros em “pequenas cidades”

HAUS
26/04/2018 21:00
Thumbnail
A possibilidade de dar novos usos a estruturas e materiais ganha cada vez mais força na arquitetura. Baseados neste conceito, quatro designers holandeses apresentaram um projeto inusitado: transformar navios petroleiros abandonados em “mini-cidades”.
Batizado de “The Black Gold” (“O Ouro Negro”, em tradução livre), o projeto assinado por Chris Collaris, Ruben Esser, Sander Bakker e Patrick van der Gronde traz uma proposta sustentável e funcional que pretende fazer das embarcações verdadeiros ícones arquitetônicos contemporâneos ligados à “história geográfica, econômica e cultural” do Golfo Pérsico, como descrevem os profissionais.
Fotos: Reprodução /
Fotos: Reprodução /
Para isso, eles pretendem transformar a parte interna dos navios em espaços multiuso, com áreas abertas e volumes fechados que serviriam a museus, áreas de exposições e até espaços para estadia, por exemplo. Além da grande área dos navios, isso seria possível, entre outros aspectos, pelas características construtivas das embarcações, como as duplas paredes de aço, que permitiriam a criação de uma fachada climática sustentável, tornando o interior da estrutura agradável aos visitantes.

Veja mais imagens do projeto

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!