Arquitetura

Nova base brasileira na Antártida começa a sair do papel

Luan Galani
26/01/2017 16:00
Thumbnail

Crédito: Estúdio 41/Divulgação

É em um canteiro de obras em Xangai, na China, que o projeto executivo da nova base brasileira na Antártida começa a sair do papel.
De autoria do escritório curitibano Estúdio 41, a nova Estação Antártica Comandante Ferraz está sendo construída em uma versão protótipo em território chinês pela empresa Ceiec, que venceu a licitação para execução do projeto.
Como explicam os arquitetos João Gabriel Cordeiro, Fábio Faria, Emerson Vidigal, Eron Costin e Martin Goic, a estrutura temporária está sendo levantada a fim de testar os melhores materiais e soluções de engenharia, antes de efetivamente montar a estação no extremo gelado do mundo.
Paralelamente, a fundação da base definitiva na Antártida já está sendo feito. A previsão é de que o projeto fique pronto até março de 2018.
O time de arquitetos responsável pelo projeto executivo não acompanha mais o desdobrar das obras de perto por motivos contratuais com o governo federal, mas informa que poucas adaptações às ideias originais foram feitas.
As maiores alterações foram nos materiais disponíveis, respeitando grande parte do conceito inovador do projeto.
A nova estação terá 4,5 mil m²: 18 laboratórios no edifício principal, sete unidades isoladas, heliponto e torres de energia eólica.
O projeto foi escolhido em 2013 em concurso público do Instituto de Arquitetos do Brasil.
O projeto se destaca pela forma aerodinâmica, para suportar a severa incidência de ventos, e pela facilidade de transporte pelos elementos serem pré-fabricados.

LEIA TAMBÉM

Novo museu do escotismo vai ser uma grande tenda

A casa em Curitiba que desafiou as ordens de Hitler

Aprenda a fazer uma luminária industrial com canudos plásticos

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!