Arquitetura

O tijolo certo para cada obra

Bruna Covacci, especial para a Gazeta do Povo
22/05/2014 03:36
Thumbnail
Todas as escolhas são importantes quando o assunto é construção, mas o tijolo é o material mais básico para a execução da obra. Geralmente, o primeiro que nos vem à cabeça é o cerâmico, que tem coloração alaranjada e é feito de argila queimada. No entanto, eles também podem ser feitos com saibro, cimento, terra e vidro. Antes de comprar o material, é necessário verificar qual deles é o mais adequado para o projeto considerando se serão utilizados para vedação ou como alvenaria estrutural.
As características físicas devem ser avaliadas na hora da compra e no recebimento. “Procuramos saber se ele é proveniente de boas olarias e quando o recebemos analisamos a uniformidade de tamanho, peso, coloração e se está ou não farelento”, explica o arquiteto Gabriel Celligoi. Segundo ele, em uma parede em que os tijolos utilizados não têm uniformidade de tamanho se gasta mais argamassa e reboco, o que compromete o acabamento e encarece o custo final. A coloração está relacionada à boa queima do material.
Custo
Para calcular o valor final é preciso pensar em rendimento. “Usualmente, o tijolo é vendido em milheiro. Por isso, de acordo com suas dimensões, tijolos maiores rendem mais m² de alvenaria do que tijolos menores”, salienta a engenheira Allane Singer. No entanto, o mais importante é o levantamento do custo final da parede. Por exemplo, uma parede de tijolos baianos utiliza menos argamassa que uma de maciços, mas será rebocada e pintada dos dois lados e tem alto índice de quebra. O tijolo maciço é mais caro, utiliza mais argamassa, necessita de mão-de-obra específica e não precisa ser rebocado. Para ter certeza de que está fazendo a economia certa a dica é consultar um arquiteto ou um engenheiro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!